Vanguardas Artísticas - Cubismo

       Neste mês, os alunos do 9º ano começaram a estudar os movimentos artísticos que trouxeram muita inovação ao mundo das artes, chamado "Vanguardas Artísticas".
      Os movimentos artísticos que se iniciam no final do século XIX ao começo do século XX, principalmente na Europa, são considerados "Vanguardas Artísticas", pois traziam idéias, conceitos, muitas vezes inovadores, à frente do seu tempo, que influênciavam até mesmo a política dos países. Estas manifestações artísticas podem ser ordenadas cronologicamente em: Fauvismo (1905-1908), Expressionismo (1905-1933), Futurismo (1909-1914), Cubismo (1907-1914), Dadaísmo (1916-1922) e Surrealismo (1924).

CUBISMO
     O Cubismo desenvolveu-se inicialmente na pintura, valorizando as formas geométricas (como esferas, cones e cilindros) ao mesmo tempo em que revelava um objeto em seus múltiplos ângulos. A pintura cubista surgiu em 1907 e conheceu seu declínio com a Primeira Guerra, terminando em 1914. Em 1908, o artista Georges Braque expôs alguns quadros em Paris no Salão de Outono. Numa de suas telas apareciam telhados que se fundiam com árvores, dando a sensação de cubos. O pintor Henri Matisse teria expressado nesta oportunidade, que "ele despreza as formas, reduz tudo a esquemas geométricos, a cubos", derivando daí a denominação Cubismo. O pintor espanhol Pablo Picasso é considerado como o gênio do Cubismo, e seu nome se transformou em ícone do movimento cubista.
      
      Para familiarizar-se com o Cubismo, os alunos fizeram um trabalho com imagens de revista denominado "auto-retrato cubista", deem uma olhada no resultado final.









                                                       


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NUTRIÇÃO - Tabela de Calorias dos alimentos mais servidos em nossa mesa

História - Jogo da Memória

ANÁLISE DO FILME - 10,000 AC