Postagens

Primavera

Imagem
     No hemisfério austral ou hemisfério sul, deu-se o início da primavera no dia 23 de setembro. Este dia corresponde, segundo a Astronomia, o início do equinócio no hemisfério sul.      A primavera está relacionada às flores e florescimento de plantas diversas. E para homenagear esta estação do ano, alunos do 7° ano B da E.M.E.F. "Edna Tereza Fiório" fizeram belíssimas ilustrações como as que você pode ver logo abaixo. Parabéns pelo lindo trabalho, Nídia e Lucas

Pontilhismo

Imagem
       No fim do século XIX, os artistas chamados de impressionistas estavam pregando que para se alcançar diferentes tons, as cores não precisariam ser misturadas, mas que poderiam ser colocadas lado a lado em pequenas “porções” e nosso olho se responsabilizaria por misturar as cores e gerar tons intermediários. Assim, o pintor Georges Seurat começou a usar pequenas pinceladas, como se fosse pontos, de forma sistemática, distribuindo-as com perfeição na tela e de forma que o observador visse uma tela com inúmeras e sutis transições entre os tons. Foi quando os estudiosos dizem que surgiu a técnica denominada de Pontilhismo, e Georges Seurat seu precursor.               Abaixo, algumas obras deste artista e os trabalhos dos alunos do 6° ano A utilizando a técnica. Trabalhos dos alunos do 6°ano a da E.M.E.F. "Edna Tereza Fiório": Tereza  Gabriele                                                                               Juliana Martins               Maria Tereza Mel

Educação Física

Imagem
  Adoro esportes, e esta semana dei algumas aulas de Educação Física.   Geralmente a  Educação Física  na escola é vista como uma disciplina complementar, como se ela fosse menos importante do que Matemática, História ou Língua Portuguesa. Será que é verdade? É preciso compreender que a Educação Física é uma disciplina obrigatória do currículo escolar e que apresenta características próprias.      Na prática da Educação Física na escola o aluno tem a oportunidade de conhecer diferentes esportes e de conhecer seu próprio corpo e seus limites.      Acredito que a Educação Física nas escolas não é bem trabalhada. Aos alunos são entregues a bola e " façam o que quiserem" , como se fosse diversão. Mas acredito que existe muitos professores dispostos a se darem o trabalho de desfazer esta cultura da diversão e realmente orientar seus alunos na prática da educação física como está descrito nos parâmetros curriculares nacionais (PCNs): " Uma aula de Educação Física  deve trabal

Fisiologista?

Imagem
                     A fisiologia (do grego physis = natureza e logos = estudo) é o campo da biologia dedicado ao estudo  do funcionamento dos organismos.  De forma geral, a fisiologia aborda assuntos relacionados à nutrição, circulação, respiração, excreção, controle imunitário e reprodução, ao longo da história evolutiva dos seres vivos. e o profissional que realiza estes estudos é chamado de Fisiologista.        Nesta sexta-feira, dia 16 de setembro, o cientista húngaro, naturalizado norte-americano, Albert Szent-Gyorgyi, completaria 118 anos.        Albert Szent-Gyorgyi é importantíssimo não somente na ciência, como também na vida de todos os cidadãos de forma geral, por mais que muitos não saibam quem ele seja ou o que fez para ser tão importante.          Ele desenvolveu pesquisas durante anos sobre respiração celular.  Estudando as células, Albert Szent-Gyorgyi descobriu uma substância que veio a ser denominada, mais tarde, como ácido ascórbico e observou também, que esta su

Releitura de Kandinsky

Imagem
       E mais uma vez me aventurei na alegria de ensinar, desta vez tive a oportunidade de falar sobre um dos meus artistas preciosos e prediletos, Wassily Kandinsky. Ele é o inspirador da minha arte e com muita honra e êxtase pude passar um pouquinho da sua magnífica e bela arte.         Alunos dos sextos anos da E.M.E.F. "Edna Teresa Fiório" fizeram uma releitura baseados em duas das obras de Kandinsky.             E abaixo estão algumas das criações destes alunos fantásticos:

Artistas Inspiradores da Minha Arte - Joan Miró

Imagem
              Joan Miró nasceu em 20 de Abril de 1893 em Barcelona. Cursou a Escola de Belas Artes de Barcelona, sua cidade natal. Essa era a sua vontade desde criança, mas teve que lutar muito para conseguir isso porque os seus pais o pressionavam para os estudos dos ofícios comerciais. O resultado dessa pressão é que o jovem Miró acabou por desistir de estudar, foi trabalhar no comércio e teve uma profunda depressão, necessitando de tratamento de saúde. O mundo da arte é cheio dessas histórias onde o artista luta contra toda a família para conseguir ser artista. Quando chega o sucesso, claro, toda a família passa a viver em função dele.        Miró é classificado entre os surrealistas mas a sua linguagem parece dotada de uma simplicidade mais infantil que não caracteriza exactamente os surrealistas.  A mente de Miró mostrou-se muito criativa ao longo de sua vida. Durante os seus estudos de arte treinava, por orientação dos seus professores, a desenhar objectos que conhecia apen

Artistas Inspiradores da Minha Arte - Kandinsky

Imagem
       Nasceu em 4 de dezembro de 1866, em Moscou, na Rússia. Apesar da origem russa, adquiriu a  nacionalidade francesa . Sua primeira vontade foi ser músico.  Entretanto, formou-se em direito e economia política na Universidade de Moscou. Aos 30 anos, encantado com um quadro de Monet, abandonou a carreira jurídica. Em 1900, em Munique, formou-se em artes plásticas pela Academia Real, e tornou-se professor da  Bauhaus (A   Staatliches-Bauhaus   foi uma escola de  design, artes plásticas e arquitetura   de  vanguarda  que funcionou entre  1919   e  1933   na  Alemanha ).  Kandinsky tirou da arte a sua obrigatoriedade de representação da realidade, inaugurando o ciclo abstracionista com sua primeira aquarela abstrata (1910).  É considerado o introdutor da  abstração   no campo das   artes visuais, contudo a s criações de Kandinsky, puramente abstractas, não chegaram de repente, mas foram produzidas após o desenvolvimento de suas técnicas e longos períodos de pensamento