Postagens

Água - Tratamento de Água

Imagem
      Tratamento de Água é um conjunto de procedimentos físicos e químicos que são aplicados na água para que esta fique em condições adequadas para o consumo, ou seja, para que a água se torne potável. O processo de tratamento de água a livra de qualquer tipo de contaminação, evitando a transmissão de doenças.     Numa estação de tratamento de água, o processo ocorre em etapas: - Coagulação: quando a água na sua forma natural (bruta) entra na ETA, ela recebe, nos tanques, uma determina quantidade de sulfato de alumínio. Esta substância serve para aglomerar (juntar) partículas sólidas que se encontram na água como, por exemplo, a argila. - Floculação - em tanques de concreto com a água em movimento, as partículas sólidas se aglutinam em flocos maiores. - Decantação - em outros tanques, por ação da gravidade, os flocos com as impurezas e partículas ficam depositadas no fundo dos tanques, separando-se da água. - Filtração - a água pas

Queijos

Queijos e suas diferenças – Roquefort x Gorgonzola e Camembert x Brie      Os queijos são verdadeiras iguarias presentes em nosso dia a dia, e impressiona pela variedade existente em todo o mundo. Em cada pequena cidade do mundo, é possível experimentar um tipo de queijo especifico, que pode diferir no tipo de leite usado, na maneira como os animais foram criados, e etc.      Em um cenário onde apenas na França (considerada a “terra do queijo) são mais de 400 tipos, podemos concluir que é impossível numerar as versões encontradas em todo o mundo. O que mais impressiona ao falar sobre queijos, é que mesmo existindo inúmeras versões, todos são diferentes, e isso pela forte ação do “terroir”, as características que o produto incorpora do lugar onde foi produzido.     Existem também alguns exemplos de queijos com a mesma receita, porem com nomes diferentes e vindos de regiões distintas. Isso se explica primeiro pelo “terroir” como dito acima, pois mesmo tendo uma receita igual ja

QUÍMICA - Fermentação

A Fermentação         Uma mudança química em matéria animal e vegetal provocada por leveduras microscópicas, bactérias, ou mofos é  chamada de fermentação. Exemplos de fermentação são o azedamento de leite, o crescimento da massa de pão, e a conversão de açúcares e amidos em álcool. Muitas substâncias químicas industriais e vários antibióticos usados em medicamentos modernos são produzidos através de fermentação sob condições controladas.         O resultado da fermentação é que uma substância seja  quebrada em compostos mais simples. Em alguns casos a fermentação é usada para modificar um material cuja modificação seria difícil ou muito cara se métodos químicos convencionais fossem escolhidos. A fermentação é sempre iniciada por enzimas formadas nas celas dos organismos vivos. Uma enzima é um catalisador natural que provoca uma mudança química sem ser afetado por isto.            A levedura comum é um fungo composto de minúsculas células tipo vegetais similares às bactéria

Astronomia - Lua, Super Lua, Eclipse e Lua de sangue.

Imagem
         Superlua e eclipse total ocorrem ao mesmo tempo na noite deste domingo     Eclipse poderá ser observado durante mais de uma hora a partir de 23h11. Lua estará em seu ponto mais próximo da Terra.         Em seu ponto mais próximo da Terra, a Lua, que estará grande e luminosa, se vestirá de vermelho no final deste domingo (27) em um eclipse total, um fenômeno magnífico que só voltará a acontecer em 2033. "As condições convergem para que seja um eclipse espetacular", garantiu o astrônomo Pascal Descamps, do Observatório de Paris, à agência AFP.        O eclipse total da Lua poderá ser observado durante mais de uma hora, por volta das 23h11 até 0h23 (horário de Brasília), do continente americano até o Oriente Médio. Segundo o astônomo Cassio Barbosa, autor do blog Observatório, o Brasil estará em situação privilegiada para acompanhar o evento.      A Lua não produz luz própria, aproveitando a que recebe do Sol. No domingo, o astro estará alinhado com o So

Química - Íons

Imagem
     Para um átomo ser eletricamente neutro ele precisa ter a mesma quantidade de prótons e elétrons, mas como nem sempre isso ocorre, surge então os compostos denominados de íons. Íons são átomos que perderam ou ganharam elétrons em razão de reações, eles se classificam em ânions e cátions:  Ânion: átomo que recebe elétrons e fica carregado negativamente.  Exemplos: N-3, Cl-, F-1, O-2.  Cátion: átomo que perde elétrons e adquire carga positiva.  Exemplos: Al+3, Na+, Mg+2, Pb+4.  Quando ocorrem ligações entre íons positivos e negativos denominamos de Ligações Iônicas.  Um exemplo prático de ligação iônica é a que ocorre na formação de Cloreto de sódio, o nosso sal de cozinha cuja fórmula é NaCl, veja a reação:  Na+ + Cl- → NaCl  Só para relembrar:  Ânions – íons negativos;  Cátions – íons positivos.  Vamos então resolver alguns problemas que envolvem íons e prótons:  Primeiro é preciso destacar que ÂNIONS possuem número de elétrons maior

A Organização dos Seres Vivos

Imagem
    Existe uma grande variedade de seres vivos. A maioria deles apresenta algumas características em comum, como composição química , metabolismo , ciclo de vida e organização celular .  Composição química Os seres vivos têm uma composição química semelhante. Algumas substâncias, como água, açúcares, gorduras, proteínas, vitaminas e ácidos nucleicos, fazem parte dessa composição química.  Metabolismo Todos os seres vivos obtêm energia por meio do metabolismo. Metabolismo é um conjunto de processos químicos que permite todo ser vivo adquirir energia dos alimentos ingeridos. Essa energia será utilizada para realizar funções vitais, tais como a respiração, o crescimento e a reprodução.  Ciclo de vida Todo ser vivo tem um ciclo de vida. O ciclo de vida é o conjunto das fases da vida de um ser vivo, que geralmente inclui as seguintes etapas: nascimento, crescimento, reprodução, envelhecimento e morte. A reprodução permite que os seres vivos deem

