RALFE BRAGA

    Artista plástico, ilustrador, designer gráfico e diretor de arte, nascido no estado do Amapá em 1959 e radicado em Brasília. É formado em Educação Artística com Licenciatura em Artes Plásticas pela Faculdade de Artes de Brasília/DF e atualmente, cursa Pós-Graduação em Artes Visuais/Cultura&Criação pela Faculdade SENAC. Aos 19 anos, pouco tempo depois de sua que chegada em Brasília, teve diante de si uma escolha difícil: propaganda ou artes. Como a maioria de seus contemporâneos artistas, escolheu a direção que dava uma resposta mais imediata, a publicidade. Por mais de 20 anos, emprestou seu talento para a criação de campanhas publicitárias, mas nunca sem perder o foco de seu desenvolvimento artístico. Durante o período em que atuou como publicitário desenvolveu o traço geométrico, rápido e fluido que vê-se hoje. Da prancheta e cavalete ao tablet, assim criou sua linguagem visual que mescla composições clássicas com a técnicas modernas de criação. Nunca deixando de lado a tela e a tinta, sendo um pintor por excelência. Frequentemente, é chamado de colorista. Suas obras tem grande influência das terras de ares úmidos e quentes, com a exuberância nativa da floresta amazônica em seu quintal. A paleta de cores ilimitada com tons tropicais impregna seus meninos, canoas, pipas, animais. Não há como ficar impassível diante de tantas luz e beleza que emanam calor nas explosões de cores decompostas em fragmentos geométricos.
     A paixão por sua terra natal é uma das característica marcantes de suas composições, há nelas lembranças de sua infância feliz em Macapá. É importante ressaltar ainda sua habilidade na convivência, sem conflitos entre afeto e a lógica, sonho e realidade; dualismo estes, representados no modo espelhado de pintar; como quem quer reafirmar e guardar suas histórias para além da emoção ao enquadrá-la no desenho racional da geometria representativa.        


 Abaixo  um vídeo que produzi para apresentar Ralfe Braga aos alunos.



Na aula os alunos tiveram como objetivo fazer uma releitura da obra da Arara de Ralfe Braga, partindo das linhas e formas geométricas principais.




      Na sala de informática, alunos do 9°ano da E.M. José Júlio utilizaram uma ferramenta digital nos computadores da escola para recriar uma das obras de Ralfe Braga. Abaixo, alguns dos resultados.
 Trabalho de Tallita e Larissa do 9° ano C                                               

Trabalho de João Victor e Taís Santana do 9° ano C

Trabalho de Antônio Augusto e Paulo do 9° ano C

Trabalho de Davi e Antônio do 9° ano C

Trabalho de Diogo do 9° ano C

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

NUTRIÇÃO - Tabela de Calorias dos alimentos mais servidos em nossa mesa

História - Jogo da Memória

ANÁLISE DO FILME - O Dia Depois de Amanhã