Cinema na Escola 7

     

     O uso de filmes em sala de aula como ferramenta do ensino e aprendizagem já virou objeto de estudo. Há vários artigos e dissertações sobre o tema, inclusive o livro "COMO USAR O CINEMA NA SALA DE AULA" de Marcos Napolitano. Esta obra de apoio para professores busca revelar caminhos para transformar a exibição de filmes na sala de aula em um recurso rico, lúdico e extremamente sedutor. Descreve os procedimentos básicos para analisar um filme e indica numerosas atividades práticas, com sugestões de títulos e de abordagens por disciplina ou por temas transversais. 
   Marcos Napolitano nasceu em São Paulo, 1962. Formou-se em História na USP, onde também realizou seu mestrado (1994) e doutorado (1999). A tese de doutorado defendida no programa de História Social, intitulou-se Seguindo a canção: engajamento político e indústria cultural na Música Popular Brasileira (1959/69), publicado em 2001, pela Annablumme / FAPESP. É autor de Cultura Brasileira – entre a utopia e a massificação - 1950/80 (São Paulo, Ed, Contexto, 2001) e Como usar a TV em Sala de Aula (Contexto, 1999).Desde 1994 é professor de teoria de história e de história da cultura brasileira na Universidade Federal do Paraná (UFPR) em Curitiba, onde também orienta várias pesquisas de pós-graduação na área de História da Música. 
     O uso de ferramentas diversas na prática didática é importante, como destaca Moraes e Torres (2004), que diz que as estratégias de ensino devem favorecer uma aprendizagem que integre vários sentidos: imaginação, intuição, colaboração e impactos emocionais. Os aspectos estéticos, tais como a fotografia, o filme, a música, a dança, o teatro, a literatura e as artes plásticas agregam uma sofisticação à relação ensino-aprendizagem, visto que proporcionam a vivência e a interatividade, conectando sentidos, sentimentos e razão.
      E são muitos os filmes que podem ser utilizados para estudar temas abordados em sala de aula. Abaixo a lista de títulos sobre a Crise do socialismo, fim da União Soviética, Conflito entre Israel e Palestina, Terrorismo e guerras dos anos 2000.

Crise do socialismo, fim da União Soviética

Adeus, Lênin (Good Bye, Lênin!)


     O protagonista da trama, Alexander (Daniel Brühl), em 7 de outubro de 1989, durante as festividades pelos 40 anos da RDA, vai às ruas do lado oriental de Berlim, onde vive com a família, para protestar contra o governo. Mistura-se aos manifestantes que sua mãe (Kathrin Sass), professora identificada com o regime de orientação soviética, condena. Alexandre definia sua mãe como "casada com a pátria socialista". Um ataque cardíaco, no entanto, a deixa em coma no hospital durante oito meses, tempo suficiente para que não assista à queda do muro de Berlim e a implantação no país do sistema capitalista. Quando afinal desperta, Alexander quer preservá-la do choque e a leva para o apartamento da família, cuidadosamente preservado como se a RDA ainda existisse.
     Seu esforço será o de manter, nessa espécie de museu do socialismo, um país que, enfim, encontra o destino grandioso que jamais havia lhe sorrido. Wolfgang Becker encerra o filme com a imagem de uma estrela vermelha danificada que se reconstrói.

Assista ao filme legendado:



Conflito entre Israel e Palestina

Lemon Tree




     Salma, uma viúva palestina, vê sua plantação ser ameaçada quando seu novo vizinho, o Ministro de Defesa de Israel, se muda para a casa ao lado. A Força de Segurança Israelense logo declara que os limoeiros de Salma colocam em risco a segurança do Ministro, e, por isso, precisam ser derrubados. Junto com o jovem advogado Ziad Daud, Salma resolve levar o caso à Suprema Corte de Israel e tentar salvar sua plantação. Sua determinação faz brotar o interesse de sua vizinha Mira Navon, esposa do Ministro, que é mantida isolada em sua nova casa e em sua vida infeliz. Apesar de suas diferenças, as duas desenvolvem um forte laço.

