Postagens

Mostrando postagens de abril, 2011

Imagem Invertida

Imagem
      As aulas de Artes devem propiciar aos alunos o desenvolvimento de habilidades manuais no uso da régua, lápis, tesoura, cola, também orientar o desenvolvimentos de técnicas de pintura com lápis de cor, aquarela, guache entre outras. Com material escolar básico, o professor de Artes deve exercitar a sua criatividade para elaborar atividades interessantes a seus alunos.      Objetivando apenas o uso de lápis, régua, tesoura e cola, eu apresentei aos alunos a atividade "Imagem Invertida" e abaixo estão alguns dos trabalhos.

Vanguardas Artísticas - Expressionismo

Imagem
        O Expressionismo é um estilo de arte no qual o autor distorce formas e cores em função das emoções que deseja expressar. Surgido na Alemanha no início do século XX, com pessoas que estavam mais interessados na interiorização da criação artística do que na sua exteriorização, projetando na obra de arte uma reflexão individual e subjetiva. Ou seja, a obra de arte é reflexo direto do mundo interior do artista expressionista.   Isto reflete-se no cinema: lentes que distorcem, ângulos violentos, figuras gigantescas fora de escala (com sentido emocional), ênfase no claro-escuro e nos contrastes (meio barroco), valorizando tema ou personagem com jogos de luz e cores. Os diretores de cinema chamam os artistas para desenhar cenários e figurinos, recebendo expressionistas, futuristas e dadaístas como colaboradores, impondo um estilo personalizado aos filmes e provando que é possível entender e sentir o cinema como forma de arte de impacto igual a um quadro ou livro, como arte de vanguar

Vanguardas Artísticas - Dadaísmo

O dadaísmo foi um movimento artístico que surgiu na Europa (cidade suíça de Zurique ) no ano de 1916. Possuía como característica principal a ruptura com as formas de arte tradicionais, com forte conteúdo anárquico. O próprio nome do movimento deriva de um termo inglês infantil: dadá (brinquedo, cavalo de pau), observando-se a falta de sentido e a quebra com o tradicional deste movimento. Características principa is do dadaísmo: - Objetos comuns do cotidiano são apresentados de uma nova forma e dentro de um contexto artístico; - Irreverência artística; - Combate às formas de arte institucionalizadas; - Crítica ao capitalismo e ao consumismo; - Ênfase no absurdo e nos temas e conteúdos sem lógica; - Uso de vários formatos de expressão (objetos do cotidiano, sons, fotografias, poesias, músicas, jornais etc) na composição das obras de artes plásticas; - Forte caráter pessimista e irônico, principalmente com relação aos acontecimentos políticos do mundo.     Principai s artistas dadaí

Vanguardas Artísticas - Cubismo

Imagem
       Neste mês, os alunos do 9º ano começaram a estudar os movimentos artísticos que trouxeram muita inovação ao mundo das artes, chamado "Vanguardas Artísticas".       Os movimentos artísticos que se iniciam no final do século XIX ao começo do século XX, principalmente na Europa, são considerados "Vanguardas Artísticas", pois traziam idéias, conceitos, muitas vezes inovadores, à frente do seu tempo, que influênciavam até mesmo a política dos países. Estas manifestações artísticas podem ser ordenadas cronologicamente em: Fauvismo (1905-1908), Expressionismo (1905-1933), Futurismo (1909-1914), Cubismo (1907-1914), Dadaísmo (1916-1922) e Surrealismo (1924). CUBISMO      O Cubismo desenvolveu-se inicialmente na pintura, valorizando as formas geométricas (como esferas, cones e cilindros) ao mesmo tempo em que revelava um objeto em seus múltiplos ângulos. A pintura cubista surgiu em 1907 e conheceu seu declínio com a Primeira Guerra, terminando em 1914. Em 1908

Releitura de Concreção de Luiz Sacilotto

Imagem
     Obras realizadas em papel sulfite nº60 , utilizando régua e lápis para traçar as linhas. A pintura, feita de lápis de cor, os alunos treinaram a paciência, para fazer traços leves e que preenchessem todo branco da folha sem marcá-la, dando homogeneidade à cor.

John James Audubon

Imagem
Olá pessoal! Hoje é aniversário do naturalista mundialmente conhecido po suas ilustrações científicas de aves. Quando um cientista faz um desenho de um ser vivo,  ele precisa ser bem verossemelhante. Saiba mais sobre ele:       John James Audubon (26 de abril de 1785 - 2 de janeiro de 1851) foi um naturalista norte-americano de origem francesa, especializado na ilustração científica de aves. O seu trabalho mais conhecido The Birds of America (As Aves da América em língua portuguesa ) alcançou, durante a sua vida, sucesso comercial e trouxe-lhe enorme popularidade junto do público. O prestígio científico alcançado pela obra valeu-lhe elogios rasgados dos seus pares e permitiu-lhe tornar-se no segundo americano (depois de Benjamin Franklin ) a incluir a selecta Royal Society britânica para as ciências.        Em nome deste sonho, Audubon percorreu os Estados Unidos da América em busca das aves que pretendia desenhar, enquanto Lucy Bakewell suportava a família como professora. A s

Obras de Luiz Sacilotto

Imagem
   

Aulas de Artes

      Neste mês de abril substitui o professor Marcos, de Artes, e para isto fui buscar nas lembranças de minhas aulas de educaçção artísitica, material para trabalhar com os alunos. Entre pontos e linhas, conheci as obras de Luiz Sacilotto, por sinal, brasileiro. Encantada, passei algumas releituras de seus trabalhos nas aulas de artes. Abaixo, um pouquinho da biografia deste espetacular artista. LUIZ SACILOTTO Filho de imigrantes italianos, Luiz Sacilotto nasceu em Santo André, Estado de São Paulo,em 1924. O artista nasceu e cresceu no maior pólo industrial do país em um período de grande desenvolvimento social, político e econômico, sempre ouvindo os apitos das fábricas.Foi nesta cidade que montou seu ateliê-residência. Diplomado em 1943 em escola profissional, ingressou no ano seguinte na Hollerith do Brasil como desenhista e projetista de esquadrias metálicas. Paralelamente, Sacilotto desenvolveu sua carreira artística. Sua obra conheceu uma fase figurativa, na década de 40, e o

Professora Multifunção

Imagem
Olá, queridos alunos! Este ano a Sora Soraia teve seu posto perdido. Mas calma lá...... não totalmente. Vocês ainda terão o prazer das minhas aulas quando por ventura algum professor faltar. Serei professora multifuncional este ano!! Vejo-os em breve, pois... Ser professor é ser artista, malabarista, pintor, escultor, doutor, musicólogo, psicólogo... é ser mãe, pai, irmã e avó, É ser palhaço, estilhaço, é ser ciência, paciência... É ser informação, É ser ação. É ser bússula, é ser farol. É ser luz, é ser sol. Incompreendido?...Muito. Defendido? Nunca. o seu filho passou?... Claro, é um gênio. Não passou? O professor não ensinou. Ser professor... É um vício ou vocação? É outra coisa... É ter nas mãos o mundo de AMANHÃ AMANHÃ os alunos vão-se... e ele, o mestre, de mãos vazias, fica com o coração partido. recebe novas turmas, novos olhinhos ávidos de Cultura e ele, o professor, vai despejando com toda a ternura, o saber, a orientação nas cabecinhas nova