ÁGUA - Estados Físicos da Água

     Os estados físicos da água se dividem em líquida,sólido e gasoso.

Líquida: se encontra na maior quantidade no planeta. A água no estado líquido, não possui forma própria. Outra curiosidade é que a quantidade de água não muda quando transferida de um local para outro. A temperatura é um fator responsável por manter ou transformar a água em seus três estados físicos mais disponível para os seres vivos.

Sólido: é característico por possuir uma forma definida, por exemplo, a de um cubo de gelo. É importante saber que a água pura se congela à temperatura de zero grau Celsius, quando a pressão atmosférica é normal, ou seja, encontrada a nível do mar. Se pudéssemos enxergar as pequeníssimas partículas que compõem a água, notaríamos que estão bem juntas umas das outras e ocupando posições fixas, característica esta do estado sólido.

Gasoso: somos levados a pensar que a água no estado gasoso é qualquer forma de vapor-d'água. Na verdade, o vapor- d'água é diferente de água no estado gasoso. No estado gasoso, as partículas ficam muito afastadas umas das outras e não formam pequenas gotas como no vapor. A água no estado gasoso, bem como no de vapor-d'água, ocupa espaço, como no estado líquido, que se adapta aos recipientes em que se encontra. A diferença está no fato de que, se não tamparmos o recipiente que contém água neste estado físico, a água escapará para a atmosfera e ocupará um maior espaço.Então além de não ter forma definida, o estado gasoso pode também ocupar espaços ou volumes diferentes.


      Portanto, no estado sólido as moléculas de água vibram em posições fixas. No estado líquido, as moléculas vibram mais do que no estado sólido, mas dependente da temperatura do líquido (quanto mais quente, maior a vibração, até se desprenderem, passando para o estado gasoso, em um fenômeno conhecido como ebulição). Consequentemente, no estado gasoso (vapor) as moléculas vibram fortemente e de forma desordenada.

     Em consequência das mudanças de temperatura, a água sofre transformações, podendo passar de um estado para outro. Cada mudança de estado é um processo de transformação física da matéria e recebe nome distintos.

         Vaporização: mudança do estado líquido para o estado gasoso. 
      Essa mudança pode ocorrer quando aumenta-se a temperatura do líquido, chamando então ebulição, ou pela ação do vento, naturalmente, chamando-se de evaporação.
     Quando tomamos banho e enxugarmos nosso corpo, nossa toalha fica bem molhada. Passadas algumas horas, podemos perceber que a toalha secou, ou seja, a água acumulada evaporou, deixando-a seca. O mesmo acontece com as roupas lavadas, estendidas no varal. A ação do vento e o calor do sol favorecem a evaporação da água.

        Liquefação: passagem do estado gasoso para o estado líquido.
       É o caso que ocorre nas tampas das panelas. Podemos perceber que quando quentes, elas ficam cheias de água acumulada. Isso acontece porque o vapor da água se acumulam ali, fazendo com que voltem ao estado líquido. As nuvens são vapor de água condensado, acumulado.

        Fusão: passagem do estado sólido para o estado líquido. 
        Isso acontece em virtude do aumento da temperatura, ou seja, o gelo estava em um lugar muito frio e passou para um lugar mais quente.


          Sublimação: a mudança do estado sólido para o estado gasoso, sem passar pelo estado líquido. A naftalina, assim como o iodo são bons exemplos de substâncias sublimáveis.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NUTRIÇÃO - Tabela de Calorias dos alimentos mais servidos em nossa mesa

História - Jogo da Memória

ANÁLISE DO FILME - 10,000 AC