Horta Escolar

    A promoção da saúde permite que as pessoas adquiram maior controle sobre sua própria qualidade de vida. Através da adoção de hábitos saudáveis não só os indivíduos, mas também suas famílias e comunidade se apoderam de um bem, um direito e um recurso aplicável à vida cotidiana. Baseado nesse conceito de integração entre grupos de indivíduos, a Organização Mundial da Saúde (1997) define que uma das melhores formas de promover a saúde é através da escola. 


    A olericultura é o ramo da horticultura que trata dos cultivos das plantas olericolas, também chamadas hortaliças. Elas são conhecidas popularmente como verduras e legumes (IRALA, 2001). Na escola uma Horta tem grandes vantagens para todo corpo escolar, como: diminuir gastos com a alimentação, permite a colaboração dos alunos enriquecendo o conhecimento deles, estimula o interesse pelos temas desenvolvidos com a horta, além de fornecer vitaminas e sais minerais importantes à saúde dos alunos (JARDZWSKI, 2005). Nela também se pode plantar temperos e ervas medicinais. A Horta pode ser um laboratório vivo para diferentes atividades didáticas. 

    Na escola municipal João Ruffino, uma área foi dedicada ao cultivo de hortaliças, e minha turma, 7° ano 2, animou-se totalmente em participar do desenvolvimento e cuidado da horta. Começamos a limpar o terreno e depois plantamos diversas hortaliças como salsinha, cebolinha, alface, rúcula e couve.





Comentários

  1. Foi muito bom trabalhar com essa galera na horta da escola...
    vou sentir saudades dessa galerinha.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

NUTRIÇÃO - Tabela de Calorias dos alimentos mais servidos em nossa mesa

História - Jogo da Memória

ANÁLISE DO FILME - 10,000 AC