A Célula

  

   Os seres vivos diferem da matéria bruta porque são constituídos de células.

   Todos os seres vivos são feitos de estruturas microscópicas, conhecidas como células.

   A célula é a menor unidade estrutural de um ser vivo, capaz de existir de maneira independente e se reproduzir.

  Foi descoberta em 1665 pelo inglês Robert Hooke. O cientista utilizou o termo célula para designar as pequenas cavidades de um pedaço de cortiça – tecido vegetal morto – observadas por ele com um microscópio. Os microscópios de maior resolução permitiram novos avanços no estudo das células: entre 1838 e 1839, o botânico Matthias J. Schleiden e o fisiologista Theodor Schwann concluem que tanto os animais quanto os vegetais são constituídos por células.

  

 Alguns organismos, como as bactérias e amebas, são unicelulares, isto é, consistem apenas de uma única célula. Mas a maioria dos organismos, incluindo humanos, são feitos de bilhões de células, ou seja, são pluricelulares.

  Quando as células se agrupam, formam os tecidos. O tecido pode ser definido como um conjunto de células semelhantes, adaptadas a uma determinada função.

A organização de uma célula

 Na maioria dos seres vivos, as células são constituídas por três partes básicas: membrana plasmática, citoplasma e material genético.

  A célula é a menor parte dos seres vivos com forma e função definidas. Por essa razão, afirmamos que a célula é a unidade estrutural dos seres vivos. A célula - isolada ou junto com outras células - forma todo o ser vivo ou parte dele. Além disso, ela tem todo o "material" necessário para realizar as funções de um ser vivo, como nutrição, produção de energia e reprodução.

 As células que formam o organismo da maioria dos seres vivos apresentam uma membrana envolvendo o seu núcleo, por isso, são chamadas de células eucariotas, e aquelas sem esta membrana são as procariotas. 

 Desta forma, quanto à estrutura celular, os seres vivos podem ser classificados em eucariontes e procariontes.

Célula Procariota ou procarionte

As células procariontes não apresentam a membrana nuclear envolvendo o material genético. Bactérias e cianofíceas são exemplos de seres vivos procariontes.

Resultado de imagem para célula procariota

Resultado de imagem para bactérias procariontes
Bactérias
Imagem relacionada
Células Eucariótica ou eucarionte

 Os eucariontes apresentam células constituídas por três partes fundamentais: membrana, citoplasma e núcleo, e compreendem a quase totalidade dos organismos.


Resultado de imagem para eucarionte


  Cada célula do nosso corpo tem uma função específica. Mas todas desempenham uma atividade "comunitária", trabalhando de maneira integrada com as demais células do corpo. É como se o nosso organismo fosse uma imensa sociedade de células, que cooperam umas com as outras, dividindo o trabalho entre si. Juntas, elas garantem a execução das inúmeras tarefas responsáveis pela manutenção da vida.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NUTRIÇÃO - Tabela de Calorias dos alimentos mais servidos em nossa mesa

História - Jogo da Memória

ANÁLISE DO FILME - 10,000 AC