REVISÃO
Para os 8° anos!!
A organização e a origem dos seres vivos
Com base nesse texto, responda.
a) A qual(is) característica(s) o texto se refere?
b) Cite algumas outras características comuns a todos os seres vivos.
c) Cite algumas características que podem diferir entres os organismos.
2. O quadro abaixo reúne algumas similaridades funcionais entre cidade e célula eucarionte.
CIDADE
|
CÉLULA EUCARIONTE
|
Central
elétrica
|
Mitocôndrias
|
Casas com
aquecimento solar
|
Cloroplastos
|
Se fôssemos comparar a organização e o funcionamento de uma célula eucarionte com o que ocorre em uma cidade, poderíamos estabelecer determinadas analogias. Por exemplo, a membrana plasmática seria o perímetro urbano e o citoplasma corresponderia ao espaço ocupado pelos edifícios, ruas e casas com seus habitantes.
Explique a relação estabelecida das funções correspondentes às organelas celulares do quadro acima.
3. Explique a seguinte afirmação: “Cada organismo que compõe a complexa teia do nosso planeta é ou foi uma célula”.
4. Segundo a Teoria de Oparin, a vida na Terra poderia ter sido originada de substâncias orgânicas formadas pela combinação de várias moléculas que compunham a atmosfera primitiva da Terra.
Considerando as condições ambientais neste período, coloque V para verdadeiro e F para falso.
( ) Coacervados é o nome do aglomerado de moléculas orgânicas, como as proteínas.
( ) Os primeiros seres vivos assemelhavam-se aos seres unicelulares e procariontes.
( ) Os seres vivos autótrofos antecederam os heterótrofos.
5.Reescreva e justifique a(s) alternativa(s) falsa(s) da questão anterior.
A classificação dos seres vivos
6. (Cesgranrio-RJ) Na organização de um sistema de classificação natural, devem considerar-se.
a) Exclusivamente as semelhanças morfológicas entre os organismos.
b) Exclusivamente os caracteres dos órgãos reprodutores.
c) Os caracteres de vários órgãos escolhidos arbitrariamente segundo o tipo de animal.
d) As condições ambientais em que vivem os seres dentro de um mesmo ecossistema.
e) As relações de afinidade verificadas entre seres diferentes, mas provenientes de ancestrais comuns.
7. (Poli) Leia atentamente o texto que se segue.
A família dos maiores animais que já existiram no planeta acaba de ganhar um novo membro que só foi descoberto, ironicamente, por ter sido caçado. Trata--se da baleia Balaenoptera omurai, uma nova espécie desses mamíferos marinhos identificada por pesquisadores japoneses. (...) Com pouco menos de 12 m de comprimento, a criatura nem chega perto da gigantesca baleia-azul (Balaenoptera musculus), que pertence ao mesmo gênero e pode chegar a 33 m. (...) A criatura lembrava uma baleia-fin (Balaenoptera physalus), mas era bem menor e menos escura. A equipe conseguiu recolher e congelar amostras de músculo, gordura e rim do animal, assim como seu esqueleto, que foi comparado com os de baleias desconhecidas caçadas anteriormente.
Fonte: Folha de S.Paulo, nov. 2003.
O texto fala da descoberta de uma nova espécie de baleia que certamente:
a) pertence à mesma espécie que da baleia-azul.
b) pode pertencer a uma família diferente da baleia-azul e da baleia-fin.
c) pertence ao mesmo gênero da baleia-azul, mas nada pode se afirmar sobre sua classe.
d) pertence à mesma ordem da baleia-azul e a baleia-fin.
e) pertence a diferentes subespécies de Balaenoptera.
8. Algas e plantas, nas classificações antigas, eram identificadas como representantes do reino Vegetal. Entretanto, por diferirem das plantas quanto a várias características, as algas atualmente são classificadas no reino Protista. Cite uma característica que distinguem as algas de um vegetal.
9. Os vírus são organismos obrigatoriamente parasitas, uma vez que só se reproduzem quando no interior de seus hospedeiros. Sobre os vírus, é correto afirmar que:
a) Apresentam características fundamentais dos seres vivos: estrutura celular, metabolismo e reprodução.
b) São seres maiores que as bactérias, pois não atravessam filtros que permitem a passagem de bactérias.
c) São formados por uma carapaça proteica envolvendo o retículo rugoso com ribossomos utilizados na síntese de sua carapaça.
d) São todos parasitas animais, pois não atacam células vegetais.
e) Podem desempenhar funções semelhantes aos seres vivos, somente após a sua penetração em uma célula viva.
10. Considerando as doenças indicadas no quadro abaixo, complete o agente causador e a que reino pertencem
DOENÇA
|
AGENTE CAUSADOR
|
REINO
|
Dengue
|
||
Candidíase
|
||
Malária
|
||
Tétano
|
11. Cite uma característica que diferencia:
a) Os indivíduos do reino Monera dos indivíduos do reino Protista.
b) Os indivíduos do reino Fungo dos indivíduos do reino Planta.
12. Leia o texto abaixo.
A descoberta da penicilina
O cientista inglês Alexander Fleming desenvolvia em 1929 uma pesquisa com bactérias Staphylococus aureus. Tratava-se de uma bactéria terrível, capaz de provocar fortes infecções. Um dia, ao chegar a seu laboratório, Fleming encontrou a placa com a cultura de bactéria mofada e, após algumas observações, viu que as bactérias estavam mortas. Como ele era um excelente pesquisador, percebeu que as bactérias morreram por ação de um fungo, o Penicillium notatum. Diante dessa observação, passou a estudar esse fungo. Descobriu, então, que esse fungo produzia uma substância capaz de matar muitas bactérias que infectam o homem. Anos depois, Fleming deu a essa substância o nome de antibiótico, porque é capaz de destruir as bactérias que invadem os organismos e provocam doenças.
Com base no texto, responda às perguntas abaixo.
a) Quais são os seres vivos abordados no texto? Classifique-os quanto ao reino.
b) Os prefixos anti e bio significam contra e vida, respectivamente. Com base no texto e com a informação dada na questão, explique o significado da palavra antibiótico.
c) Você acha que Alexander Fleming percebeu a olho nu que as bactérias estavam mortas? Explique sua resposta.
Comentários
Postar um comentário