APARELHO DIGESTÓRIO - Digestão II



Etapas da Digestão II
     
     
     A principal enzima do estômago é a pepsina, que digere as proteínas. A pepsina age somente em meio ácido. Parte da digestão das proteínas, portanto, ocorre no estômago, pela ação do suco gástrico.
      O bolo alimentar passa para o estômago através da cárdia, uma válvula que regula a passagem de alimentos do esôfago para o estômago.
       O estômago é uma bolsa que armazena alimentos sólidos e líquidos. Internamente, ele apresenta uma camada rosada parecida com a que temos na boca, a mucosa, que secreta o muco, cuja função é proteger o estômago. Em suas paredes, de consistência muscular e elástica, existem glândulas capazes de produzir o suco gástrico. O suco gástrico, composto de água, ácido clorídrico, muco e enzimas digestivas, é responsável pela digestão dos alimentos. No estômago, ele se mistura ao bolo alimentar por meio dos movimentos peristálticos.


    Após algum tempo sofrendo a ação do suco gástrico, o bolo alimentar é transformado em uma pasta chamada quimo. O quimo é conduzido para o intestino através de outra válvula, o piloro.
  No intestino delgado, a digestão ocorre principalmente no duodeno. As enzimas do suco entérico, produzido pela mucosa intestinal, digerem proteínas, sacarose e maltose, entre outras substâncias.
      A bile, produzida pelo fígado, facilita a ação das enzimas sobre os lipídios. Já o suco pancreático, produzido pelo pâncreas, contém vários tipos de enzimas, que digerem amido, gorduras, açúcares e proteínas.
     Terminada a digestão no duodeno, o quimo se transforma em um líquido viscoso chamado quilo.
     A absorção dos nutrientes do quilo ocorre pela passagem das substâncias nutritivas para o sangue por meio das vilosidades do intestino delgado (jejulo e íleo): os nutrientes, já "quebrados" em moléculas menores e mais simples, atravessam as paredes do intestino, passam para os capilares sanguíneos, entram na circulação e são distribuídos  todas as células do corpo.
      Cerca de 90% da absorção dos nutrientes ocorre o intestino delgado. Os outros 10% ocorrem no estômago e no intestino grosso. No intestino grosso, completam-se as funções digestivas: ocorre a absorção da água presente no material que chega do intestino delgado, e os resíduos que sobram se compactam formado as fezes, as quais são eliminadas pelo ânus.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NUTRIÇÃO - Tabela de Calorias dos alimentos mais servidos em nossa mesa

História - Jogo da Memória

ANÁLISE DO FILME - O Dia Depois de Amanhã