Educação Física

  Adoro esportes, e esta semana dei algumas aulas de Educação Física.
  Geralmente a Educação Física na escola é vista como uma disciplina complementar, como se ela fosse menos importante do que Matemática, História ou Língua Portuguesa. Será que é verdade? É preciso compreender que a Educação Física é uma disciplina obrigatória do currículo escolar e que apresenta características próprias. 
    Na prática da Educação Física na escola o aluno tem a oportunidade de conhecer diferentes esportes e de conhecer seu próprio corpo e seus limites.
     Acredito que a Educação Física nas escolas não é bem trabalhada. Aos alunos são entregues a bola e "façam o que quiserem", como se fosse diversão. Mas acredito que existe muitos professores dispostos a se darem o trabalho de desfazer esta cultura da diversão e realmente orientar seus alunos na prática da educação física como está descrito nos parâmetros curriculares nacionais (PCNs): "Uma aula de Educação Física deve trabalhar as suas próprias especificidades e se inter-relacionar com os outros componentes curriculares".
      Desta forma, a escola deve oferecer a seus alunos “jogos, ginásticas, esportes e lutas”, o que compreende atividades como ginástica artística, ginástica rítmica, voleibol, basquetebol, salto em altura, natação, capoeira e judô. Também deve abranger atividades relacionadas à expressão corporal, como a dança, por exemplo, e propor o ensino de conceitos básicos sobre o próprio corpo, que se estendem desde a noção estrutural anatômica, até a reflexão sobre como as diferentes culturas lidam com esse instrumento.


  
       
     Como não fui exatamente preparada para tal complexidade de informações, passei aos alunos o alongamento necessário antes da prática esportiva, e sobre orientação de regras, os alunos praticaram o futebol. O esporte mais adorado entre eles.





      Além do futebol, os meninos mostram preferência por uma dança! Sim, dança. Chamada de free step.
      O Free Step, segundo o wikipédia é uma dança que consiste em deslizar sobre o chão fazendo movimentos com as pernas e geralmente com as mãos sob as batidas da música eletrônica. A dança baseia-se em movimentos elaborados, e até inclusão de outros passos de danças dentro dele, como por exemplo, Melbourne ShuffleJumpstyle e C-Walk. A dança foi aderida por muitos jovens no Brasil inteiro.
      E aqui está uma demonstração do que estes meninos podem fazer!






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NUTRIÇÃO - Tabela de Calorias dos alimentos mais servidos em nossa mesa

História - Jogo da Memória

ANÁLISE DO FILME - O Dia Depois de Amanhã