Postagens

Mostrando postagens de abril, 2013

RALFE BRAGA

Imagem
     Artista plástico, ilustrador, designer gráfico e diretor de arte, nascido no estado do Amapá em 1959 e radicado em Brasília. É formado em Educação Artística com Licenciatura em Artes Plásticas pela Faculdade de Artes de Brasília/DF e atualmente, cursa Pós-Graduação em Artes Visuais/Cultura&Criação pela Faculdade SENAC. Aos 19 anos, pouco tempo depois de sua que chegada em Brasília, teve diante de si uma escolha difícil: propaganda ou artes. Como a maioria de seus contemporâneos artistas, escolheu a direção que dava uma resposta mais imediata, a publicidade. Por mais de 20 anos, emprestou seu talento para a criação de campanhas publicitárias, mas nunca sem perder o foco de seu desenvolvimento artístico. Durante o período em que atuou como publicitário desenvolveu o traço geométrico, rápido e fluido que vê-se hoje. Da prancheta e cavalete ao tablet, assim criou sua linguagem visual que mescla composições clássicas com a técnicas modernas de criação. Nunca deixando de lado a t

KOZ PALMA

Imagem
             Koz Palma, analista de sistemas, formado pelo Mackenzie, aprendeu tudo sobre cores e composição com o avô, José Palma Cuadros. Em 1996, devido às crises da época, precisou escolher outra profissão, quando teve contato com o primeiro software de imagem. Levou a arte em paralelo até 2007, quando percebeu que não podia fugir do seu legado. E começou a se aprofundar na arte digital, buscando um estilo que mantém as texturas do clássico com as características e sugestões da arte contemporânea.       O artista plástico Koz Palma expõe pela primeira vez na Pinacoteca Benedicto Calixto, em Santos, e traz para o público 26 obras em pintura digital e 2 obras em metal gravado, além de um biombo e um painel, obras luminosas e impressionantes. Não há razão para arrependimento. Quem passar pela Pinacoteca Benedicto Calixto, nas próximas semanas, vai ter a oportunidade de conhecer a obra de um dos jovens artistas mais criativos da atualidade.        Com uma temática marcante

Imagem Invertida

Imagem
    As aulas de Artes devem propiciar aos alunos o desenvolvimento de habilidades manuais no uso da régua, lápis, tesoura e cola, além de orientar o desenvolvimento de técnicas de pintura com lápis de cor, aquarela, guache entre outras. Com material escolar básico, o professor de Artes deve exercitar a sua criatividade para elaborar atividades interessantes a seus alunos.       Objetivando apenas o uso de lápis, régua, tesoura e cola, eu apresentei aos alunos a atividade "Imagem Invertida" e abaixo estão alguns dos trabalhos.        

Astronomia - Estações do Ano

Imagem
   O planeta Terra não permanece estático, realizando, portanto, uma série de movimentos. A rotação, por exemplo, é responsável pela alternância entre dias e noites. Já a translação (deslocamento da Terra em torno do Sol) provoca uma variação da radiação solar que atinge a superfície terrestre durante o ano. No movimento de translação, o eixo da Terra apresenta uma inclinação de 23°27’ em relação ao plano orbital. Esse fenômeno, juntamente com a translação, é responsável pelas quatro estações do ano: primavera, verão, outono e inverno. Cada estação apresenta características peculiares, sendo que o verão é marcado por dias mais longos que as noites; e o inverno, por noites mais longas que os dias. No início do outono e durante a primavera, os dias e as noites têm a mesma duração. Essa diferenciação na radiação solar durante o ano influencia diretamente na reprodução dos animais, nos aspectos da cobertura vegetal, na temperatura, nas chuvas, na agricultura entre outros fatores.

Maria Sibylla Merian

Imagem
         A página inicial do Google homenageia nesta terça-feira (2), a ilustradora científica e naturalista Maria Sibylla Merian, no seu 366º aniversário. Ela estudou insetos e plantas fazendo pinturas detalhadas sobre eles.    Maria Sibylla Merian nasceu no dia 2 de abril de 1647, na cidade de Frankfurt. Ela é filha do gráfico suíço Matthäus Merian The Elder, que acabou falecendo com Maria ainda criança. Após a morte de seu pai, a mãe da naturalista se casou com o pintor Marrel Jacob. Depois de aprender a desenhar com seu padastro e passar dois anos em Amsterdã, Maria Sibylla viajou ao Suriname, onde observou a metamorfose das borboletas e as desenhou em detalhes, publicando "Metamorphosis insectorum Surinamensium" na volta à Europa - a obra exibia outros insetos latino-americanos. Durante o tempo na colônia holandesa, a entomologista também criticou a escravatura e a maneira como índios e negros eram tratados no Suriname.

Mapa do Mundo e seus países

Imagem
 Mapa do Mundo e seus países