PROPRIEDADES DA MATÉRIA - 9° ano
Massa, Volume e Densidade
Todas as coisas que fazem parte do nosso mundo são feitas de matéria. Do ponto de vista científico, matéria é tudo o que tem massa e ocupa lugar no espaço. Uma porção limitada da matéria é chamada de corpo. Por exemplo, conforme dito, uma árvore é uma matéria; assim, quando cortamos toras de madeira, temos que essas toras podem ser designadas como corpos ou como matéria também. Objeto é um corpo produzido para utilização do homem. Se as toras de madeira mencionadas forem transformadas em algum móvel, como uma mesa, teremos um objeto.
PROPRIEDADES GERAIS DA MATÉRIA
Massa
É uma propriedade geral da matéria que indica a quantidade de matéria que existe em um corpo e que tem como unidade-padrão o quilograma. Para medir essa propriedade são utilizadas as balanças. A massa é uma grandeza escalar expressa em quilograma (kg) e um importante submúltiplo dessa unidade é o grama (g). Um quilograma equivale a mil gramas (1 kg = 1.000 g).
Volume
O volume de uma porção de matéria expressa quanto espaço é ocupado por ela. Unidades importantes são o decímetro cúbico (dm³), olitro (L), o centímetro cúbico (cm³), o mililitro (mL) e ometro cúbico (m³).
1 dm³ = 1 L = 1.000 cm³ = 1.000 mL
1 cm³ = 1 mL
1 m³ = 1.000 dm³ = 1.000 L
PROPRIEDADES ESPECÍFICAS DA MATÉRIA
Existem propriedades que são características de algumas matérias. Por exemplo, o ouro apresenta propriedades que o ferro não possui.
As propriedades específicas nos permite distinguir uma substância de outra. Dentre as propriedades específicas, podemos citar:
Propriedades Físicas
As propriedades físicas da matéria são aquelas que podem ser observadas através da ação mecânica sobre um determinado corpo, ou pela ação da energia térmica (calor).
As principais propriedades físicas da matéria são:
Densidade
A densidade de um objeto ou de uma amostra de certo material ou substância é o resultado da divisão da sua massa pelo seu volume. Em equação: d = m/ V
A unidade da densidade é composta de uma unidade de massa dividida por uma unidade de volume, por exemplo, em g/cm³, g/L, kg/L etc.
Densidade e flutuação
A combinação entre as densidades permite prever se um corpo irá afundar ou flutuar em certo líquido.
Imagine por exemplo, que uma bolinha de gude (d = 2,7 g /cm3) e um pedaço de isopor (d = 0,03 g/cm3) sejam colocados num frasco com azeite de oliva (d= 0,92g/cm3). O que podemos prever?
Imagine por exemplo, que uma bolinha de gude (d = 2,7 g /cm3) e um pedaço de isopor (d = 0,03 g/cm3) sejam colocados num frasco com azeite de oliva (d= 0,92g/cm3). O que podemos prever?
O pedaço de isopor, menos denso que o azeite, irá flutuar nele. E a bolinha de gude, mais densa que ele, irá afundar.
Alguns fatores que afetam a densidade
A densidade depende, em primeiro lugar, do material em questão e, em segundo lugar, da temperatura deste material. Um aquecimento, por exemplo, provoca a dilatação do material (aumento de volume), o que interfere no valor da densidade.
No caso dos gases, cujo volume é muito sensível à variação de pressão, a densidade, além de depender da temperatura, depende também da pressão. Portanto, se houver mudanças de estado físico de uma subtância, ocorrerão também mudanças na densidade desta substância. O fato de a água líquida, por exemplo, possuir uma densidade de 1 g/cm3, e a água sólida (gelo), de 0,92 g/cm3, permite-nos entender por que o gelo flutua na água.
Ponto de fusão
Temperatura em que uma determinada matéria passa do estado sólido para o líquido e vice-versa;
Ponto de ebulição
Temperatura em que uma determinada matéria passa do estado líquido para o gasoso e vice-versa;
Dureza
Medidas em graus (0 a 10), representa a dificuldade de uma matéria em resistir à ação mecânica;
É definida pela resistência que a superfície oferece quando riscada por outro material. A substância mais dura que se conhece é o diamante, usado para cortar e riscar materiais como o vidro.
O quadro é mais duro que o giz, pois ele risca o giz que é desgastado.
O quartzo risca o vidro pois é mais duro que ele.
Tenacidade
Ação mecânica (força) necessária para romper uma determinada porção de matéria;
Maleabilidade
Propriedade que permite à matéria ser moldada. Existem materiais maleáveis e não-maleáveis.
Ductilidade
Propriedade que permite transformar materiais em fios. Um exemplo é o cobre, usado em forma de fios em instalações elétricas e o ferro na fabricação de arames.
Magnetismo
Algumas substâncias têm a propriedade de serem atraídas por ímãs, são as substâncias magnéticas.
Permeabilidade
Específica para o estado sólido, representa a capacidade de corpos materiais em absorver líquidos;
Condutibilidade
Capacidade de uma matéria em transmitir a passagem de uma corrente elétrica;
Propriedades Químicas
As propriedades químicas da matéria estão relacionadas com as reações químicas e funções inorgânicas e orgânicas que esta pode apresentar.
Para que estas sejam estudadas é necessário o conhecimento dos conceitos atômico e molecular, valência, ligações químicas e uma série de itens apresentados na disciplina de ciências do nono ano do ensino fundamental, e aprofundadas na disciplina de química do ensino médio.
As funções inorgânicas da matéria são:
- ácidos;
- bases;
- óxidos;
- sais.
As funções orgânicas, conhecidas também como funções da química do carbono, são:
- hidrocarbonetos;
- álcoois;
- fenóis;
- aldeídos;
- cetonas;
- ácidos carboxílicos;
- éteres;
- ésteres.
Propriedades Organolépticas
Chamamos de propriedades organolépticas aquelas que podem ser facilmente percebidas pelos nossos sentidos.
As principais propriedades assim classificadas são:
Cor
Diferentes materiais apresentam diferentes cores. Propriedade dada pela frequência de onda luminosa refletida por uma matéria;
Barra de ouro
Moedas de prata
Brilho
É a propriedade que faz com que os corpos reflitam a luz de modo diferente. Quanto ao brilho, a matéria pode ser brilhante, reflete a luz, ou fosca, absorve a luz.
Transparência
Capacidade de permitir ou impedir a passagem da luz por uma matéria. A propriedade da transparência divide a matéria em transparente, permite a passagem da luz, ou opaca, absorve a luz.
Transparente Fosco Opaco
Odor
O mesmo que cheiro;
Sabor
O mesmo que gosto.
Fonte:
CANTO, Eduardo Leite do. Ciências Naturais: Aprendendo com o cotidiano. São Paulo: Editora Moderna, 2009.
http://brasilescola.uol.com.br/quimica/conceitos-basicos-quimica.htm
http://9ano-ciencias.blogspot.com.br/2013/02/massa-volume-e-densidade.html
http://professorthiagorenno.blogspot.com.br/2012/07/materia-002-propriedades-especificas-da.html
http://professorthiagorenno.blogspot.com.br/2012/07/materia-002-propriedades-especificas-da.html
Comentários
Postar um comentário