BACTÉRIAS - A Ameaça Invisível

"A ameaça invisível

Bactérias se tronam resistentes a medicamentos, assustam a humanidade e desafiam a ciência a encontrar armas para combatê-las.

     (...) Apesar de todo aparato que a medicina dispõe para manter o homem vivo, a ciência ainda não conseguiu vencer inimigos microscópicos, mas com poder de fogo devastador. Vírus, bactérias e outros microrganismos continuam a matar em todo o mundo e se transformaram em um dos maiores desafios para o próximo milênio. (...)
     A penicilina foi o primeiro dos antibióticos, os únicos remédios realmente capazes de eliminar uma bactéria. Descoberta em 1928 pelo bacteriologista inglês Alexander Fleming, foi considerada o achado do século. Os antibióticos são poderosos porque atuam sobre as partes vitais da bactéria, ou seja, danificam as estruturas que as mantém vivas. (...)
    O uso indiscriminado desses medicamentos promove a eleição das cepas. 'É o princípio da seleção natural. As sensíveis morrem e as mais fortes permanecem', explica o infectologista Marcos Buolos, do Hospital das Clínicas de São Paulo. Essas sobreviventes geram descendentes ainda mais fortalecidos e dão início a um processo de replicação. Isso não significa que ao tomar um antibiótico os germes ficarão sempre resistentes. A questão está em como e quando usá-lo. Lançar mão do medicamento para uma simples gripe, por exemplo, é incorrer em dois erros. Primeiro, porque em geral a pessoa se automedica. Segundo, a doença na maioria das vezes é causada por vírus - para o qual o antibiótico é ineficiente. Em vez de combatê-los, o remédio vai atacar as bactérias naturais existentes no organismo. Como não havia uma infecção a ser eliminada, morrem as cepas sensíveis. Se houver alguma falha no sistema imunológico, que mantém em equilíbrio a ação dos microrganismos, as bactérias vão se disseminar e não haverá remédio eficiente para combatê-las.
     O uso indiscriminado, entretanto, nem sempre está associado à automedicação. Muitas vezes, por falta de conhecimento suficiente ou insegurança, o próprio médico receita o que não devia. (...)
     De fato, dosagens inadequadas são perigosas porque radicalizam o processo de seleção natural, além de trazer efeitos colaterais.
    Abusos, pouca informação, mitos. Os antibióticos estão cercados desses problemas em todo o mundo. Na maioria das vezes, os idosos e as crianças, que têm as defesas mais suscetíveis à ação dos germes, são as principais vítimas. Uma pesquisa realizada pela prof Lucia Ferro Bricks, do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas de São Paulo, mostrou que as crianças tomam antibióticos em excesso e de forma inadequada.
    As razões para essa situação são várias. uma delas é o fato de que, muitas vezes, os remédios são ministrados antes de se saber exatamente o diagnóstico da moléstia. E os pais também têm sua parcela de culpa. 'Muitos ficam ansiosos e, se um médico não dá um remédio, eles vão a outro até conseguir uma receita', diz Lucia. (...)"

GLOSSÁRIO

CEPA: Tipo de determinada bactéria.
SELEÇÃO NATURAL:  é um processo da evolução proposto por Charles Darwin para explicar a adaptação e especialização dos seres vivos conforme evidenciado pelo registro fóssil.
DISSEMINAR: espalhar.
SUSCETÍVEIS: de fácil aceitação, de fácil recebimento.
MOLÉSTIA: doença.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NUTRIÇÃO - Tabela de Calorias dos alimentos mais servidos em nossa mesa

História - Jogo da Memória

ANÁLISE DO FILME - 10,000 AC