Veja o trailer:


Paradise Now

      Amigos de infância, os palestinos Khaled (Ali Suliman) e Said (Kais Nashef) são recrutados para realizar um atentado suicida em Tel Aviv. Depois de passar com suas famílias o que teoricamente seria a última noite de suas vidas, sem poder revelar a sua missão, eles são levados à fronteira. A operação não ocorre como o planejado e eles acabam se separando. Distantes um do outro, com bombas escondidas em seus corpos, Khaled e Said devem enfrentar seus destinos e defender suas convicções.

Veja o trailer:



Promessas de um Novo Mundo


    Documentário que retrata a história de sete crianças israelenses e palestinas em Jerusalém. Apesar de morarem no mesmo lugar, elas vivem em mundos completamente distintos, separados por diferenças religiosas. Com idades entre 8 e 13 anos, raramente elas falam por si mesmas e estão isoladas pelo medo. Neste filme, suas histórias oferecem uma nova e emocionante perspectiva sobre o conflito no Oriente Médio. Melhor filme na escolha do público no Festival Internacional de Roterdã de 2001: um caso inédito, já que o filme ainda não tinha distribuição na Europa.

Assista a cenas do filme:



Terrorismo, guerras dos anos 2000

Guerra ao Terror

     JT Sanborn (Anthony Mackie), Brian Geraghty (Owen Eldridge) e Matt Thompson (Guy Pearce) integram o esquadrão anti-bombas do exército americano, em ação em pleno Iraque. Eles trabalham na destruição de um explosivo, fazendo com que seja detonado sem que atinja alguém. Entretanto, um erro faz com que o artefato exploda e mate Thompson. Em seu lugar é enviado o sargento William James (Jeremy Renner), que possui grande sangue frio em ação. Isto gera alguns desentendimentos com Sanborn, que o considera irresponsável. Apesar disto, o trio segue na ativa, tendo consciência de que cada dia concluído de trabalho é um dia a mais de vida.

Assista ao trailer:



Restrepo

     Entre 2007 e 2008, no Vale do Korengal, no Afeganistão, um pelotão de quinze soldados americanos está em serviço. Apelidado de Restrepo, em homenagem a um médico da equipe morto em ação, o grupo ocupa um posto de grande perigo. Em seu cotidiano no bunker, não faltam demonstrações de amizade e camaradagem, mas o verdadeiro heroísmo se manifesta no momento de enfrentar as diferenças culturais, o tédio, o medo e o cansaço. Sem sair do vale, o filme se contenta em observar a realidade palpável e pouco vista da guerra experimentada pelos soldados. Grande Prêmio do Júri no Festival de Sundance.

Veja o trailer:


Caminho para Guantánamo
 

    10 de setembro de 2001. A mãe de Asif Iqbal (Afran Usman), um jovem de 19 anos, retorna do Paquistão anunciando que encontrou uma noiva para ele. Nove dias depois Asif segue para o Paquistão, para encontrá-la e também conhecer a terra de seus pais. Asif convida Ruhel (Farhad Harun), Shafiq (Riz Ahmed) e Monir (Waqar Siddiqui), seus amigos, para acompanhá-lo. Em Karachi, após 2 dias de viagens turísticas, eles vão rezar em uma mesquita. Lá ouvem de um líder local que o Afeganistão precisa de voluntários, o que faz com que sigam para Kandahar. Porém a cidade logo é bombardeada pelos americanos, como represália pelos atentados terroristas de 11 de setembro. Eles tentam retornar ao Paquistão, mas Monir desaparece e os demais são capturados pelas forças aliadas. É o início de uma série de torturas que os amigos sofrem, já que ninguém acredita que são turistas europeus. Em janeiro de 2002 eles são enviados à prisão americana de Guantanamo, em Cuba, onde durante 2 anos e meio tentam convencer os guardas sobre suas verdadeiras identidades.

