Primavera
Em virtude da inclinação em que a Terra se encontra, algumas de suas regiões recebem a radiação solar em quantidades e inclinações diferentes, sendo que em determinadas épocas recebem mais luz e em outras, menos luz, a que são denominadas estações do ano.


Com isso, ocorre o aumento na reprodução das espécies da flora, que necessitam da água para a fecundação das sementes, além da reprodução da fauna em virtude do aumento das temperaturas.
Para a reprodução, as plantas contam com agentes polinizadores, como o vento, as aves e os insetos. Após chegar ao estigma (parte do órgão reprodutor feminino da planta), o grão de pólen cresce, indo ao encontro dos gametas masculinos, para que seja fecundado e o óvulo se transforme em semente.

A característica mais marcante do período primaveril é o aparecimento das flores. O Brasil é possuidor de uma flora abundantemente diversificada, com mais de 55 mil espécies, desde as mais simples (pragas) como as mais raras e difíceis de ser encontradas.
As bromeliáceas são as mais comuns, chegando a uma variação de mil e duzentas espécies. Além dessas, temos plantas exóticas, plantas medicinais, espécies arbóreas, palmáceas (palmito, açaí e coco), restingas, mangues, florestas de araucária e campos de altitude, orquídeas, mirtáceas, etc.
Porém, devido à poluição do meio ambiente, várias espécies da flora brasileira encontram-se ameaçadas de extinção e mesmo com a chegada da primavera não é possível encontrá-las em maiores quantidades. O homem precisa criar consciência de que não existe vida sem natureza, pois a natureza é a própria vida!
Comentários
Postar um comentário