HOMENAGEM - Georges Méliès

Georges Méliès é homenageado por doodle do Google, o primeiro com realidade virtual



O cineasta francês Georges Méliès (1861-1938), pioneiro no uso de efeitos especiais, foi homenageado pelo Google, com o primeiro doddle em realidade virtual do site.

A escolha desta quinta-feira (3) como data da homenagem é devido ao aniversário de lançamento de "À la conquête du pôle" ("A Conquista do Pólo"), filme lançado em 1912. A película foi apresentada por Méliès em 3 de maio de 1912. A filmografia do francês é repleta de temas de ficção científica com abordagens surreais e fantásticas mesmo para a época, e este tom também está presente no Doodle.

Resultado de imagem para MELIERE

Georges Méliès, o lendário ilusionista e cineasta francês, pioneiro em diversas técnicas cinematográficas e consagrado como um dos principais representantes da sétima arte. 

Resultado de imagem para MELIERE

Além de uma simples homenagem, o Doodle é também o primeiro em realidade virtual feito pela Google. A animação foi produzida pelas equipes Google Spotlight em pareceria com a Google Arts & Culture e a Cinémathèque Française. Então, se você estiver equipado com qualquer headseat de VR, pode usufruir de uma experiência bastante imersiva. No PC ou no celular, basta movimentar a tela para os lados em 360° para acompanhar qualquer trecho das cenas animadas.

O vídeo tributo a Méliès pode ser visto com smartphones, cardboards, daydream e o aplicativo Google Spotlight Stories. O conteúdo também pode ser assistido por meio do YouTube, em uma versão 360°.

O museu virtual da Google, inclusive, conta com uma exposição dedicada a Méliès (disponível em português). O canal do Google Spotlight Stories no YouTube traz um making of com os bastidores da produção, enquanto o site oficial do Doodle revela uma série de detalhes bem interessantes sobre a obra de Méliès e como ela inspirou a animação feita pela gigante da web.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NUTRIÇÃO - Tabela de Calorias dos alimentos mais servidos em nossa mesa

História - Jogo da Memória

ANÁLISE DO FILME - O Dia Depois de Amanhã