Dia Mundial Anti-fumo
Hoje é o dia Mundia anti-fumo, ou seja, dia do combate ao cigarro. O Estado de São Paulo criou uma lei que proíbe o fumo em lugares públicos e ambientes fechados. Outros estados estão começando a seguir o exemplo. O cigarro é um droga lícita, ou seja, não é proibido por lei. Contudo é umas das drogas mais viciantes e populares do mundo, causando mal ao fumante e para quem respira o mesmo ar.
Seguem os problemas ocasionados pelo fumo: -Diminuição dos batimentos cardíacos, da pressão arterial e da respiração.
-câncer do pulmão, da boca, da garganta, do esôfago, da laringe e da bexiga.
-Angina de peito e infarto do miocárdio.
-Isquemias ou hemorragias cerebrais.
-doença pulmonar obstrutiva crônica.
-Maior risco de contrair câncer dos rins, pâncreas e estômago.
-tosse típica.
-Maior probabilidade de sofrer bronquite crônica e enfisema.
- Impotência Sexual.
Entre as mulheres, tendência de entrar na menopausa mais cedo, acarretando maior chance de desenvolver osteoporose. Com o uso de anticoncepcionais orais (pílula), as chances de morrerem por problemas cardíacos é três vezes maior do que aquelas que não usam pílulas e não fumam.
O uso do fumo durante a gravidez traz conseqüências ainda mais terríveis, pois afeta também a criança. A nicotina diminui a quantidade de oxigênio e de nutrientes para o feto. Eis algumas destas conseqüências:
- Aumenta a probabilidade de abortos, partos prematuros e mortalidade fetal.
- Maior risco de morte súbita do bebê, problemas pulmonares e anomalias fetais.
- Quanto maior o número de cigarros fumados, menor o peso do recém-nascido.
- Pode haver intoxicação pela nicotina durante a amamentação, causando agitação, diarréia, irritabilidade e taquicardia no bebê.
- Aumenta a probabilidade do recém nascido contrair pneumonia e bronquite.
- Desenvolvimento físico e mental em geral inferior aos filhos de mães não-fumantes.
Outro grande problema na questão do fumo são os chamados fumantes passivos. Não fumantes constantemente expostos à fumaça de cigarro aumentam o risco de câncer em 10 a 30%. As crianças são as mais atingidas, apresentando maior freqüência de problemas respiratórios agudos. Estima-se que cerca de 20% dos casos de câncer de pulmão são fumantes passivos.
Um dos mitos que cercam esta droga é o de que cigarros com baixos teores são mais seguros do que os cigarros comuns. O cigarro não é gostoso, não é bonito fumar, não faz bem à saúde e ninguém merece o cheiro fétido de um fumante!!! Sejam honestos consigo mesmos e não façam nada para ter que se enturmar ou parecer legal aos olhos de outros. seja você mesmo, seja feliz e seja saudável.
DIGA NÃO AO CIGARRO!!
Comentários
Postar um comentário