Postagens

Mostrando postagens de novembro, 2010

Estudando na prática

Imagem
     Ensinar sobre plantas nem sempre é agradável aos olhos dos alunos. Eles preferm os animais, o corpo humano. Então faz parta do professor descobrir formas para fazer a aula um processo de aprendizado efetivo e divertido.      Então para ensinar sobre os grupos de angiospermas: monocotiledôneas e dicotiledôneas, fiz com que os alunos semeassem alpiste e feijão. E quando trouxeram para a aula para analisarmos, ele puderam observar na prática duas das diferenças principais: caule e folha. 

Horta Escolar

Imagem
    A promoção da saúde permite que as pessoas adquiram maior controle sobre sua própria qualidade de vida. Através da adoção de hábitos saudáveis não só os indivíduos, mas também suas famílias e comunidade se apoderam de um bem, um direito e um recurso aplicável à vida cotidiana. Baseado nesse conceito de integração entre grupos de indivíduos, a Organização Mundial da Saúde (1997) define que uma das melhores formas de promover a saúde é através da escola.      A olericultura é o ramo da horticultura que trata dos cultivos das plantas olericolas, também chamadas hortaliças. Elas são conhecidas popularmente como verduras e legumes (IRALA, 2001). Na escola uma Horta tem grandes vantagens para todo corpo escolar, como: diminuir gastos com a alimentação, permite a colaboração dos alunos enriquecendo o conhecimento deles, estimula o interesse pelos temas desenvolvidos com a horta, além de fornecer vitaminas e sais minerais importantes à saúde dos alunos (JARDZWSKI, 2005). Nela também

Arte é cultura, cultura que educa.

Imagem
Comida Titãs Composição: Arnaldo Antunes / Marcelo Fromer / Sérgio Britto Bebida é água! Comida é pasto! Você tem sede de que? Você tem fome de que?... A gente não quer só comida A gente quer comida Diversão e arte A gente não quer só comida A gente quer saída Para qualquer parte... A gente não quer só comida A gente quer bebida Diversão, balé A gente não quer só comida A gente quer a vida Como a vida quer... Bebida é água! Comida é pasto! Você tem sede de que? Você tem fome de que?... A gente não quer só comer A gente quer comer E quer fazer amor A gente não quer só comer A gente quer prazer Prá aliviar a dor... A gente não quer Só dinheiro A gente quer dinheiro E felicidade A gente não quer Só dinheiro A gente quer inteiro E não pela metade... Bebida é água! Comida é pasto! Você tem sede de que? Você tem fome de que?... A gente não quer só comida A gente quer comida Diversão e arte A gente não quer só comida A gente quer saída Para qualquer

Escola do Futuro

Imagem
       Este ano o tema da Mostra Educacional de Santa Gertrudes foi "Meio Ambiente e Sustentabilidade". E cada professor ficou responsável em apresentar uma atividade deste tema e trabalhar com os alunos. Eu, professora Soraia pensei no futuro, em como a escola poderia ser sustentável e diminuir os impactos ambietais. Após mostrar aos meus alunos de sexto e sétimo ano o que é SUSTENTABILIDADE e MOTIVÁ-LOS, chegamos à conclusão que deveríamos montar uma maquete da escola Edna no modelo sustentável.      E aí estão o resultados.

Mostra Educacional

Imagem
          A escola João Ruffino encadeou um projeto de reciclagem de óleo e coleta de embalagens vazias de salgadinhos e suco em pó. eu, juntamente com minha super classe, 7 ano 2, entramos na batalha e fomos atrás de resultados. Os alunos se empenharam, sem pensar em disputa por prêmio de melhor arrecadação, e simplesmente por consciência ao meio ambiente. E fomos às ruas para divulgar o projeto. Projeto este que foi apresentado à comunidade na mostra educacional de 2010. Qualquer dúvida em saber como entregar seu óleo usado é só acessar o site da Prefeitura de Santa Gertrudes: http://www.santagertrudes.sp.gov.br/destaque.php?id=13

