A Organização dos Seres Vivos

   Imagem relacionada


Existe uma grande variedade de seres vivos. A maioria deles apresenta algumas características em comum, como composição química, metabolismo, ciclo de vida e organização celular

Composição química

Os seres vivos têm uma composição química semelhante. Algumas substâncias, como água, açúcares, gorduras, proteínas, vitaminas e ácidos nucleicos, fazem parte dessa composição química. 
Resultado de imagem para composição quimica seres vivos

Metabolismo

Todos os seres vivos obtêm energia por meio do metabolismo. Metabolismo é um conjunto de processos químicos que permite todo ser vivo adquirir energia dos alimentos ingeridos. Essa energia será utilizada para realizar funções vitais, tais como a respiração, o crescimento e a reprodução. 

Imagem relacionada


Ciclo de vida

Todo ser vivo tem um ciclo de vida. O ciclo de vida é o conjunto das fases da vida de um ser vivo, que geralmente inclui as seguintes etapas: nascimento, crescimento, reprodução, envelhecimento e morte. A reprodução permite que os seres vivos deem origem aos seus próprios descendentes.

Resultado de imagem para ciclo de vida nasce cresce morre

A reprodução pode ser assexuada ou sexuada

Na reprodução assexuada, um ser vivo dá origem a outro ser, com características idênticas. Ocorre em microrganismos e em algumas espécies de plantas e de animais. 

Resultado de imagem para reprodução assexuado

Resultado de imagem para reprodução assexuado

Resultado de imagem para reprodução assexuado planta


Na reprodução sexuada, ocorre a combinação do gameta feminino com o gameta masculino para gerar um novo ser vivo. A maioria das espécies de plantas e de animais se reproduz sexuadamente.

http://www.ciencianamedida.com.br/2018/04/o-paradigma-da-reproducao-assexuada-em.html
Imagem relacionada


Organização celular

Todo ser vivo, com exceção dos vírus, é formado por pequenas estruturas vivas chamadas células. A célula é a unidade fundamental dos seres vivos, capaz de realizar as reações químicas que compõem o metabolismo. 
Alguns seres vivos são formados por apenas uma célula e, por isso, são chamados unicelulares, por exemplo, a ameba. Seres formados por duas ou mais células são chamados pluricelulares

Na maioria dos seres pluricelulares, as células que apresentam estruturas e funções semelhantes estão agrupadas, formando tecidos. Os diferentes tecidos podem reunir-se e constituir um órgão. Um conjunto de sistemas que agem de forma integrada constitui um organismo. 

Imagem relacionada







Apostila UNO – Ensino Fundamental 7, página5-7, editora GrupoSantillana

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NUTRIÇÃO - Tabela de Calorias dos alimentos mais servidos em nossa mesa

História - Jogo da Memória

ANÁLISE DO FILME - 10,000 AC