Alegria de estar em sala de aula

Gosto de ser Professora.
Apesar de tudo, 
Apesar de todos foi a profissão que escolhi e que me orgulho de ter.
Gosto de ensinar e aprender e 
É neste dever constante, nesta relação permanente, que está a magia desta profissão.
E continuo a sorrir, a cada dia que chega, a cada semana, que a cada ano se repete, apesar do cansaço e do stress que vão ficando acumulados com o tempo que vai passando.
As razões deste Sorrir?
São três.
A Primeira;
A Única;
E a Última: os alunos. 
Os meus alunos.
Sois, definitivamente, a razão do meu sorrir!!!

Ser Professor é um desafio.
À vontade e à motivação.

Ser Professor é acreditar. 
Na força dos jovens e nas suas capacidades.

Ser Professor é querer.
Ajudar na formação e educação dos jovens de Hoje mas Homens de Amanhã.

Ser Professor é ser amigo.
Que ajuda incondicionalmente mas que critica construtivamente quando há erro.

Ser Professor é ser bombeiro.
Do fogo cruzado dos afetos e das emoções que Todos condiciona sem exceção.

Ser Professor é ouvir.
O silêncio de um olhar, 
O barulho de uma lágrima, 
A alegria de um sorriso ou 
O calor de um abraço.

Ser Professor é observar.
Perscrutar atitudes, 
Ler nas entrelinhas, 
Olhar e ver para além do que os olhos alcançam.

Ser Professor é estar.
Disponível para um sorriso e 
Estendendo a mão e dizer “estou aqui”;

Ser Professor é construir e reconstruir.
Construir alicerces para a vida e reconstruir os caminhos perdidos.

Ser Professor é Ser. 
Apenas isso.
É o que tento. 
Todos os dias. 
Um de cada vez.
Ensinando e aprendendo;
Sorrindo;
Desafiando;
Acreditando;
Querendo;
Dando a mão;
Apagando fogos;
Ouvindo;
Abraçando;
Observando;
Estando;
Construindo e reconstruindo;
Sendo. 
Eu própria. 

Sempre!!!!

























     Encontrei este texto na net e me identifiquei rapidamente. Foram palavras tiradas da minha boca. Ele reflete os meus sentimentos ao estar em uma sala de aulas ou qualquer lugar em que eu esteja ajudando na construção de conhecimentos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NUTRIÇÃO - Tabela de Calorias dos alimentos mais servidos em nossa mesa

História - Jogo da Memória

ANÁLISE DO FILME - O Dia Depois de Amanhã