Veja o trailer:


Fahrenheit 9/11

     Fahrenheit 9/11 é um documentário americano de 2004 escrito, estrelado e dirigido pelo cineasta estadunidense Michael Moore. Fala sobre as causas e consequências dos atentados de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos, fazendo referência à posterior invasão do Iraque, liderada por esse país e pela Grã-Bretanha. Além disso, tenta decifrar os reais alcances dos vínculos que existiriam entre as famílias do presidente George W. Bush e a de Osama bin Laden.
   O título do filme faz referência ao livro Fahrenheit 451 (233°C, que representa a temperatura em que arde o papel), escrito em 1953 por Ray Bradbury, e também aos atentados de 11 de setembro de 2001, já que "11/9" se escreve "9/11" nos países de língua inglesa.
  Sugerindo "a temperatura que arde a liberdade", este documentário ressalta especificamente a relação entre a família Bush e pessoas próximas a ela, com membros de eminentes famílias da Arábia Saudíta (incluindo a família de Bin Laden), em uma relação que se estende durante mais de trinta anos, assim como a evacuação de familiares de Osama bin Laden organizada pelo governo de George W. Bush depois dos ataques de 11 de setembro. Se bem que essa relação de negócios entre os clãs Bush e Bin Laden não seja discutida, a mesma não é amplamente conhecida.
     A partir daí, o filme dá pistas sobre as verdadeiras razões que têm impulsionado o governo Bush a invadir o Afeganistão em 2001 e Iraque em 2003, ações que, segundo Moore, correspondem mais à proteção dos interesses das indústrias petrolíferas norte-americanas do que ao desejo de libertar os respectivos povos ou evitar potenciais ameaças. O documentário insinua que a guerra com o Afeganistão não teria como principal objetivo capturar os líderes da Al Qaeda e, sim, favorecer a construção de um oleoduto, e que o Iraque não era, no momento da invasão, uma ameaça real para os Estados Unidos, senão uma fonte potencial de benefícios para as empresas norte-americanas.

Assista ao documentário:


A Hora Mais Escura


     Os ataques terroristas sofridos pelos Estados Unidos em 11 de setembro de 2001 deram início a uma época de medo e paranoia do povo americano em relação ao inimigo, onde todos os esforços foram realizados na busca pelo líder da Al Qaeda, Osama bin Laden. Maya (Jessica Chastain) é uma agente da CIA que está por trás dos principais esforços em capturar Laden, por ter descoberto os interlocutores do líder do grupo terrorista. Com isso ela participa da operação que levou militares americanos a invadir o território paquistanês, com o objetivo de capturar e matar Bin Laden.

Veja ao trailer:





Fonte:

http://www.livrariacultura.com.br/Produto/LIVRO/COMO-USAR-O-CINEMA-NA-SALA-DE-AULA/677624?gclid=CK_RkPDym70CFY1xOgodmQwAEg

MORAES, Maria Cândido; TORRE, Saturnino de La. Sentipensar : fundamentos e práticas para reencantar a educação. Petrópolis/RJ: Vozes, 2004.

http://home.furb.br/mariadomingues/site/publicacoes/2008/eventos/evento-2008-09.pdf

http://pt.wikipedia.org/wiki/Good_Bye,_Lenin!

http://www.cineplayers.com/filme/lemon-tree/4274

http://www.adorocinema.com/filmes/filme-57572/

http://www.grupoestacao.com.br/distribuidora/filmesdoestacao/promises.htm

http://www.adorocinema.com/filmes/filme-123021/

http://cinema.uol.com.br/festival-do-rio/2010/filmes/restrepo.jhtm

http://www.adorocinema.com/filmes/filme-109821/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Fahrenheit_9/11

http://www.adorocinema.com/filmes/filme-193444/

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