Bloomsday - 16 de Junho
O Bloomsday é comemorado pelos amantes da literatura com d
iversos eventos oficiais e não oficiais. Também é comemorado todos os anos em vários lugares e em várias línguas. Em comum entre os muitos dedicados entusiastas e simpatizantes envolvidos nestas comemorações há o esforço por relembrar os acontecimentos vividos pelos personagens de Ulisses pelas dezenove ruas da cidade de Dublin.
Ulisses relata a odisséia do personagem Leopold Bloom durante 16 horas do dia 16 de junho de 1904 e é considerada um dos marcos da literatura contemporânea ocidental.
Hoje o Bloomsday é uma efeméride inserida no calendário cultural de vários países que não é nem um pouco restrita ao círculo dos leitores das cerca de 900 páginas da obra Ulisses. É uma festa que pode acontecer em qualquer lugar onde se leia ou se discuta James Joyce e o Ulisses.
Ulisses - A saga de 24 horas na vida de um homem comum é o alicerce deste livro que mudou os paradigmas da narrativa moderna.
Mais que um escândalo institucional ou o "fim do romance", Joyce tinha criado uma epopeia moderna. Baseando-se na Odisseia de Homero, ele metamorfoseava o herói clássico Odisseu, ou Ulisses, em Leopold Bloom, um judeu de meia-idade que trabalha como agente publicitário em Dublin, na Irlanda, e é casado com uma mulher infiel. Segundo Antônio Houaiss, quem primeiro verteu o romance para o português, Joyce quis em Ulisses mostrar como "o fluxo de cada vida é tão heroico ou vulgar como o mito de Ulisses ou Ulisses mesmo".
Formalmente, a obra se divide em 18 episódios agrupados em três partes que remetem às epopeia de Homero. A Telemaquia, primeira seção do poema grego, que narra a viagem do filho de Ulisses em sua busca pelo pai, corresponde aos três primeiros capítulos de Ulisses, que descrevem cenas do cotidiano do professor de história Stephen Dedalus.
O personagem, protagonista de Um Retrato do Artista quando Jovem, obra anterior de Joyce, é mostrado como um jovem perturbado pela busca de um pai, já que o seu abandonou a família. O professor encontra a figura paterna em Bloom, que não por acaso havia perdido prematuramente o filho. Nas horas do dia em que se conhecem e dialogam, Bloom e Dedalus se completam, um em sua busca, outro em sua carência.
Na segunda parte do romance, começam as ser narrados os percalços do cotidiano do irlandês. Essa seção corresponde à segunda parte da Odisseia, quando o herói grego enfrenta inúmeros desafios ao longo dos dez anos que o separam de Ítaca. Vários episódios do dia-a-dia de Bloom narrados nesse segmento encontram paralelos com os desafios de Ulisses. O enterro de seu amigo Paddy Dignam pode ser associado à descida de Odisseu ao território de Hades, o mundo subterrâneo dos gregos, e a visita ao bordel, escrita na forma de uma peça teatral, remete à estada do grego na ilha da deusa Circe.
Comentários
Postar um comentário