TROMBOSE

TROMBOSE

       As veias são os vasos do sistema circulatório que trazem o sangue de volta ao coração, depois que as artérias levaram este sangue oxigenado a todos os órgãos do corpo:

 Sistema Circulatório = Sistema Arterial + Sistema Venoso

        O coágulo sanguíneo representa a transformação do sangue da sua forma líquida em sólida, através de diversas reações químicas dos componentes sanguíneos (proteínas, hemácias, etc.).
       O trombo é o termo utilizado para definir a formação de um coágulo do próprio sangue de uma pessoa dentro de seus próprios vasos - daí o termo Trombose.

      A  trombose venosa representa a formação deste coágulo (trombo) dentro das veias (sistema venoso) desta pessoa. O trombo impede a passagem e o fluxo normal do sangue naquele vaso, criando um grave problema para todo o sistema circulatório.
 O QUE É TROMBOSE VENOSA PROFUNDA?
       A TVP (Trombose Venosa Profunda) significa que o coágulo está localizado nas veias profundas (internas) das pernas.
QUANDO É CONSIERADA AGUDA OU CRÔNICA?
       Ela pode ser aguda quando o tempo entre a formação do coágulo e o diagnóstico não ultrapassa duas semanas. A partir da 3ª semana, ela passa a ser considerada crônica, por causa das transformações que acontecem no coágulo - ele se torna uma fibrose (como se fosse uma cicatriz) dentro da veia.
QUANTAS PESSOAS TÊM ESSA DOENÇA NO MUNDO?
        Estudos de diversos países indicaram que a incidência de trombose venosa na população é de 1.5%, sendo a TVP (Trombose Venosa Profunda) a 3ª causa mais comum de doenças do sistema cardiovascular. 
        São identificados 300.000 novos casos de trombose venosa aguda todos os anos, levando a aproximadamente 600.000 internações hospitalares por ano.
Texto elaborado pelo Dr. Franciso Osse
       Segundo o professor do departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da UFMG, Marco Túlio Baccarini Pires, a doença é também resultado da imobilização do paciente durante as internações, ou após cirurgias mais complexas.

        Sem os movimentos, a circulação se torna mais difícil e as chances de formação de trombos aumenta. Mas há grupos sob maior risco, mesmo fora dos hospitais. "A simples elevação dos pés da cama do doente, o uso de faixas ou meias de compressão, fisioterapia e até a retirada precoce do paciente do leito podem reduzir o risco de trombose", diz o professor do departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da UFMG, Marco Túlio Baccarini Pires. "Nos casos de maior risco, podem-se ainda usar medicamentos específicos".
         O perigo imediato da trombose é a chamada embolia pulmonar. O problema ocorre quando os trombos se fragmentam e pequenos coágulos migram pela circulação até os pulmões, entupindo vasos onde o sangue deve ser oxigenado antes de voltar a "alimentar" o corpo. O paciente corre risco de vida.

         A longo prazo, os trombos podem levar a uma inflamação na parede dos vasos sangüíneos - a chamada flebite. O funcionamento das veias é afetado, gerando lesões que minam a qualidade de vida do paciente, como úlceras e o escurecimento da pele, grandes varizes e o inchaço do local.


Dr. Francisco Osse no SBT, é entrevistado pelo Jornal do SBT


Os Fatores de Riscos

Algumas condições podem predispor o paciente a sofrer de trombose:

Idade acima de 40 anos

  • Varizes grandes
  • História anterior de trombose
  • Uso de anticoncepcionais orais ou da reposição hormonal
  • Cigarro
  • Alterações genéticas que afetam o mecanismo de coagulação
  • Cirurgias de médio e grande portes
  • Infecções e doenças graves
  • Traumatismos
  • Gravidez e pós-parto
  • Imobilização prolongada

Sinais de Alerta 

As veias das pernas são as mais atingidas pela 
trombose - em quase 90% dos casos. Veja quais os sintomas mais comuns:

  • Dor intensa
  • Inchaço nas pernas
  • Vermelhidão e calor no local
  • Endurecimento da musculatura da perna
  • Formação de nódulos dolorosos nas varizes

 Cuide-se 

O que os médicos recomendam:

       
·         Fique atento à evolução das varizes. E procure o médico diante do aparecimento de nódulos, calor e vermelhidão no local.
     
       ·         Jamais combine cigarro com as pílulas anticoncepcionais ou a terapia de reposição hormonal. O risco de trombose aumenta nesses casos.
     
      ·         No caso de uma cirurgia, converse com seu médico sobre os cuidados para evitar a trombose, mesmo depois de receber alta do hospital.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NUTRIÇÃO - Tabela de Calorias dos alimentos mais servidos em nossa mesa

História - Jogo da Memória

ANÁLISE DO FILME - 10,000 AC