SAÚDE NA ESCOLA
FEBRE AMARELA
Com o intuito de esclarecer possíveis dúvidas sobre a transmissão da febre amarela e medidas de prevenção, a escola estadual Leontina Silva Busch fará ações de divulgação e mobilização sobre a Febre Amarela. Neste blog vou divulgar todo trabalho realizado pelos alunos.
Primeiramente farei a exibição do vídeo “Na Trilha da Febre Amarela”, realizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP.
Fruto do desenvolvimento de extensa pesquisa, o vídeo fala sobre a origem e o avanço da doença no Estado de São Paulo, demonstrando o percurso da dispersão do vírus da febre amarela, o que auxilia em muito as ações no âmbito da prevenção. Dessa forma, é possível tomar as providências necessárias e possíveis para cada região, uma vez que, com o conhecimento das áreas de maior exposição da população ao vírus, são tomadas as medidas de prevenção que, neste caso, é a vacinação.
No vídeo, Adriano Pinter, epidemiologista e pesquisador da Superintendência de Controle de Endemias – SUCEN, da Secretaria de Estado da Saúde, apresenta aspectos importantes e esclarecedores sobre o mosquito transmissor do vírus e sobre os macacos infectados que são acometidos pela doença. Estes, ao receberem o vírus, chegando a óbito, tornam-se sinalizadores para a presença de mosquitos naquela região. No que se refere à prevenção, a Drª Helena Keiko Sato, Diretora Técnica da Divisão de Imunização, da Secretaria de Estado da Saúde, destaca a importância do trabalho relacionado à antecipação das providências cabíveis quanto à prevenção.
As circunstâncias solicitam o envolvimento de toda a população e devemos discutir com toda a comunidade escolar, com o intuito de ampliar o alcance da manutenção da saúde e da prevenção aos agravos de doenças. Desta forma, conhecimento e providências preventivas serão compartilhados com a sociedade em geral por meio dos estudantes, que são multiplicadores de conhecimento, atitudes e hábitos relacionados ao ambiente em que vivem.
Fonte: Núcleo de apoio pedagógico da secretaria de educação do Estado de São Paulo.
Fonte: Núcleo de apoio pedagógico da secretaria de educação do Estado de São Paulo.
Comentários
Postar um comentário