Postagens

Química - Íons

Imagem
     Para um átomo ser eletricamente neutro ele precisa ter a mesma quantidade de prótons e elétrons, mas como nem sempre isso ocorre, surge então os compostos denominados de íons. Íons são átomos que perderam ou ganharam elétrons em razão de reações, eles se classificam em ânions e cátions:  Ânion: átomo que recebe elétrons e fica carregado negativamente.  Exemplos: N-3, Cl-, F-1, O-2.  Cátion: átomo que perde elétrons e adquire carga positiva.  Exemplos: Al+3, Na+, Mg+2, Pb+4.  Quando ocorrem ligações entre íons positivos e negativos denominamos de Ligações Iônicas.  Um exemplo prático de ligação iônica é a que ocorre na formação de Cloreto de sódio, o nosso sal de cozinha cuja fórmula é NaCl, veja a reação:  Na+ + Cl- → NaCl  Só para relembrar:  Ânions – íons negativos;  Cátions – íons positivos.  Vamos então resolver alguns problemas que envolvem íons e prótons:  Primeiro é preciso destacar que ÂNIONS possuem número de elétrons maior

A Organização dos Seres Vivos

Imagem
    Existe uma grande variedade de seres vivos. A maioria deles apresenta algumas características em comum, como composição química , metabolismo , ciclo de vida e organização celular .  Composição química Os seres vivos têm uma composição química semelhante. Algumas substâncias, como água, açúcares, gorduras, proteínas, vitaminas e ácidos nucleicos, fazem parte dessa composição química.  Metabolismo Todos os seres vivos obtêm energia por meio do metabolismo. Metabolismo é um conjunto de processos químicos que permite todo ser vivo adquirir energia dos alimentos ingeridos. Essa energia será utilizada para realizar funções vitais, tais como a respiração, o crescimento e a reprodução.  Ciclo de vida Todo ser vivo tem um ciclo de vida. O ciclo de vida é o conjunto das fases da vida de um ser vivo, que geralmente inclui as seguintes etapas: nascimento, crescimento, reprodução, envelhecimento e morte. A reprodução permite que os seres vivos deem

A Célula

Imagem
      Os seres vivos diferem da matéria bruta porque são constituídos de células.    Todos os seres vivos são feitos de estruturas microscópicas, conhecidas como células.    A célula é a menor unidade estrutural de um ser vivo, capaz de existir de maneira independente e se reproduzir.   Foi descoberta em 1665 pelo inglês Robert Hooke. O cientista utilizou o termo célula para designar as pequenas cavidades de um pedaço de cortiça – tecido vegetal morto – observadas por ele com um microscópio. Os microscópios de maior resolução permitiram novos avanços no estudo das células: entre 1838 e 1839, o botânico Matthias J. Schleiden e o fisiologista Theodor Schwann concluem que tanto os animais quanto os vegetais são constituídos por células.     Alguns organismos, como as bactérias e amebas, são unicelulares, isto é, consistem apenas de uma única célula. Mas a maioria dos organismos, incluindo humanos, são feitos de bilhões de células, ou seja, são pluricelulares.

Cantando para Aprender - ÁGUA

Imagem
    Os alunos dos 6° ano da Escola Estadual Leontina Silva Busch estão engajados no projeto "Escola em Ação" - Água e Energia. E em mais uma etapa deste projeto, as classes irão apresentar canções que abordam o tema água. As músicas falam do ciclo da água, do cuidado com o desperdício, da preservação das nascentes e até da importância da água para produção da energia elétrica.       Abaixo estão os vídeos inspiradores das canções que serão apresentadas. De Gotinha Em Gotinha  - Palavra Cantada  Água é uma gota de chuva É uma gota de nuvem É uma gota de água pra viver Água é uma gota de chuva É uma gota de nuvem É uma gota de água pra viver De gotinha em gotinha Brilha no orvalho da manhã De gotinha em gotinha Limpa o oceano de amanhã Água é uma gota de chuva É uma gota de nuvem É uma gota de água pra viver De gotinha em gotinha Brilha no orvalho da manhã De gotinha em gotinha Limpa o oceano de amanhã É pra cuidar, pu

Sinopse do filme "Jurassic Park - O Parque dos Dinossauros"

Imagem
Lançamento: 13 de junho de 1993 (2h2min) Dirigido por: Steven Spielberg Atores principais: Sam Neill, Laura Dern, Jeff Goldblum mais Gênero: Aventura , Ficção científica Nacionalidade: EUA         John Hammond criou recentemente o Jurassic Park, um parque temático habitado por dinossauros clonados a partir do DNA extraído de insetos preservados em âmbar pré-histórico. O parque está localizado na Ilha Nublar, próxima à Costa Rica. Depois que um operário do parque é atacado por um velociraptor, os investidores de Hammond, representados pelo advogado Donald Gennaro, exigem que especialistas visitem o parque e verifiquem se ele é seguro. Gennaro convida o matemático Ian Malcolm, enquanto Hammond convida o paleontólogo Alan Grant e a paleobotânica Ellie Sattler, que se juntam na ilha aos dois netos de Hammond, Tim e Lex Murphy. Enquanto o grupo, em dois carros, faz um passeio pelo parque, Hammond observa-os, juntamente com Ray Arnold e Robert Muldoon, técnico-chefe e guarda-flore

Teia Alimentar

Imagem
   Cadeias alimentares são representadas por uma relação alimentar entre produtores, consumidores e decompositores, na qual a energia flui entre esses indivíduos a partir dos seres autotróficos, que, a partir da fotossíntese ou quimiossíntese, são capazes de transformar a matéria inorgânica em orgânica, sendo essa incorporada na cadeia a partir do momento em que um indivíduo se alimenta desses organismos.    Algas, plantas e algumas bactérias e protozoários representam os produtores. Consumidores se alimentam de produtores (consumidores primários); ou daqueles que se alimentam destes (consumidores secundários). Algumas bactérias e fungos, os chamados decompositores, se nutrem de restos mortais e excretas desses componentes da cadeia alimentar, reciclando a matéria orgânica. Exemplo de cadeia alimentar: Alga     >        crustáceo            >        peixe           >           tubarão      >    fungos e bactérias  produtor           consumidor primário    consumido

Clube do Livro

Imagem
     Percebemos que a realidade atual vem afastando cada vez mais nossos alunos do ato de ler. Aspectos como computadores, videogames, TV, o acesso restrito a leitura no núcleo familiar, e a falta de incentivo, têm ocasionado pouco interesse para leitura e por conseqüência dificuldades marcantes que sentimos na escola: vocabulário precário, reduzido e informal, dificuldade de compreensão, erros ortográficos, poucas produções significativas dos alunos, conhecimentos restritos aos conteúdos escolares.        Faz-se entanto necessário que a escola busque resgatar o valor da leitura, como ato de prazer e requisito para emancipação social e promoção da cidadania. A leitura nunca se fez tão necessária nos bancos escolares. Através da leitura o ser humano consegue se transportar para o desconhecido, explorá-lo, decifrar os sentimentos e emoções que o cercam e acrescentar vida ao sabor da existência. Pode então, vivenciar experiências que propiciem e solidifiquem os conhecimentos signific