QUARENTENA - ENSINO HÍBRIDO
O ensino híbrido é uma metodologia que mescla momentos de realização de atividades presenciais e não presenciais, personalizando o ensino.
ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES E LABORATÓRIO ROTACIONAL
As rotações por estações consistem na criação de uma espécie de circuito na própria sala de aula, em que cada estação deve propor uma atividade diferente sobre o mesmo tema central.
Vamos supor que o tema central seja Globalização.
- Em uma estação, os estudantes podem ouvir uma entrevista sobre o futuro do mercado de trabalho;
- Na segunda estação, ler uma notícia sobre economia;
- Em uma terceira, fazer um jogo sobre a quebra das fronteiras econômicas entre países.
Fazer ações independentes, mas tendo um tema central como fio condutor.
Os estudantes devem se dividir em pequenos grupos de quatro ou cinco pessoas.
Cada estação deverá ter seu tempo de permanência predeterminado.
As estações devem ser independentes e apresentar atividades com começo, meio e fim.
SALA DE AULA INVERTIDA
O modelo sala de aula invertida é uma possibilidade bem interessante e promissora para, por exemplo, aulas alternadas entre presenciais e não presencial.
Na sala de aula invertida, os estudantes estudam em casa e/ou em outro ambiente sem ser a escola, a partir da orientação do professor, esta previamente organizada de maneira on-line. Assim, os estudantes realizam as atividades com apoio digital e/ou de modo off-line, por exemplo, lendo um texto ou assistindo a um filme, de modo a contribuir para seu processo autoral, tornando-os protagonistas da própria aprendizagem.
Durante as aulas presenciais, que neste momento podem ser mediadas por tecnologia, o professor pode otimizar o tempo para promover trocas de experiências, ideias e reflexão sobre a temática, personalizando assim o ensino e sendo um mediador que facilita a aprendizagem.
FONTE: https://avaefape2.educacao.sp.gov.br/mod/resource/view.php?id=186&forceview=1
Comentários
Postar um comentário