HISTÓRIA - Egito - Pirâmides


PIRÂMIDES

Elas foram construídas  há mais de 2500 anos e resistem até hoje. Cercadas de mistérios, despertam interesse de historiadores, arqueólogos e estudiosos de civilizações antigas. Como resistiram a tantos séculos? Que segredos guardavam dentro delas? Quais funções religiosas exerciam na sociedade?
A religião do Egito Antigo era politeísta, pois os egípcios acreditavam em vários deuses. Acreditavam também na vida após a morte e, portanto, conservar o corpo e os pertences para a outra vida era uma preocupação. Mas somente os faraós e alguns sacerdotes tinham condições econômicas de criarem sistemas de preservação do corpo, através do processo de mumificação.
A pirâmide tinha a função abrigar e proteger o corpo do faraó mumificado e seus pertences (joias, objetos pessoais e outros bens materiais) dos saqueadores de túmulos. Logo, estas construções tinham de ser bem resistentes, protegidas e de difícil acesso. Os engenheiros, que deviam guardar os segredos de construção das pirâmides, planejavam armadilhas e acessos falsos dentro das construções. Tudo era pensado para que o corpo mumificado do faraó e seus pertences não fossem acessados.
As pirâmides foram construídas numa época em que os faraós exerciam máximo poder político, social e econômico no Egito Antigo. Quanto maior a pirâmide, maior seu poder e glória. Por isso, os faraós se preocupavam com a grandeza destas construções. Com mão-de-obra escrava, milhares muitas vezes, elas eram construídas com blocos de pedras que chegavam a pesar até duas toneladas. Para serem finalizadas, demoravam, muitas vezes, mais de 20 anos. Desta forma, ainda em vida, o faraó começava a planejar e executar a construção da pirâmide.
A matemática foi muito empregada na construção das pirâmides. Conhecedores desta ciência, os arquitetos planejavam as construções de forma a obter o máximo de perfeição possível. As pedras eram cortadas e encaixadas de forma perfeita. Seus quatro lados eram desenhados e construídos de forma simétrica, fatores que explicam a preservação delas até os dias atuais.
Ao encontrarem as pirâmides, muitas delas intactas, os arqueólogos se depararam com muitas informações do Egito Antigo. Elas possuem inscrições hieroglíficas, contando a vida do faraó ou trazendo orações para que os deuses soubessem dos feitos realizados pelo governante.
Assim como muitas outras culturas, antigas e modernas, os antigos egípcios acreditavam na vida após a morte. Uma particularidade da cultura egípcia, porém, era a ideia de que a vida no plano espiritual era uma continuação da vida terrena, com as mesmas necessidades materiais. Desta forma, os egípcios colocavam em suas tumbas artigos decorativos, joias, comida, ferramentas e outras provisões que viriam a ser úteis após sua morte.
MASTABA
Os egípcios comuns eram enterrados no deserto, com seus corpos simplesmente enrolado em tecido e acompanhados por poucos objetos e comida. Cidadãos mais ricos, como artesãos, podiam arcar com os custos da mumificação (a preservação do corpo também era importante para a vida após a morte) e da construção de um túmulo. Nobres e outros egípcios muito ricos eram enterrados em estruturas  chamadas "mastabas" - uma câmara subterrânea embaixo de uma pequena capela na forma de um banco. 
MASTABA DE SAKKARAH

Mas os faraós e suas rainhas mereciam mais. Por volta de 2630 a.C., a partir da estrutura básica da mastaba, o sacerdote Imhotep projetou um complexo mortuário para o faraó Djoser que viria a ser a primeira pirâmide. Empilhando seis mastabas em tamanho decrescente, Imhotep construiu uma pirâmide em degraus. Como as pirâmides mais conhecidas, continha inúmeras salas e passagens, bem como a câmara mortuária do faraó.

PIRÂMIDE DE DEGRAUS DO FARAÓ DJOSER


PIRÂMIDE E SUAS CÂMARAS SECRETAS

      Ao longo dos séculos seguintes, as pirâmides passaram a ser construídas de forma mais simples e padronizada. Materiais menos resistentes levaram a seu desgaste mais rápido e a maior parte se encontra em péssimo estado. Com uma menor disponibilidade de materiais e a evolução teológica da cultura egípcia, as pirâmides foram eventualmente abandonadas e substituídas por templos mortuários como os encontrados na Cidade de Tebas e no Vale dos Reis onde foi descoberta, por exemplo, a famosa tumba do faraó Tutancamon.
TUMBA DE TUTANKAMON
SESSÕES DA TUMBA DE TUTANKAMON


    As maiores pirâmides egípcias são conhecidas pelo nome de Pirâmides de Gizé porque estão perto da cidade deste nome, localizada às margens do Rio Nilo e nas proximidades das ruínas de Mênfis. Esses monumentos levaram a denominação dos mais notáveis reis da quarta dinastia: Khufu (Queóps), Krafe (Quéfren) e Menkaura (Miquerinos).
    A pirâmide de Quéops excede as outras em tamanho e maravilhas. De acordo com o historiador grego Heródoto, a sua construção teve início cerca de 4 mil anos antes de Cristo e exigiu pelo menos 30 anos de trabalho, no qual foram empregados cerca de mil operários e 2,3 milhões de blocos de pedra. A sua altura é de 148, 2 metros (equivalente a um prédio de 49 andares) e o lado da base mede 232, 8 metros. Nas paredes há uma série de pinturas que representam esse rei em várias ocupações: comendo, conduzindo bois etc.
   As dimensões das duas pirâmides que são vizinhas à de Quéops são menores: a de Quéfren tem 143,5 metros de altura e a de Miquerinos, 66 metros.



Gizé - Pirâmides de Qeóps, Khafre e Miquerinos (da esq. para a dir.)



       Mapa Planalto de Gizé
 Legenda:
1 - Grande Pirâmide de Cheops (Khufu);
2 - Pirâmide da Filha de Cheops;
3 - Túmulo de Hetepheres;
4 - Buracos de Barcos (boat pits);
5 - Boat Museum;
6 - Pirâmide de Khafre;
7 - Templo Mortuário de Khafre;
8 - Passagem do Templo do Vale;
9 - Grande Esfinge;
10 - Templo da Esfinge;
11 - Templo do Vale de Khafre;
12 - Pirâmide de Miquerinos (Menkaure);
13 - Templo Mortuário de Miquerinos;
14 - Passagem de Miquerinos;
15 - Templo do Vale de Miquerinos;
16 - Pirâmides das Rainhas;
17 - Túmulo de Khentkaus;

     E os alunos do 6° ano da Escola Municipal Isabel Figueroa Bréfere mostraram sua criatividade criando sua visões das pirâmides do Egito:






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NUTRIÇÃO - Tabela de Calorias dos alimentos mais servidos em nossa mesa

História - Jogo da Memória

ANÁLISE DO FILME - 10,000 AC