APARELHO DIGESTÓRIO
Aparelho ou Sistema Digestório
O Sistema Digestório é responsável pela absorção de nutrientes dos elementos pelas células do corpo. É nele que ocorre a quebra das moléculas grandes que compõem o alimento, as quais, mais simples e com seu tamanho reduzido, podem ser absorvidas pelas células.
O Tubo Digestório
O Sistema Digestório é responsável pela absorção de nutrientes dos elementos pelas células do corpo. É nele que ocorre a quebra das moléculas grandes que compõem o alimento, as quais, mais simples e com seu tamanho reduzido, podem ser absorvidas pelas células.
O Sistema Digestório é formado pelo tubo digestório e pelas glândulas anexas.
O tubo digestório é constituído pelos seguintes órgãos: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado e intestino grosso.
A boca é o orifício de entrada do tubo digestório. nela, encontram-se estruturas relacionadas à mastigação, que são os dentes e a língua.
A faringe é o canal situado na região da garganta, que liga a boca ao esôfago. É comum às vias respiratórias e digestórias.
O esôfago é um tubo que vai da faringe até o estômago. O esôfago empurra o alimento por meio de movimentos peristálticos.
O estômago é uma dilatação do tubo digestório, em forma de bolsa, que tem capacidade para armazenar cerca de 2 litros de alimento. É revestido internamente por tecido epitelial com grande quantidade de glândulas produtoras de suco gástrico.
O intestino delgado é um tubo com cerca de 6 metros de comprimento e 3 centímetros de diâmetro, que apresenta dobras sobre si mesmo, de modo a ficar acomodado no abdome. Nele, há um grande número de glândulas que secretam o suco intestinal. além disso, sua parede interna é revestida por minúsculos prolongamentos em forma de dedos, chamados vilosidades intestinais, que ampliam sua capacidade de absorção. O intestino delgado é constituído de três partes: o duodeno, o jejeuno e o íleo.
O intestino grosso mede meio metro de comprimentos e 6 centímetros de diâmetro. Divide-se em três porções: ceco, colo e reto. O ceco mede cerca de 5 centímetros, tem a forma de um saco e comunica-se com o colo, que é a maior parte do intestino grosso. Em seguida ao colo, encontram-se o reto, região final do intestino grosso que termina no ânus.
Glândulas Anexas
As glândulas anexas ao tubo digestório produzem substâncias imprescindíveis à digestão. São elas: as glândulas salivares, o fígado e o pâncreas. As glândulas salivares apresentam forma de cachos de uva. Encontram-se na boca e produzem saliva, que umedece o alimento, facilitando a mastigação. O fígado é a maior glândula do corpo, com até 1,5 kg. O fígado armazena nutrientes, converte substâncias tóxicas em substâncias inofensivas ao organismo e produz a bile, secreção esverdeada que atua na digestão dos lipídios. A bile é armazenada na vesícula biliar, uma bolsa e forma oval situada embaixo do fígado e aderente a ele. O pâncreas é uma glândula localizada abaixo do estômago. Essa glândula realiza duas funções: a produção de suco pancreático, que contém enzimas digestivas, e a produção de dois hormônios: o glucagon e a insulina, fundamentais para a regulação da quantidade de glicose no sangue.
FONTE: Livro Do Professor, Sistema Uno de Ensino 8 - Ensino Fundamental, Unidade 2, Capítulo 2 - Grupo Santillana - Editora Moderna - 2007
Comentários
Postar um comentário