Hemorróidas


O que são hemorróidas?
         O termo hemorróidas refere-se à condição na qual as veias ao redor do ânus ou reto inferior ficam inchadas e inflamadas. Hemorróidas podem ser resultado de esforço para evacuar. Outros fatores que contribuem para a hemorróida são gravidez, constipação crônica, diarréira e intercurso anal. A hemorróida pode ser dentro do ânus (interna) ou abaixo da pele ao redor do ânus (externa).




As hemorróidas são divididas em dois tipos principais: as internas e externas. “Na verdade, as internas são as verdadeiras hemorróidas”, explica o professor João de Aguiar Pupo Neto, chefe do serviço de Proctologia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho.
As hemorróidas internas são divididas em quatro graus: “As de primeiro grau são aquelas que não saem para fora do ânus (não se prolapsam), mas podem eventualmente sangrar. As de segundo grau se prolapsam, mas se reduzem espontaneamente. Consideram-se de terceiro grau as que se prolapsam e não se reduzem espontaneamente. Nestes casos, é necessário redução manual ou digital. Já as de quarto grau são aquelas que, mesmo se empurradas para dentro, saem de novo. Ou sejam, estão permanentemente exteriorizadas”, explica o professor. O sangramento está presente em todos os graus. E não existe dor, já que as hemorróidas internas localizam-se em uma região de poucas terminações nervosas sensitivas.
As hemorróidas externas podem ser classificadas em dois tipos. O primeiro são os chamados plicomas, “que são excessos de pele na região perianal”, afirma doutor Pupo. Se elas não incomodarem, não é necessária intervenção cirúrgica. No entanto, caso o paciente apresente dificuldades para limpá-las, ou se elas inflamarem, o ideal é que se faça uma cirurgia para sua retirada.
Quais são os sintomas da hemorróida?
Embora muitas pessoas tenham hemorróidas, nem todas experimentam sintomas. O sintoma mais comum da hemorróida interna é sangue vermelho vivo cobrindo as fezes, sobre o papel higiênico, ou na privada. Porém, uma hemorróida interna pode projetar-se através do ânus para fora do corpo, ficando irritada e dolorida. Sintomas da hemorróida externa podem incluir inchaço doloroso ou protuberância dura ao redor do ânus resultante do coágulo sangüíneo. Essa condição é chamada de hemorróida externa trombosada. Adicionalmente, o excesso de esforço e atrito ao redor do ânus podem causar irritação com sangramento e/ou coceira, o que provoca um ciclo vicioso de sintomas. Hemorróidas geralmente não são perigosas ou requerem tratamento para toda a vida. Na maioria dos casos, os sintomas da hemorróida somem em poucos dias.


Como é o diagnóstico da hemorróida?

É importante uma avaliação criteriosa e diagnóstica apropriada pelo médico toda vez que houver sangramento através do reto ou sangue nas fezes. O sangramento pode também ser sintoma de outras doenças no aparelho digestivo, incluindo câncer colorretal. O médico examinará o ânus e reto para procurar por vasos sangüíneos inchados que indicam hemorróidas, e também fará exame retal digital com o dedo em luva lubrificada para tentar sentir anomalias. Avaliação mais precisa do reto para hemorróidas requer exame com anuscópio, um tubo iluminado útil para ver hemorróidas internas, ou com proctoscópio que é usado para examinar mais completamente o reto inteiro. Para verificar outras causas de sangramento gastrintestinal, o médico pode examinar o reto e cólon inferior com um sigmoidoscópio, ou todo o cólon com um colonoscópio.

         Causas

As hemorróidas são causadas por dois fatores principais: hereditários e adquiridos. “Os hereditários são os mais importantes, mas os adquiridos têm também o seu papel, e são causados por hábitos inadequados, tanto da função intestinal quanto do ato da evacuação”, explica Pupo.
Pessoas que ingerem pouca quantidade de fibras, por exemplo, têm constipação intestinal, e necessitam fazer um grande esforço para eliminação das fezes. “Isso provoca um traumatismo local e ajuda a formação das hemorróidas, forçando aquelas veias a se dilatarem e a irem aumentando com o tempo”, esclarece o professor.
Outra causa da doença são os maus hábitos, que podem passar despercebidos. Sentar-se por várias horas no vaso sanitário não é recomendável, já que também força as veias da região anal, e facilita a formação das hemorróidas. O indivíduo apenas deve utilizar a privada quando sentir vontade de evacuar.
 
