Universo

      O estudo do Universo e a curiosidade em tentar entendê-lo é milenar. Muitos humanos dedicaram suas vidas a estudar o universo, seu surgimento e características. E Universo é matéria de estudo em sala de aula. 
      As aulas de geografia, ciências, história falam de história, cada uma na sua particularidade, mas o assunto persiste na grade curricular. E por que? Hora, porque temos que saber sobre onde vivemos e tudo o que gira em torno deste assunto, pois há sempre conexões com tudo o que acontece na natureza.
       Estudar o Universo é tão importante que é tema de filme, séries e livros. Quem nunca ouviu falar dos filmes "Star Wars"? Bom, não é só este que tem como tema o Universo, são vários. Farei um post relacionando estas obras. Mas neste post venho falar de literatura.



George e o Segredo do Universo, de Lucy e Stephen Hawking (tradução de Laura Alves e Aurélio Rebelo; Ediouro; 306 páginas; 39,90 reais) – Em Uma Breve História do Tempo, livro de 1988 que vendeu mais de 10 milhões de exemplares, o físico inglês Stephen Hawking explicava as mais complexas teorias da astrofísica para o público leigo. Escrito em parceria com sua filha Lucy,George e o Segredo do Universo pretende traduzir os mesmos conceitos científicos para as crianças. O George do título é um menino criado na fazenda por pais retrógrados, que odeiam tecnologia. Ele acaba conhecendo a vizinha Annie e seu supercomputador Cosmos, que o apresenta aos buracos negros e a outros segredos do universo. O livro conta com um belo caderno de imagens, incluindo as mais recentes fotos da superfície de Marte.


    Trechos de George e o Segredo do Universo, de Lucy e Stephen Hawking

Capítulo Trinta e Dois
George prosseguiu:
     E então vocês podem perguntar: e daí? O que uma nuvem de poeira tem a ver conosco? Por que nos importamos com o que aconteceu há bilhões de anos no espaço cósmico? Por que precisamos saber isso? Nos interessa? Bem, interessa, sim, porque aquela nuvem de poeira é a razão de estarmos hoje aqui. Agora sabemos que as estrelas são formadas de gigantescas nuvens de gás no espaço cósmico. Algumas dessas estrelas terminam as suas vidas se transformando em buracos negros que lentamente, muito lentamente, deixam escapar objetos, até desaparecerem numa enorme explosão. Outras estrelas explodem antes de se tornarem buracos negros e enviam ao espaço toda a matéria que têm no interior. Sabemos que todos os elementos de que somos formados foram criados no ventre dessas estrelas que explodiram há muito tempo. As pessoas da Terra, os animais, as plantas, as pedras, o ar e os oceanos são formados de elementos forjado dentro das estrelas. Independentemente das nossas crenças, somos todos filhos das estrelas. E a Natureza demorou bilhões e bilhões de anos para nos formar a partir desses elementos.
George fez um segundo de pausa.
   Portanto, como vêem, demorou um tempo incrivelmente longo para nos formar e formar o nosso planeta. E o nosso planeta não é como qualquer outro planeta do Sistema Solar. Há uns maiores e mais impressionantes, porém nenhum nos serve de lar. Vênus, por exemplo, é quente demais. Em Mercúrio um dia dura cinqüenta e nove dos nossos dias aqui na Terra. Imaginem só se um dia na escola durasse cinqüenta e nove! Seria horrível.
George fez uma pausa por um momento e depois continuou a falar, com o salão inteiro atento às suas palavras enquanto ele descrevia algumas das maravilhas do Sistema Solar. Finalmente ele chegou à parte que considerava a mais importante, no final da sua apresentação.
   O nosso planeta é admirável, e é nosso,resumiu. Pertencemos a ele, e todos nós somos feitos das mesmas substâncias que o próprio planeta. Precisamos, de fato, cuidar dele. Há anos o meu pai vem dizendo isso, e eu apenas me sentia envergonhado. Só percebia que ele era muito diferente dos outros pais. Mas agora não me sinto mais assim: ele está certo em dizer que nós devemos parar de maltratar a Terra. E está certo em dizer que todos nós podemos nos esforçar um pouco mais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NUTRIÇÃO - Tabela de Calorias dos alimentos mais servidos em nossa mesa

História - Jogo da Memória

ANÁLISE DO FILME - 10,000 AC