Postagens

PROPRIEDADES DA MATÉRIA - 9° ano

Imagem
Massa, Volume e Densidade Todas as coisas que fazem parte do nosso mundo são feitas de matéria. Do ponto de vista científico, matéria é tudo o que tem massa e ocupa lugar no espaço. Uma porção limitada da matéria é chamada de corpo. Por exemplo, conforme dito, uma árvore é uma matéria; assim, quando cortamos toras de madeira, temos que essas toras podem ser designadas como corpos ou como matéria também. Objeto é um corpo produzido para utilização do homem. Se as toras de madeira mencionadas forem transformadas em algum móvel, como uma mesa, teremos um objeto. PROPRIEDADES GERAIS DA MATÉRIA Massa É uma propriedade geral da matéria que indica a quantidade de matéria que existe em um corpo e que tem como unidade-padrão o quilograma. Para medir essa propriedade são utilizadas as balanças. A massa é uma grandeza escalar expressa em quilograma (kg) e um importante submúltiplo dessa unidade é o grama (g). Um quilograma equivale a mil gramas (1 kg = 1.000 g). Volume O

PROJETO RECORTE

Imagem
Como professora, independente da disciplina que leciono, tenho a missão de fazer com que os alunos desenvolvam diversas habilidades. Desta forma, proponho o PROJETO RECORTE, onde o aluno, com o uso da ferramenta tesoura, montará uma coleção de recortes de imagens de material impresso. Espera-se desenvolver as competências de coordenação motora, criatividade, imaginação, organização e paciência, que serão importantes para na construção de outras habilidades, em diversas disciplinas. A paciência e o controle da ansiedade é fundamental para um bom trabalho, pois os recortes de imagens com formas irregulares requer perícia, que o aluno irá comquistar durante o projeto. Após os primeiros recorte, será importante a organização para separar as imagens de acordo com critérios elaborados por cada um. Como a realização dos recortes depende da tesoura, a coordenação motora é super importante. O aluno com pouco destreza no uso dela, terá a oportunidade de aperfeiçoar sua coordenação. Po

SAÚDE NA ESCOLA

Imagem
FEBRE AMARELA Com o intuito de esclarecer possíveis dúvidas sobre a transmissão da febre amarela e medidas de prevenção, a escola estadual Leontina Silva Busch fará ações de divulgação e mobilização sobre a Febre Amarela. Neste blog vou divulgar todo trabalho realizado pelos alunos. Primeiramente farei a exibição do vídeo “Na Trilha da Febre Amarela”, realizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP. Fruto do desenvolvimento de extensa pesquisa, o vídeo fala sobre a origem e o avanço da doença no Estado de São Paulo, demonstrando o percurso da dispersão do vírus da febre amarela, o que auxilia em muito as ações no âmbito da prevenção. Dessa forma, é possível tomar as providências necessárias e possíveis para cada região, uma vez que, c om o conhecimento das áreas de maior exposição da população ao vírus, são tomadas as medidas de prevenção que, neste caso, é a vacinação . No vídeo, Adriano Pinter, epidemiologista e pesquisador da Superi

REVISÃO

Imagem
Vamos testar seus conhecimentos!!!!?? Após revisar os conteúdos, faça estes quizes e descubra se você aprendeu! Para 7° ano! Quiz 1 Quiz 2 Para 8° ano! Quiz 1 Para 9° ano! Quiz 1

REVISÃO

Imagem
PARA 7° ANO!! Estas questões se referem ao conteúdo do 2° bimestre do 6° ano. Concentre-se e faça bem feito. 1) Na Terra há diferentes materiais e conhecer suas características é importante para entender suas diversas formas de utilização. Apresente uma característica dos materiais relacionados: a) Vidro: b) Metal: c) Borracha: d) Elástico: e) Madeira: 2) O tempo pode ser medido através de quais instrumentos? E quais as unidades de medida que podemos usar para o tempo? 3) Toda matéria possui massa e volume. Sabendo disso, faça o que se pede: a) Qual o volume de um objeto com 5 cm de lado? b) Quantas gramas há em 1,5 quilos? 4) A balança de braços iguais compara as massas de duas porções de materiais. Quem possui mais massa: 1 quilo de arroz ou 1 quilo de algodão? 5) Ao criar equipamentos para um skatista, são consideradas diversas características dos materiais sólidos. Para proteg

REVISÃO

Imagem
Para os 8° anos!! A organização e a origem dos seres vivos  1. Algumas características que estão presentes em todos os seres vivos – desde uma bactéria até o homem ou de um musgo a uma sequoia – incluem os processos químicos que ocorrem quando um organismo cria matéria viva a partir de substâncias nutritivas básicas. Nesses processos, inclui-se a absorção e a assimilação, o armazenamento e a construção das substâncias que vão compor o tecido vivo. Envolve também a energia que permite a todo ser vivo realizar suas funções vitais.  Com base nesse texto, responda.  a) A qual(is) característica(s) o texto se refere?  b) Cite algumas outras características comuns a todos os seres vivos.  c) Cite algumas características que podem diferir entres os organismos.  2. O quadro abaixo reúne algumas similaridades funcionais entre cidade e célula eucarionte.  CIDADE CÉLULA EUCARIONTE Central elétrica Mitocôndrias Casas com

REVISÃO

Imagem
PARA OS 9°ANOS!!!! Estas questões se referem ao conteúdo do 2° Bimestre do 8°ano! Revendo este conteúdo você estará preparado para encarar o 9°ano. 1) Complete as proposições: a)   Célula reprodutiva masculina: b)   Mistura de líquidos e espermatozoides produzida pelo sistema genital masculino: c)   Outra palavra possível para o item anterior: d)   Junção das células reprodutivas masculinas e femininas: e)   Período em que a mulher carrega, em seu útero, um embrião ou feto em desenvolvimento: f)     Síndrome provocada pelo vírus HIV: g)   Liberação, praticamente mensal, de um ovócito numa das tubas uterinas: h)   Saída, pela vagina, de sangue do revestimento do útero que foi preparado para uma gravidez que não aconteceu: i)     Evento em que o bebê nasce: 2) Indique um método anticoncepcional que impede a ovulação. 3) A esterilização não é recomendada para jovens adultos. Por quê? 4) O que significa DST? Dê exemplos. 5) Considere as seguintes mo