Dietas, Alimentação e Dentição.

Como os hábitos alimentares podem influenciar na qualidade de sua dentição.

O que você come pode denunciar a condição da sua saúde bucal. A sua alimentação, aliada à higienização bucal, é a grande responsável pelas condições perfeitas ou não dos seus dentes. Muitos passam a maior parte do tempo, preocupados com dietas e ginásticas para manter o corpo durinho e bonito, mas muitos se esquecem que os dentes também precisam de cuidados, ''exercício físico'' e também de uma boa alimentação para ter um sorriso de estrela: saudável, bonito e branco.

Isso significa que as dietas, os alimentos e a manutenção de dentes bonitos possuem uma incrível relação entre si. Tudo o que é consumido pelo corpo reflete na qualidade dos dentes, tanto para o bem quanto para o mal. ''Se sua dieta contiver poucos nutrientes essenciais ao corpo, a boca estará mais vulnerável a infecções'', salienta o Dentista-Cirurgião e Diretor-Executivo da Dentalpar, Dr. Armando Rodrigues Filho. ''Do que adianta um corpo esbelto, se a pessoa não consegue sorrir com segurança, esbaldando beleza estética e saúde?'', completa Dr. Armando.


O poder da mastigação

Dietas à base de sopa e líquido versus dietas com alimentos fibrosos

A mastigação é importantíssima para a saúde da mandíbula e da arcada dentária. Alimentar-se apenas com alimentos moles, que não exigem o trabalho dos dentes pode contribuir para a deteriorização dos dentes, pois consequentemente, os dentes não terão uma nutrição adequada se os mesmos não forem usados durante a mastigação.

Os alimentos propícios a estimular o exercício dos dentes são os alimentos crus. Uma dieta baseada em alimentos duros e fibrosos não só fortalece a mandíbula e os dentes, como também, ajuda a higienizar os dentes, entre eles estão: vegetais crus e frutas, como a maçã. Mas, vale ainda ressaltar que não vale se prender ao consumo da maçã, por exemplo, e esquecer da escovação, afirma Dr. Armando. Além disso, alimentos bem triturados auxiliam no sucesso das dietas. ''Para ter uma boa nutrição é preciso uma boa estrutura dentária e, para uma boa nutrição é essencial uma excelente dentição. Dessa forma, é essencial consumir bons alimentos que contém principalmente cálcio, para fortalecer a estrutura óssea do corpo, bem como os dentes'', justifica o Diretor-Executivo da Dentalpar.

Dietas à base de alimentos ácidos

As causas da erosão no esmalte do dente

Imagem relacionadaAs dietas que trazem alimentos e bebidas ácidas podem ser perigosas, pois estão relacionados à erosão dos dentes e/ou a retirada do esmalte que protege a estrutura interna dos dentes. Frutas ácidas, como limão, laranja, abacaxi, carambola, bebidas como vinhos tinto e branco, café e refrigerantes, em geral podem ser perigosos se não forem consumidos de forma balanceada e acompanhados pelo consumo de alimentos responsáveis pelo fortalecimento da estrutura dentária. 

No entanto, o Dr. Armando dá uma dica para o pós-consumo desses produtos: ''enxague a boca após o consumo de alimentos ácidos e espere 30 minutos para então escovar os dentes. Dessa forma, evita-se um maior desgaste do esmalte responsável para proteção dos dentes e evita-se a sensibilização da arcada dentária'', afirma. O Dr. Armando também alerta para a importância da higienização bucal após alimentar-se. Ao consumir chás, cafés e bebidas escuras, sem o cuidado adequado, o acúmulo de substâncias escuras podem também manchar o esmalte do dente, tornando-os mais amarelos e até enegrecidos.

Resultado de imagem para bebidas ácidas
Entre as principais conseqüências da erosão são hipersensibilidade, descoloração do dente, desgaste e deformação estrutural do dente. Na contramão, dietas em que constam alimentos integrais - massas, cereais e arroz -, legumes, vegetais, frutas variadas em destaque às fibrosas - como maçã e pêra - além de peixes, castanhas, grãos e sementes, queijo, iogurte, leite - fontes de cálcio e vitamina D - fortalecem os dentes e suas estruturas, auxiliando no combate à erosão.


Dietas com ausência de vitaminas e minerais

A saúde bucal sofre com a falta de nutrientes capazes de proteger contra doenças bucais

As vitaminais e os sais minerais são substâncias importantíssimas para a ''regularização'' do seu organismo. Suas funções são de proteger a pele, a visão e os dentes. Essas substâncias têm o poder de aumentar a resistência do organismo contra infecções e doenças. Entre os alimentos podemos citar frutas - maçã, laranja, banana, e verduras - alface, agrião, espinafre, couve. A desnutrição, principalmente a infantil, pode provocar problemas periodentais. ''Isso significa que as dietas pobres em minerais e vitaminas, como cálcio, vitamina D e fósforo pode também causar a hipoplasia* do esmalte. 
Resultado de imagem para cariesO resultado é representado pelos defeitos e irregularidades na superfície do dente'', explica o Dr. Armando.
*Hipoplasia dental, como explica Dr. Armando, é um defeito na formação dos dentes. Pessoas que possuem a hipoplasia dental apresentam manchas no esmalte do dente e estética dental danificada. Essas pessoas se tornam mais vulneráveis à contrair cáries.


A melhor dieta para a boa formação dos dentes

Alimentos benéficos - e maléficos - que auxiliam numa excelente saúde bucal

As conseqüências de uma má alimentação e uma dieta insuficiente é a formação de cáries e gengivite. Segundo as orientações do Dr. Armando Rodrigues Filho, uma boa dieta que favorece o fortalecimento dos dentes e suas estruturas são aquelas formadas por alimentos ricos em nutrientes, como: carboidratos, ácidos graxos essenciais (encontrados em produtos gordurosos), aminoácidos (existentes nas proteínas), vitaminas e muita água. Dessa forma, o especialista recomenda ingerir rotineiramente pães, cereais, verduras, frutas, derivados do leite, carne, aves, peixes, feijão, ovos e nozes.

É importante ressaltar que alimentos com elevado teor de carboidratos, açúcar e amidos devem ser evitados, pois são eles os responsáveis pela produção dos ácidos que formam a placa bacteriana que, por sua vez, ataca o esmalte dos dentes, formando no seu processo final, a cárie. Outra dica é evitar alimentos que grudam nos dentes, pois, estes também são grandes aliados à formação da placa bacteriana. ''Evitando estes alimentos, você estará expondo menos os dentes aos ácidos da placa bacteriana e estes terão menor força para atacar o esmalte, garantindo em maior porcentagem a saúde bucal'', afirma Dr. Armando.


Fonte: Dr. Armando Rodrigues Filho - Cirurgião Dentista e Diretor-Executivo da Dentalpar, operadora de assistência odontológica.

Dr. Armando Rodrigues Filho é Cirurgião Dentista e Diretor Executivo da Dentalpar; graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA); especializado em Ortodontia e Pós-graduado em Administração de Empresas pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP).

http://guiadaculinaria.com.br/noticia_936dietas__alimentacao_e_denticao.htm#sthash.a2Pelb9P.dpuf

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NUTRIÇÃO - Tabela de Calorias dos alimentos mais servidos em nossa mesa

História - Jogo da Memória

ANÁLISE DO FILME - 10,000 AC