Como tratar hemorróidas?
         O diagnóstico das hemorróidas é feito por um exame proctológico, com instrumentos especiais, pela inspeção anal, o toque retal e a anuscopia. “Sempre que o paciente sangrar e tiver os sintomas de hemorróidas, ele deve procurar um especialista. Porque um pouco acima destas hemorróidas pode haver um tumor no intestino, de grande incidência. Em 2005, o INCA previu o surgimento de mais de 25 mil novos casos deste câncer, só no Brasil. Este número pode ser menor do que realmente acontece, porque estes dados são baseados nos registros de casos encaminhados ao INCA, atesta o professor. É importante esclarecer que o exame proctológico é indolor, a idéia que assusta os pacientes e impede de procurar o especialista é o causada pelo desconhecimento.

      O tratamento depende do grau. “Para o primeiro grau, em geral trata-se apenas com dietas e bons hábitos. Às vezes, até a de segundo grau pode ser tratada assim, pela melhora do hábito intestinal e da dieta. As de primeiro grau tratamos com esclerose (você injeta um líquido por baixo da hemorróida, na sub-mucosa, para parar de sangrar) ou infra-vermelho (fazer uma pequena queimadura no local das hemorróidas). Para as de segundo e terceiro graus, recomenda-se o tratamento com a ligadura elástica. São anéis que estrangulam as hemorróidas, fazendo-as secarem e caírem. No caso daquelas de terceiro com componente externo associado e  as de quarto grau, o tratamento é sempre cirúrgico”, esclarece o professor.
      É muito comum os pacientes confundirem fissuras anais, doenças venéreas, ou até mesmo tumores de canal anal com hemorróidas. As causas, sintomas e tratamento destas doenças são distintos. “Um problema comum é a trombose ou hematoma anal, caracterizada pelo aparecimento de um abaulamento em volta do ânus, de cor arroxeada, duro, e muito dolorido”, afirma professor Pupo.
     O tratamento da trombose anal pode ser de dois tipos: se ela já passou da fase crítica, de dor intensa, ela deve ser tratada clinicamente, com banhos de assento de água morna e higiene local. Se elas estão na fase aguda, o melhor é retirar o trombo, através de pequena cirurgia, ou então utilizar assento de água fria (com gelo). Além disso, repousar e deitar de barriga para baixo são recomendados. No caso de gestantes, é indicado que ela deite virada para o lado esquerdo.
- Por isso, o recomendável é o paciente sempre procurar um médico especialista, ao apresentar sangramento e dor na região anal. Só a ajuda profissional pode dar um bom encaminhamento ao caso e muitas vezes prevenir uma doença mais grave -, conclui o especialista.

 
Como prevenir hemorróidas?


Prevenir o reaparecimento de hemorróidas necessitará aliviar a pressão e esforço da constipação. O médico geralmente recomenda aumentar a ingestão de fibras e líquidos na dieta. Comer a quantidade correta de fibras e beber de seis a oito copos de líquidos (não alcoólicos) resultará em fezes mais macias, as quais colocaram menos pressão nas hemorróidas causadas pelo esforço de evacuar. Boas fontes de fibras incluem frutas, vegetais e grãos integrais. Adicionalmente, o médico poderá sugerir suplemento alimentar de fibras. Em alguns casos, é necessário que hemorróida seja tratada endoscopicamente ou com cirurgia. Esses métodos são usados para encolher e destruir o tecido.
         A melhor forma de prevenir hemorróidas é manter as fezes macias, de modo que elas sejam evacuadas facilmente, e esvaziar o intestino assim que sentir vontade de evacuar. Exercício físico, incluindo caminhada, e elevação de fibras na dieta podem reduzir a constipação e esforço para evacuar. 

FONTE: http://www.copacabanarunners.net/hemorroidas.html
                http://www.olharvital.ufrj.br/2006/index.php?id_edicao=098&codigo=9

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NUTRIÇÃO - Tabela de Calorias dos alimentos mais servidos em nossa mesa

História - Jogo da Memória

ANÁLISE DO FILME - 10,000 AC