Postagens

SAÚDE NA ESCOLA

Imagem
FEBRE AMARELA Com o intuito de esclarecer possíveis dúvidas sobre a transmissão da febre amarela e medidas de prevenção, a escola estadual Leontina Silva Busch fará ações de divulgação e mobilização sobre a Febre Amarela. Neste blog vou divulgar todo trabalho realizado pelos alunos. Primeiramente farei a exibição do vídeo “Na Trilha da Febre Amarela”, realizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP. Fruto do desenvolvimento de extensa pesquisa, o vídeo fala sobre a origem e o avanço da doença no Estado de São Paulo, demonstrando o percurso da dispersão do vírus da febre amarela, o que auxilia em muito as ações no âmbito da prevenção. Dessa forma, é possível tomar as providências necessárias e possíveis para cada região, uma vez que, c om o conhecimento das áreas de maior exposição da população ao vírus, são tomadas as medidas de prevenção que, neste caso, é a vacinação . No vídeo, Adriano Pinter, epidemiologista e pesquisador da Superi

REVISÃO

Imagem
Vamos testar seus conhecimentos!!!!?? Após revisar os conteúdos, faça estes quizes e descubra se você aprendeu! Para 7° ano! Quiz 1 Quiz 2 Para 8° ano! Quiz 1 Para 9° ano! Quiz 1

REVISÃO

Imagem
PARA 7° ANO!! Estas questões se referem ao conteúdo do 2° bimestre do 6° ano. Concentre-se e faça bem feito. 1) Na Terra há diferentes materiais e conhecer suas características é importante para entender suas diversas formas de utilização. Apresente uma característica dos materiais relacionados: a) Vidro: b) Metal: c) Borracha: d) Elástico: e) Madeira: 2) O tempo pode ser medido através de quais instrumentos? E quais as unidades de medida que podemos usar para o tempo? 3) Toda matéria possui massa e volume. Sabendo disso, faça o que se pede: a) Qual o volume de um objeto com 5 cm de lado? b) Quantas gramas há em 1,5 quilos? 4) A balança de braços iguais compara as massas de duas porções de materiais. Quem possui mais massa: 1 quilo de arroz ou 1 quilo de algodão? 5) Ao criar equipamentos para um skatista, são consideradas diversas características dos materiais sólidos. Para proteg

REVISÃO

Imagem
Para os 8° anos!! A organização e a origem dos seres vivos  1. Algumas características que estão presentes em todos os seres vivos – desde uma bactéria até o homem ou de um musgo a uma sequoia – incluem os processos químicos que ocorrem quando um organismo cria matéria viva a partir de substâncias nutritivas básicas. Nesses processos, inclui-se a absorção e a assimilação, o armazenamento e a construção das substâncias que vão compor o tecido vivo. Envolve também a energia que permite a todo ser vivo realizar suas funções vitais.  Com base nesse texto, responda.  a) A qual(is) característica(s) o texto se refere?  b) Cite algumas outras características comuns a todos os seres vivos.  c) Cite algumas características que podem diferir entres os organismos.  2. O quadro abaixo reúne algumas similaridades funcionais entre cidade e célula eucarionte.  CIDADE CÉLULA EUCARIONTE Central elétrica Mitocôndrias Casas com

REVISÃO

Imagem
PARA OS 9°ANOS!!!! Estas questões se referem ao conteúdo do 2° Bimestre do 8°ano! Revendo este conteúdo você estará preparado para encarar o 9°ano. 1) Complete as proposições: a)   Célula reprodutiva masculina: b)   Mistura de líquidos e espermatozoides produzida pelo sistema genital masculino: c)   Outra palavra possível para o item anterior: d)   Junção das células reprodutivas masculinas e femininas: e)   Período em que a mulher carrega, em seu útero, um embrião ou feto em desenvolvimento: f)     Síndrome provocada pelo vírus HIV: g)   Liberação, praticamente mensal, de um ovócito numa das tubas uterinas: h)   Saída, pela vagina, de sangue do revestimento do útero que foi preparado para uma gravidez que não aconteceu: i)     Evento em que o bebê nasce: 2) Indique um método anticoncepcional que impede a ovulação. 3) A esterilização não é recomendada para jovens adultos. Por quê? 4) O que significa DST? Dê exemplos. 5) Considere as seguintes mo

V Conferência Nacional Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente

Imagem
Aê galerinha da Escola Leontina, de Limeira, nós iremos, neste ano de 2018, participar da V Conferência Nacional Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente. O QUE É? Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) é uma iniciativa do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), constituído pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). É uma estratégia de mobilização de estudantes, adolescentes e jovens de todo o país visando promover a reflexão, o desenvolvimento de estudos e pesquisas, além de estimular a proposição de ações e projetos no contexto da temática socioambiental, considerando seus desafios e alternativas, no âmbito da escola e de seu entorno, em conformidade com as orientações expressas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental (DCNEA), aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação pela Resolução CNE/CP nº 02/2012. A Conferência é um processo pedagógico, dinâmico, de diálogos e

A Escola é...

         A escola recebe pessoas diferentes e para um bom convívio é importante que exista algumas regras. Seguindo estes combinados evitamos problemas e o convívio se torna agradável à todos.   SALA DE AULA ALUNOS e PROFESSORES devem observar o horário de entrada respeitando-o; Na troca de professores os alunos devem permanecer em seus lugares para não causar tumultos, por favor; A troca de professores deve ser o mais rápido possível para não atrapalhar o cronograma de ninguém; Durante as explicações do professor, o aluno deve permanecer em silêncio, quando quiser falar algo, deverá levantar a mão e esperar ser autorizado a falar, assim o professor e os colegas ouvem a pergunta; As atividades de sala de aula devem ser desenvolvidas somente na aula da disciplina, e as atividades extra-classes devem ser entregues na data combinada; O material do aluno deve estar em ordem, com o conteúdo em dia; Deve haver silêncio na hora da chamada; Manter a sala de aula limpa, jogando l