Vertebrados - Aves

Resultado de imagem para aves
https://www.republica.com/wp-content/uploads/2016/12/aves.jpg

Características Gerais

Aves são animais vertebrados que possuem o corpo revestido de penas. As penas são indispensáveis para a regulação da temperatura e para o voo. Ocupam vários tipos de ambiente e de maneira geral dominam o ar. Compreendem cerca de 9000 espécies conhecidas.

São animais de sangue quente, também chamados homeotérmicos ou endotérmicos, por sua capacidade de manter a temperatura corporal constante. Para isso elas tem metabolismo elevado, necessitando de muita energia.

São ovíparas. A boca é um bico, sem dentes que pode variar de forma e de tamanho conforme a espécie, sendo estas adaptações ao tipo de alimentação.

Imagem relacionada
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/2/28/Bicos_de_aves_horizontal.jpg

Têm dois pares de membros: anteriores as asas e posteriores as pernas ou patas. As patas também são adaptadas ao tipo de ambiente em que vive a ave. Cada pé geralmente com quatro dedos, canela e dedos envolvidos por pele cornificada. Seu esqueleto é delicado e forte, totalmente ossificado, têm ossos muito leves e às vezes são cheios de ar, ossos pneumáticos, que facilitam o vôo. O esterno é modificado em quilha, facilitando o corte do ar e fixando a musculatura peitoral.

O processo de reprodução é por fecundação interna: são ovíparas, isto é, põe ovos que eclodem fora do organismo materno. A capacidade de voar e a homeotermia permitiam que as aves se difundissem por toda parte.

Imagem relacionada

Respiração por pulmões compactos muito eficientes, presos às costelas e ligados aos sacos aéreos de paredes finas que se estendem entre os órgãos internos, apresentam um órgão especial a siringe, na base da traqueia, adaptada ao canto. O sistema circulatório é composto de coração e vasos sanguíneos. O coração tem quatro cavidades no coração, o sangue venoso não se mistura ao sangue arterial.

As aves não têm bexiga urinária, mas seu sistema urinário é composto pelos rins e ureteres, por este motivo elas não conseguem acumular a urina, que se mistura com as fezes e é eliminada pela cloaca, como uma secreção semi-sólida. 

Sua pele é recoberta por penas e com glândulas, as aves aquáticas apresentam na cauda a glândula uropigiana para impermeabilizar as penas. 


Capacidade de vôo

Resultado de imagem para adaptações voo
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi_lzqds4i8sxxAlRe81PFr_PLYO-wZr5bUMtL1kKq9ctTYubINBowPbpYBMXlKl7nI2Xlzx27lilmOXilcmMRIZjBKesPv6FDH1HXHhn46AIEmwo12uKETPD7_Te-RXbegbwlrmpmB1CMA/s1600/flamingos-flight-kenya_28386_990x742.jpg

A capacidade de voar permitiu que as aves se deslocassem facilmente de um lugar para outro e ocupassem diversos territórios, chegando a lugares dificilmente alcançados por outros animais.
As aves podem ser divididas em dois grupos com relação a capacidade de voar:

Aves carinatas

As carinatas são aves que apresentam uma quilha no osso esterno, chamada carena. Possuem músculos peitorais desenvolvidos, responsáveis pelo batimento das asas. Muitas podem voar, outras fazem apenas voos curtos, como a galinha. Algumas aves como os pinguins, sofreram modificações em suas asas, que as tornaram aptas apenas para a natação.


Aves ratitas

As ratitas são aves que não apresentam carena no esterno, e são incapazes de voar, como a ema e o avestruz.

Imagem relacionada
Esqueleto de avestruz
https://media.istockphoto.com/illustrations/skeleton-of-ostrich-illustration-id185239641

O voo é uma importante adaptação das aves, que lhes permite:
  • Habitar diversos ambiente;
  • Fugir dos predadores;
  • Buscar novas fontes de alimentos;
  • Aumentar o campo visual;
  • Realizar migrações quando as condições ambientais se tornam desfavoráveis, como no período de inverno.
Resultado de imagem para adaptações voo
https://3.bp.blogspot.com/-qRJgjpsS2S0/WK4cSWbDvLI/AAAAAAAANRs/rRokYaA8dxwg4Mbr2utbbca636gi3k6GQCLcB/s640/arara%2Bvermelha.jpg

Características relacionadas ao vôo:
  • Membros anteriores transformadas em asas recobertas por penas. As penas são uma característica exclusiva das aves. Elas permitem o voo, são isolantes térmicos (importante para a homeotermia) e funcionam para a camuflagem e como atrativo sexual. Habitualmente é o macho que possui uma plumagem exuberante, como o pavão.
  • Presença de quilha ou carena, nas quais se prende o músculo peitoral responsável pelos batimentos de asas durante o vôo.
  • Presença de ossos pneumáticos, que são ossos ocos, preenchidos de ar. 
  • Pulmão altamente eficiente. As aves precisam de muito oxigênio para gerar energia durante o vôo.
  • Ausência de dentes.
  • Presença de sacos aéreos, que maximizam a capacidade respiratória e contribuem para a leveza do corpo.
  • Intestinos reduzidos, sendo a evacuação realizada durante o vôo.
Resultado de imagem para adaptações voo
https://blogdoenem.com.br/wp-content/uploads//sites/2/2014/06/aves-voo-biologia-2.png

Fontes:
Apostila Uno - Editora Moderna - 7° ano
https://www.todamateria.com.br/aves/
http://www.portalsaofrancisco.com.br/biologia/caracteristicas-gerais-das-aves
www.reinodosanimais.com.br/www.cantodasaves.hpg.ig.com.br/www.terramater.pt 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NUTRIÇÃO - Tabela de Calorias dos alimentos mais servidos em nossa mesa

História - Jogo da Memória

ANÁLISE DO FILME - O Dia Depois de Amanhã