A Célula

Imagem
      Os seres vivos diferem da matéria bruta porque são constituídos de células.    Todos os seres vivos são feitos de estruturas microscópicas, conhecidas como células.    A célula é a menor unidade estrutural de um ser vivo, capaz de existir de maneira independente e se reproduzir.   Foi descoberta em 1665 pelo inglês Robert Hooke. O cientista utilizou o termo célula para designar as pequenas cavidades de um pedaço de cortiça – tecido vegetal morto – observadas por ele com um microscópio. Os microscópios de maior resolução permitiram novos avanços no estudo das células: entre 1838 e 1839, o botânico Matthias J. Schleiden e o fisiologista Theodor Schwann concluem que tanto os animais quanto os vegetais são constituídos por células.     Alguns organismos, como as bactérias e amebas, são unicelulares, isto é, consistem apenas de uma única célula. Mas a maioria dos organismos, incluindo humanos, são feitos de bilhões de células, ou seja, são pluricelulares.

Cantando para Aprender - ÁGUA

Imagem
    Os alunos dos 6° ano da Escola Estadual Leontina Silva Busch estão engajados no projeto "Escola em Ação" - Água e Energia. E em mais uma etapa deste projeto, as classes irão apresentar canções que abordam o tema água. As músicas falam do ciclo da água, do cuidado com o desperdício, da preservação das nascentes e até da importância da água para produção da energia elétrica.       Abaixo estão os vídeos inspiradores das canções que serão apresentadas. De Gotinha Em Gotinha  - Palavra Cantada  Água é uma gota de chuva É uma gota de nuvem É uma gota de água pra viver Água é uma gota de chuva É uma gota de nuvem É uma gota de água pra viver De gotinha em gotinha Brilha no orvalho da manhã De gotinha em gotinha Limpa o oceano de amanhã Água é uma gota de chuva É uma gota de nuvem É uma gota de água pra viver De gotinha em gotinha Brilha no orvalho da manhã De gotinha em gotinha Limpa o oceano de amanhã É pra cuidar, pu

Sinopse do filme "Jurassic Park - O Parque dos Dinossauros"

Imagem
Lançamento: 13 de junho de 1993 (2h2min) Dirigido por: Steven Spielberg Atores principais: Sam Neill, Laura Dern, Jeff Goldblum mais Gênero: Aventura , Ficção científica Nacionalidade: EUA         John Hammond criou recentemente o Jurassic Park, um parque temático habitado por dinossauros clonados a partir do DNA extraído de insetos preservados em âmbar pré-histórico. O parque está localizado na Ilha Nublar, próxima à Costa Rica. Depois que um operário do parque é atacado por um velociraptor, os investidores de Hammond, representados pelo advogado Donald Gennaro, exigem que especialistas visitem o parque e verifiquem se ele é seguro. Gennaro convida o matemático Ian Malcolm, enquanto Hammond convida o paleontólogo Alan Grant e a paleobotânica Ellie Sattler, que se juntam na ilha aos dois netos de Hammond, Tim e Lex Murphy. Enquanto o grupo, em dois carros, faz um passeio pelo parque, Hammond observa-os, juntamente com Ray Arnold e Robert Muldoon, técnico-chefe e guarda-flore

Teia Alimentar

Imagem
   Cadeias alimentares são representadas por uma relação alimentar entre produtores, consumidores e decompositores, na qual a energia flui entre esses indivíduos a partir dos seres autotróficos, que, a partir da fotossíntese ou quimiossíntese, são capazes de transformar a matéria inorgânica em orgânica, sendo essa incorporada na cadeia a partir do momento em que um indivíduo se alimenta desses organismos.    Algas, plantas e algumas bactérias e protozoários representam os produtores. Consumidores se alimentam de produtores (consumidores primários); ou daqueles que se alimentam destes (consumidores secundários). Algumas bactérias e fungos, os chamados decompositores, se nutrem de restos mortais e excretas desses componentes da cadeia alimentar, reciclando a matéria orgânica. Exemplo de cadeia alimentar: Alga     >        crustáceo            >        peixe           >           tubarão      >    fungos e bactérias  produtor           consumidor primário    consumido

Clube do Livro

Imagem
     Percebemos que a realidade atual vem afastando cada vez mais nossos alunos do ato de ler. Aspectos como computadores, videogames, TV, o acesso restrito a leitura no núcleo familiar, e a falta de incentivo, têm ocasionado pouco interesse para leitura e por conseqüência dificuldades marcantes que sentimos na escola: vocabulário precário, reduzido e informal, dificuldade de compreensão, erros ortográficos, poucas produções significativas dos alunos, conhecimentos restritos aos conteúdos escolares.        Faz-se entanto necessário que a escola busque resgatar o valor da leitura, como ato de prazer e requisito para emancipação social e promoção da cidadania. A leitura nunca se fez tão necessária nos bancos escolares. Através da leitura o ser humano consegue se transportar para o desconhecido, explorá-lo, decifrar os sentimentos e emoções que o cercam e acrescentar vida ao sabor da existência. Pode então, vivenciar experiências que propiciem e solidifiquem os conhecimentos signific