Fisiologista?

       

          A fisiologia (do grego physis = natureza e logos = estudo) é o campo da biologia dedicado ao estudo  do funcionamento dos organismos. De forma geral, a fisiologia aborda assuntos relacionados à nutrição, circulação, respiração, excreção, controle imunitário e reprodução, ao longo da história evolutiva dos seres vivos. e o profissional que realiza estes estudos é chamado de Fisiologista.

       Nesta sexta-feira, dia 16 de setembro, o cientista húngaro, naturalizado norte-americano, Albert Szent-Gyorgyi, completaria 118 anos.


       Albert Szent-Gyorgyi é importantíssimo não somente na ciência, como também na vida de todos os cidadãos de forma geral, por mais que muitos não saibam quem ele seja ou o que fez para ser tão importante.
         Ele desenvolveu pesquisas durante anos sobre respiração celular. Estudando as células, Albert Szent-Gyorgyi descobriu uma substância que veio a ser denominada, mais tarde, como ácido ascórbico e observou também, que esta substância detinha uma atividade contra o escorbuto. O cientista recebeu o Prêmio de Fisiologia e Medicina de 1973 após descobrir e documentar a vitamina C como catalisador. Em 1956 conseguiu cidadania norte-americana e nos Estados Unidos realizou pesquisas sobre o câncer. Albert Szent-Gyorgyi faleceu em 22 de outubro de 1986 deixando um legado de pesquisas e descobertas importantes para toda a humanidade.

Fórmula estrutural do Ácido ascórbico

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NUTRIÇÃO - Tabela de Calorias dos alimentos mais servidos em nossa mesa

História - Jogo da Memória

ANÁLISE DO FILME - 10,000 AC