O modelo geocêntrico de Ptolomeu
A teoria geocêntrica, atualmente refutada pela ciência, afirmava que a Terra era o centro do universo, e enorme foi sua influência sobre a ciência grega e a medieval por cerca de 1300 anos. O modelo geocêntrico, também conhecido como sistema ptolomaico, fora desenvolvido por filósofos da Grécia Antiga, porém, coube ao filósofo Cláudio Ptolomeu de Alexandria, que viveu por volta de 90-168 d.C., escrever o trabalho grego definitivo em que a teoria geocentrista tentava explicar como os planetas, o Sol, e até mesmo as estrelas orbitavam em torno da Terra.Apesar das suas dificuldades e complexidade, o modelo geocêntrico sobreviveu até o século XVI.
Naqueles tempos parecia razoável assumir que a Terra era estacionária, pois nada evidenciava o seu movimento. Além disso, o fato de que objetos quando jogados para cima caírem sempre em direção à Terra praticamente no mesmo ponto de onde foram lançados parecia no mínimo um suporte sustentável para a teoria geocêntrica. Na Idade Média, sendo a visão de mundo o teocentrismo (centrado em Deus), logo a ideia do geocentrismo persistiu uma vez que a ciência naquela época era um ramo da teologia. Se persistiu por tanto tempo é por que funcionava! Mas, a refutação científica do geocentrismo é associada com o trabalho do astrônomo polonês Nicolau Copérnico (1473 - 1543).
Os alunos do 6 ano, após conhecer sobre Cláudio Ptolomeu e Nicolau Copérnico, e os modelos sobre o Universo que desenvolveram, tiveram que desenvolver seus próprios modelos para explicar os Modelos Geocêntrico e Heliocêntrico.
Comentários
Postar um comentário