INSETOS - Caruncho

CARUNCHO

Classe: Insecta

Ordem
: Coleoptera
 

Família: várias

Espécies: Sitophilus oryzae, Sitophilus zeamais, Araecerus fasciculatus, Zabrotes subfasciatus, Acanthoscelides obtectus e Callosobruchus maculatus.

Nome vulgar: Caruncho

Também denominados de gorgulhos, os carunchos são pequenos besouros pertencentes à ordem Coleóptera.  Usualmente chamam-se de carunchos os besouros da família Curculionidae, a família mais diversa entre os seres vivos, apresentando cerca de 60.000 espécies descritas, sendo que destas em torno de 5.000 ocorrem no Brasil. Também conhecidos como bicudos, os besouros da família Curculionidae apresentam espécies que se associam a plantas específicas e atacam principalmente cereais.
Os carunchos são insetos que habitam regiões de climas quentes, sendo encontrados em todas as regiões tropicais do globo. Sitophilus oryzae é um inseto cosmopolita, possivelmente trazido da Índia e disseminado pelo mundo através de grãos contaminados transportados por navios. Além de S. oryzae e S. zeamais outras espécies também são denominadas de caruncho. Araecerus fasciculatus é um besourinho da Família Anthribidae, sendo um importante caruncho de café. No feijão podem ocorrer infestações por carunchos da Família Bruchidae como Zabrotes subfasciatus, Acanthoscelides obtectus e Callosobruchus maculatus.
Os carunchos são considerados pragas agrícolas principalmente de grãos armazenados, embora possam também infestar os grãos ainda no campo, durante o desenvolvimento e maturação destes. Embora a infestação de grãos no campo não comprometa muito a produtividade da safra, se tona prejudicial na medida em que, quando colhida, pode infestar os depósitos, comprometendo grande parte do estoque armazenado, caracterizando a chamada “infestação cruzada”.  As infestações são prejudiciais aos grãos e à agricultura, pois afetam o valor nutricional do grão e diminuem seu poder germinativo, levando à desvalorização do produto. Além disso, podem provocar aumento da umidade dos grãos, propiciando condições para o desenvolvimento de patógenos, como fungos. Esses insetos ao infestarem produtos armazenados encontram alimento fácil em quantidade e qualidade, abrigo, temperatura e umidade favoráveis.
       Ao visualizar estas pragas no alimento, eliminar o produto. Realizar limpeza no móvel que acondiciona o alimento infestado e não armazenar grãos, farelos, farinhas e rações por períodos longos. Avaliar a origem dos produtos a serem consumidos.
 Se houver necessidade de uma desinsetização consultar uma empresa dedetizadora especializada para realizar expurgos.


Callosobruchus maculatus







Sitophilus oryzae e S. zeamais

        




Araecerus fasciculatus














Acanthoscelides obtectus
















Como controlar carunchos em armários? 

A melhor forma de controle é manter os armários limpos e os alimentos não contaminados, protegidos por sacos plásticos, ou potes de lata ou plásticos. Aspire os armários muito bem. Não use água e sabão, apenas aspire. E aspire uma semana após ter recolocado o que estava lá dentro. A água e sabão fazem apenas uma pasta com a farinha que está nas rachaduras e nas fendas, você nunca irá retirar a farinha, e esta continuará servindo de alimento para os carunchos. Os produtos que já estiverem atacados deverão ser eliminados. Para matar os carunchos, basta colocar os alimentos em água fervente ou dentro do freezer por 2 horas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NUTRIÇÃO - Tabela de Calorias dos alimentos mais servidos em nossa mesa

História - Jogo da Memória

ANÁLISE DO FILME - 10,000 AC