ECOLOGIA - Níveis Tróficos

NÍVEL TRÓFICO 
Posição do organismo numa cadeia alimentar.
A cadeia alimentar é uma seqüência linear de seres vivos, uns servindo de alimentos a outros. É um modelo simplificado para compreendermos a relação trófica que existe entre os organismos nos ecossistemas.

     PLANTA               HERBÍVORO      →    CARNÍVORO
1º Nível Trófico               2º Nível Trófico               3º Nível Trófico

1º NÍVEL TRÓFICO

Produtores - São sempre seres autótrofos (que produzem seu próprio alimento).

São obrigatoriamente a base de qualquer cadeia alimentar.

A energia transformada a partir da luz solar e do gás carbônico (fotossíntese) será repassada a todos os outros componentes da cadeia alimentar. Os principais produtores conhecidos são as plantas e algas microscópicas (fitoplâncton).

2º e 3° NÍVEL TRÓFICO

Consumidores - São os organismos que necessitam alimentar-se de outros organismos para obter energia, uma vez que são incapazes de produzir seu próprio alimento. Se alimentam dos seres autótrofos e de outros heterótrofos. São os seres herbívoros e carnívoros.

DECOMPOSITORES

São organismos que atuam na transformação da matéria orgânica em matéria inorgânica, fazendo com que estes compostos retornem ao solo para serem utilizados novamente por outro produtor, gerando uma nova cadeia alimentar. Os decompositores mais importantes são bactérias e fungos. Eles fazem parte do final de uma cadeia alimentar quando esta se inicia com um ser fotossintetizante.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NUTRIÇÃO - Tabela de Calorias dos alimentos mais servidos em nossa mesa

História - Jogo da Memória

ANÁLISE DO FILME - 10,000 AC