Reprodução
Reprodução Sexuada
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhgdA-sIYx1DfQxTk2z_G2OYD6JayKU3NNKIW3Eg7s68T-lkLmZaEkoVXlpkCcZCwaZljDzJg-xiKYiod7R_YI4cvQ1wZCSixzGy2k_drIHW3OQg4ppT5H5wFxvUfVuI9Ir9FTlXsay8xI/s400/J4-NAMORO.jpg
A reprodução faz parte do ciclo de vida dos seres vivos. Através dela, os organismos adultos produzem descendentes, "filhos". Para realizar esta função, os seres vivos podem utilizar-se de dois meios de reprodução:
- Reprodução Assexuada Leia mais
- Reprodução Sexuada
Na reprodução sexuada é necessário o envolvimento de dois seres vivos, pois ela acontece da união de duas células especiais, chamadas gametas. Cada indivíduo neste envolvimento libera seus gametas, que se fundem formando um novo indivíduo.
Os gametas são também chamadas de células sexuais.
Os seres vivos do sexo feminino, produzem células sexuais femininas. E os do sexo masculino, produzem células sexuais masculinas.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjTEeZBfgrkF5d00QjaNfRBtzZi8tcnNcVsKp0iWwmrxRMdG-chn8SACdxJ7EUEpfVqgiPg_NPkVURoMU6AjEj5apJFj59kc-OFBiqWYkTPAP3UEa8g79tbYCxlujcuzX7Vy5BcOJDQbA/s1600/GAMETAS.png
Com exceção dos vírus e bactérias, todos os demais seres vivos utilizam dessa via reprodutiva para perpetuação da espécie.
A união dos gametas é chamada de fecundação ou fertilização. Por esse processo os gametas, de uma mesma espécie, se fundem para originar a célula ovo (zigoto) que dará origem a um novo indivíduo.
Durante a fusão, os núcleos gaméticos se unem, havendo uma mescla do conteúdo cromossômico, do DNA presente em cada gameta. Assim, esse mecanismo torna-se importante, porque existe o compartilhamento de material genético, o que aumenta a variabilidade genética.
Nos animais, por exemplo, na espécie humana, os espermatozoides (gameta masculino) são células pequenas e móveis, enquanto o óvulo (gameta feminino) é uma célula grande e sem mobilidade própria.
Os organismos com reprodução sexuada podem receber as seguintes denominações de acordo com a complexidade da estrutura reprodutiva:
Organismos Dioicos → aqueles que apresentam sexos separados conforme o gênero (macho e fêmea);
Organismos Monoicos → aqueles que possuem os dois sexos, o masculino e o feminino, consequentemente produzem os dois tipos de gametas na mesma unidade estrutural (hermafroditas).
Alguns indivíduos monoicos se reproduzem por fecundação cruzada, nesse caso propiciando variabilidade genética (com enorme frequência em plantas e Oligochaetas / minhoca). Outras utilizam a autofecundação como artifício reprodutivo, uma forma evolutivamente prejudicial à espécie por não causar fluxo gênico entre os indivíduos de uma população (pode ser observado em cultivares de feijão).
Por Krukemberghe Fonseca
Graduado em Biologia
Graduado em Biologia
Fontes: http://brasilescola.uol.com.br/biologia/sexuada.htm
Comentários
Postar um comentário