Formação do Solo



 O solo é uma mistura de diferentes materiais, tanto inorgânicos como orgânicos.

  Os materiais inorgânicos do solo são aqueles que resultam da desintegração das rochas. A água e o ar que existem entre as partículas que o constituem também são substâncias inorgânicas do solo.

  Os materiais orgânicos do solo são aqueles que vieram dos seres vivos, como folhas e galhos de vegetais, excrementos de animais e restos de seres mortos, dentre outros. Todos eles, quando se decompõem, originam o húmus. O húmus é responsável pela fertilidade do solo e sua textura macia favorece o enraizamento das plantas e a retenção de água no solo.

  Os materiais do solo são aqueles que vieram dos seres vivos, como folhas e galhos de vegetais, excrementos de animais e restos de seres mortos, dentre outros. Todos eles, quando se decompõem, originam o húmus. O húmus é responsável pela fertilidade do solo e sua textura macia favorece o enraizamento das plantas e a retenção de água no solo.
 
  A formação do solo ocorre devido a um fenômeno chamado intemperismo. O intemperismo é um conjunto de processos devido à ação de agentes atmosféricos e antrópicos que ocasiona a desintegração das rochas. Ele ocorre lentamente, podendo durar centenas de milhares de anos. Há dois tipos de intemperismo, físico e químico, sendo que ambos podem ocorrer simultaneamente.

  HÚMUS: matéria de coloração escura resultante da decomposição e transformação química e biológica dos restos dos seres vivos.

     ANTRÓPICO: relativo à ação do ser humano.

  O intemperismo físico é aquele que ocorre devido a fenômenos físicos, isto é, quando as rochas são desintegradas pelas variações de temperatura e pela ação do gelo e das chuvas. O calor que o Sol irradia aquece as rochas, fazendo com que se dilatem. Quando as rochas esfriam, devido ao vento, à chuva ou à queda da temperatura, elas se contraem. Esse fenômeno, repetido durante longos períodos, faz com que as rochas se quebrem em pequenos fragmentos. As menores partículas provenientes das rochas podem ser de três tipos: areia, silte e argila.


  O intemperismo químico acontece quando a rocha é decomposta pela penetração da água, alterando a sua estrutura, ou sofre desgaste pela ação de substâncias produzidas pelas raízes das plantas.


   É importante considerar que os solos nem sempre são encontrados sobre a rocha-mãe, ou rocha que lhes deu origem. Os fragmentos formados pelo desgaste da rocha-mãe em um lugar podem ser transportados, tanto pela água quanto pelo vento, até outros locais, onde as partículas se acumulam.
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NUTRIÇÃO - Tabela de Calorias dos alimentos mais servidos em nossa mesa

História - Jogo da Memória

ANÁLISE DO FILME - O Dia Depois de Amanhã