E eu aqui???

Ensino médio no Brasil tem déficit de pelo menos 32,7 mil professores

TCU aponta que área de exatas tem maior déficit e só em Física faltam 9 mil docentes no País; São Paulo e Roraima se negaram a fazer auditoria.


BRASÍLIA - O Brasil tem hoje um déficit de pelo menos 32,7 mil professores no ensino médio, concentrado especialmente na área de exatas - faltam mais de 9 mil docentes apenas em Física. Ao mesmo tempo, as redes têm 46 mil docentes sem formação específica, que poderiam ser capacitados, e 61 mil fora das salas, cedidos para áreas administrativas. As conclusões são de auditoria especial do Tribunal de Contas da União (TCU).

Déficit de professores pode ser ainda maior, já que houve simplificações nos cálculos - Agência Brasil/Divulgação
A análise feita pelo TCU e Tribunais de Contas de 24 Estados e do Distrito Federal - as exceções foram Roraima e São Paulo, que não aceitaram participar - investigou cobertura, professores, gestão e financiamento do ensino médio. "Boa parte desse déficit poderia ser resolvido com melhoria de gestão", afirmou o ministro Valmir Campello, relator da auditoria.
O déficit de professores pode ser maior, uma vez que houve algumas simplificações nos cálculos para evitar superdimensionamento - por exemplo, professores que dão aulas em duas disciplinas foram registrados como dois docentes.
A investigação apurou grande número de contratos temporários. Em média, 30% dos professores do País têm contratação precária - o índice passa de 60% no Espírito Santo (66,6%), em Mato Grosso (64,8%) e em Mato Grosso do Sul (61%). "É expressivo para um tipo de contratação que deveria ser excepcional. Pode ser a maneira de alguns municípios e Estados fugirem da lei de responsabilidade fiscal", disse Campello.
Recursos. A auditoria encontrou discrepâncias significativas entre o que os Estados informam como investimento em educação no Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope), do Ministério da Educação, e outros sistemas.
Os Estados analisados e o Distrito Federal informam investimento de R$ 13,3 bilhões a mais ao MEC do que ao Relatório Resumido de Execução Orçamentária (RREO), de acompanhamento da Lei de Responsabilidade Fiscal. "Há problemas substantivos sobre qualidade e confiabilidade dos recursos aplicados na educação", afirmou Campello. A auditoria, com recomendações, será enviada ao MEC e aos Estados.

   Agora diga-me...por que estou desempregada. por que envio meu curriculo cheio de experiências, prêmios, cartas de recomendação e não sou chamada sequer para uma entrevista. Será que as escolas particulares querem mesmo professores de verdade? Acho que não, eles preferem "QI", filhos de ex-professores, gente da sociedade, brotinhos recém-formados, querem pessoas que podem ser manipuladas. Pois verdadeiros professores, aqueles que lutam pela educação melhor não se permite ser fantoche de sistemas de ensino que engessam as atitudes e criatividade do professor.

    e aí, me vem esta reportagem do ESTADO DE SÃO PAULO dizendo que há carência de professores?! Me poupem...há professores sim, mas estes são barrados por imensas pilhas de papel e exames a fazer, cursos preparatórios e etc. E muitos ainda saem com o resultado de não aptos por serem obesos. O que isso atrapa no processo de ensino e aprendizagem?? Digam-me. 


QUE BRASIL É ESSE?


#INDIGNAÇÃO




P.S. Estou aqui a espera de um trabalho.



Fonte:
http://www.estadao.com.br/noticias/vida,ensino-medio-no-brasil-tem-deficit-de-pelo-menos-32-7-mil-professores,1142781,0.htm

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