Vanguardas Artísticas - Expressionismo

        O Expressionismo é um estilo de arte no qual o autor distorce formas e cores em função das emoções que deseja expressar. Surgido na Alemanha no início do século XX, com pessoas que estavam mais interessados na interiorização da criação artística do que na sua exteriorização, projetando na obra de arte uma reflexão individual e subjetiva. Ou seja, a obra de arte é reflexo direto do mundo interior do artista expressionista. Isto reflete-se no cinema: lentes que distorcem, ângulos violentos, figuras gigantescas fora de escala (com sentido emocional), ênfase no claro-escuro e nos contrastes (meio barroco), valorizando tema ou personagem com jogos de luz e cores. Os diretores de cinema chamam os artistas para desenhar cenários e figurinos, recebendo expressionistas, futuristas e dadaístas como colaboradores, impondo um estilo personalizado aos filmes e provando que é possível entender e sentir o cinema como forma de arte de impacto igual a um quadro ou livro, como arte de vanguarda!
        O Expressionismo é a arte do instinto, trata-se de uma pintura dramática, subjetiva, “expressando” sentimentos humanos. Utilizando cores irreais, dá forma plástica ao amor, ao ciúme, ao medo, à solidão, à miséria humana, à prostituição. Deforma-se a figura, para ressaltar o sentimento, com a predominância dos valores emocionais sobre os intelectuais.

Principais características:
 * pesquisa no domínio psicológico;
 * cores resplandecentes, vibrantes, fundidas ou separadas;
 * dinamismo improvisado, abrupto, inesperado;
 * pasta grossa, martelada, áspera;
 * técnica violenta: o pincel ou espátula vai e vem, fazendo e refazendo, empastando ou provocando explosões;  * preferência pelo patético, trágico e sombrio

     
        No cinema o Expressionismo começa na Alemanha entre guerras, lá pelos idos de 1919 a 1926, em um país em crise econômica onde os pintores, arquitetos, gravuristas e artistas plásticos em geral recusam-se a representar figuras imitando a realidade, assumindo pontos de vista pessoais, subjetivos.
      Esta nova concepção de cinema, a Estética Expressionista,  vai ser implantada por Robert Wiene (Gabinete do Dr. Caligari - 1919) e Fritz Lang (Metrópolis -  1926, M. O Vampiro de Dusseldorf - 1931), entre outros. Lang, durante a 2ºGuerra, foge do nazismo e com outros diretores e roteiristas (Brecht) e atores (Marlene Dietrich e Peter Lorre) vão para Hollywood, influenciando os diretores mais autorais dos EUA. São expressionistas: Orson Welles (Cidadão Kane), John Ford (The Long Voyage Home - 1940) e esta tradição chega a um Tim Burton (Eduard Mãos de Tesoura, Batman I e II, Estranho Mundo de Jack) e Terry Gilliam (Brazil the Movie), marcando o estilo pessoal dos melhores diretores autorais até hoje com Sam Raimi com sua edição subliminar e movimentos de câmera únicos (ele cria suas câmeras) em filmes como Evil Dead e Darkman.
       Quase todos os filmes marcantes (aqueles que a gente nunca mais esquece) têm características expressionistas. Preste atenção nos seus filmes preferidos:  vários deles serão ligados a esta estética e assistindo em ordem histórica mais deles você vai apurar sua sensibilidade estética para saborear a arte cinematográfica e também outras artes.
       
       E para mostrar que entenderam as características do Expressionismo, os alunos do 9ºano fizeram cartazes de filmes fictícios utilizando-as. Observe os trabalhos e olhem se ele vão "expressionar" você!










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NUTRIÇÃO - Tabela de Calorias dos alimentos mais servidos em nossa mesa

História - Jogo da Memória

ANÁLISE DO FILME - 10,000 AC