Invertebrados - Platelmintos e Nematódeos
Os platelmintos, também conhecidos popularmente como vermes, são animais pertencentes ao filo Platyhelminthes, reino Animália e subreino Metazoa. O corpo dos platelmintos é achatado, pois não possuem sistemas respiratório e circulatório. Vivem em locais úmidos e, algumas espécies, parasitam animais (principalmente mamíferos).
Não possuem sistema respiratório. Nos platelmintos de vida livre as trocas são feitas por difusão. Já nos parasitas ela é feita de forma anaeróbica, ou seja, não utiliza oxigênio.
A reprodução varia de acordo com a espécie. Muitos platelmintos são hermafroditas. Alguns se reproduzem por partenogênese (desenvolvimento do embrião sem fecundação, de forma assexuada). As planárias podem se reproduzir por fissão (ruptura de um pedaço do corpo gerando outro) ou, até mesmo, de forma sexuada .
Principais doenças provocadas por platelmintos:
- Teníase e a cisticercose causada pela Taenia solium.
- Esquistossomose causada pelo esquistossomo.
- Tremátodes provocam doenças no sangue e no fígado.
- Esquistossomose causada pelo esquistossomo.
- Tremátodes provocam doenças no sangue e no fígado.
NEMATÓDEOS
Os nematódeos ou nemátodos (Nemathelminthes), também chamados de vermes cilíndricos, são considerados o grupo de metazoários mais abundante na biosfera, com estimativa de constituírem até 80% de todos os metazoários com mais de 20.000 espécies já descritas, de um número estimado em mais de 1 milhão de espécies atuais, que incluem muitas formas parasitas de plantas e animais.
Apenas os Arthropoda apresentam maior diversidade.
O nome vem da palavra grega nema, que significa fio. Os nematódeos conquistaram com sucesso os habitats marinho, de água doce e terrestre. Embora a maioria seja de vida livre, há muitos representantes parasitas de praticamente todos os tipos de plantas e animais. Seu tamanho é muito variável, indo de aproximadamente 1 mm até cerca de oito metros de comprimento.
- Oxiuríase
- Filaríase
- Ascaridíase
- Ancilostomíase: Amarelão
Fonte:
https://www.todabiologia.com/zoologia/platelmintos.htm
https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos2/bionematelmintos.php
Comentários
Postar um comentário