Vertebrados - Anfíbios

Resultado de imagem para anfibios
https://static.vix.com/pt/sites/default/files/styles/large/public/s/sapo-anfibio-animais-0717-1400x800.jpg?itok=iuPXawmU

Os anfíbios são animais que se caracterizam por ter duas formas de vida: a fase larval e a fase adulta.
Em geral, a primeira fase desses animais é de vida aquática e, assim como os peixes respiram por brânquias. Ao longo dessa fase, eles desenvolvem patas e a respiração torna-se pulmonar ou cutânea (através da pele), fazendo com que possam viver tanto na água, quanto em terra firme. Essa transformação é chamada de metamorfose. 
A metamorfose é um fenômeno da natureza em que um ser vivo sofre alguma alteração física e transforma-se, ganhando uma aparência nova e diferente. Assim como os girinos se transformam em sapos através da metamorfose, as lagartas se transformam em borboletas da mesma forma.
O nome anfíbio tem origem em duas palavras gregas. Amphi = de dois lados; Bios = vida. Ou seja, estes animais vivem em dois meio ambientes diferentes, o aquático e o terrestre. Porém, não vivem em qualquer ambiente aquático, mas só em águas doces. Por isso você não irá encontrar um anfíbio no mar.

  • O corpo dos anfíbios possui uma pele lisa, fina e úmida. Não possui nenhuma escama como os répteis e peixes, ou pelos como os mamíferos.
  • A temperatura do corpo dos anfíbios varia de acordo com a temperatura do ambiente em que eles estão. Se estiverem dentro de uma água gelada, sua temperatura corporal será baixa; se estiverem em um lugar muito quente, sua temperatura corporal será elevada.
  • Eles se alimentam de pequenos insetos, como moscas e mosquitos, além de aranhas e minhocas. Podem comer também pequenos mamíferos ou até mesmo outros anfíbios.
  • Esses animais costumam viver em lugares úmidos e próximos a água, como lagos e rios.
  • Apesar se possuírem pulmões, os anfíbios respiram muito mais pela pele do que pela narina, e por isso eles precisam estar com a pele sempre úmida. Isso é chamado de respiração cutânea.
  • É na água que os anfíbios depositam seus ovos, pois seus filhotes, no início da vida, precisam estar dentro da água o tempo inteiro.
Os anfíbios existem há mais de 350 milhões de anos e foram os primeiros animais a apresentar musculatura para se sustentar fora da água.
Os anfíbios são agrupados em três ordens (Anuros, Urodelos, Ápodes), com ampla distribuição geográfica na terra: De acordo com a literatura são conhecidas 5.500 espécies e a anfibiofauna da América do Sul é a mais rica do planeta, com aproximadamente 1.740 espécies, distribuídas por 140 gêneros e 16 famílias. No Brasil são atualmente conhecidas 517 espécies de anfíbios.

Anuros

Quando adultos, possuem patas e não apresentam cauda: sapos, rãs e pererecas.

O sapo tem pele seca e enrugada.

Resultado de imagem para sapo


A rã tem pele úmida e lisa.

Resultado de imagem para rã

A perereca tem “ventosas” nos dedos, que facilitam sua adesão a pedras, paredes etc.

Imagem relacionada

​Urodelos

Possuem corpo alongado, patas laterais e uma longa cauda: salamandras e tritões.

As salamandras nadam movimentando a cauda.

Imagem relacionada

A característica comum a todas as espécies de tritão é a sua permanência prolongada em pontos de água doce durante a época de reprodução.

Imagem relacionada
https://naturfotografen-forum.de/data/media/19/1-20090526-_DSC8464-423::Julius_Kramer_lissotriton_teichmolch_triturus_vulgaris.jpg

Ápodes


Têm corpo cilíndrico e não possuem patas.

As cobras-cegas, vivem enterradas no solo e são mais ativas à noite. Com olhos bem reduzidos. Lembram grandes minhocas, mas possuem osso e cabeça bem delimitada.

Resultado de imagem para anfíbios ápodes



Fontes:
http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/anfibio.htm
https://www.estudokids.com.br/anfibios/
https://www.todamateria.com.br/anfibios/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NUTRIÇÃO - Tabela de Calorias dos alimentos mais servidos em nossa mesa

História - Jogo da Memória

ANÁLISE DO FILME - O Dia Depois de Amanhã