21 de março - Dia da Árvore

Imagem
        Árvore é vida, árvore é abrigo, árvore é proteção, árvore é frescor. Á árvore necessita do nosso respeito como ser vivo por ser tão necessária para nós seres humanos. Sem as árvores os primitivos não teriam o fogo, os pássaros não teriam casa, e a terra não ficaria segura no solo. A árvore é simplesmente um ser importantíssimo. À 400 milhões de anos atrás as plantas dominaram os continentes e por sua capacidade de fazer fotossíntese, modificou nossa atmosfera, trazendo oxigênio para o ar e permitindo o surgimento de milhares de outras espécies. Enfim, a árvore, plantas em geral, são mais que especiais.

Ensinando e praticano

Imagem
      Os meus alunos do sétimo ano 3 do colégio Edna iriam começar a estudar as Plantas como conteúdo. E por que não ensiná-los atravéz da própria planta? Cada aluno, então, trouxe uma caixa de longa vida reciclável para ser seu vaso, onde enchemos de terra e semeamos uma semente de girassol. Em sala de aula eles puderem conhecer as etapas de germinação da planta e semana após semana verificar a evolução do crescimento de cada plantinha.              Após as mudas estarem crescidas, transplantamo-nas no jardim da escola, que tem como símbolo o Girassol.

Natal Animal

Imagem
Alguns desenhos ficaram prontos e estão aí dispostos para vocês admirarem a criatividade dos meus queridos alunos. Se bem que nem todos utilizaram de seres invertebrados para confeccionarem seus trabalhos. Mas é Natal e preciso relevar algumas coisinhas. Nota 10 para eles!!!

Primavera

Imagem
Em setembro a escola ficou toda florida, afinal começava a Primavera. E eu não deixei por menos, enfeitei toda escola Edna com desenhos de flores pintados pelos alunos do sexto ano 3 e sétimo ano 3. Também realizei o mesmo trabalho na escola Nilva com o sexto ano 3 e sétimo ano 3, e na escola João Ruffino com os alunos do sétimo ano 2. Ficaram lindos, dá até para fazer de quadro...
Imagem
A profissão do professor A profissão do professor é sagrada e Deve ser respeitada em todo lugar. No campo. Na cidade. No interior. Professor é cuidado, carinho e amor. É pura magia que contagia uma sala de aula com seus ensinamentos. É troca boa de energia. E está sempre disposto a explicar novamente para o aluno que não entende e nunca deixar o aprendiz inibido. Ensinar com bom humor é fundamental para uma aula cheia de prazer e lição. A profissão do professor é importante e todo Mestre tem que ser paciente, compreensivo e Persistente para ajudar aquele aluno com maior Dificuldade de aprendizado. A profissão de professor, por vezes desvalorizada, É útil a nação. Pois muitas vezes, é numa sala de aula que um criança tem suas primeiras lições de cidadania e solidariedade. A profissão de professor é amor incondicional. Quem é professor deve amar o ser humano, respeitar os limites de cada um e ser sempre muito franco, sincero e, ao mesmo tempo amável e afetuoso. En

A arte de ensinar

Imagem
Às vezes fico a pensar...por que é tão difícil fazer com que nossos alunos aprendam? Será que é preciso malabarismos, tecnologia, ou falta amor no que é feito dentro de sala de aula?!

Domingão!!!!

Imagem
Domingo é dia de sossego, mas não para quem é professor. no domingo, nós, professores, preparamos aulas, arrumamos nosso material de escola, corrigimos provas..... Ainda bem que pude aproveitar bem o sábado e me divertir um pouco. Até amanhã galera!!!

Está chegando o Natal!

Imagem
Sexta-feira, meus alunos do sétimo ano 3 da escola Edna começaram a preparar um desenho sobre o Natal. Mas não é um desenho com Papai Noel, sinos e velas. Eles estão desenvolvendo uma imagem natalina com seres do mundo invertebrado. assim que estiverem prontos colocarei as imagens aqui. Feliz Natal à todos.