QUARENTENA - ENSINO HÍBRIDO

Ensino híbrido: Como sua escola pode unir o ensino online e presencial

O ensino híbrido é uma metodologia que mescla momentos de realização de atividades presenciais e não presenciais, personalizando o ensino.


Para que a personalização do ensino seja assertiva, é preciso que essa mescla nas formas de ensinar possa dar aos estudantes a possibilidade de se reconhecerem nas diferentes maneiras de aprender. A combinação de experiências tem como objetivo promover a reorganização do tempo e do espaço da aula, além de redefinir os papéis do professor e do estudante, promovendo assim mais autonomia e engajamento, bem como o aproveitamento dos conteúdos.

O ensino híbrido é defendido por especialistas como Lilian Bacich como uma mistura metodológica que impacta a ação do professor em relação ao ensino; e a ação dos estudantes no tocante a situações de aprendizagem. Assim, o ensino pode ocorrer de modo on-line e presencial com combinações de atividades, as quais possuem as seguintes modalidades: rotações por estações, laboratório rotacional e sala de aula invertida.

Ensino híbrido: tendência que educa com cursos online e tecnologia ...


ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES E LABORATÓRIO ROTACIONAL


As rotações por estações consistem na criação de uma espécie de circuito na própria sala de aula, em que cada estação deve propor uma atividade diferente sobre o mesmo tema central.

Vamos supor que o tema central seja Globalização.

  1. Em uma estação, os estudantes podem ouvir uma entrevista sobre o futuro do mercado de trabalho;
  2. Na segunda estação, ler uma notícia sobre economia;
  3. Em uma terceira, fazer um jogo sobre a quebra das fronteiras econômicas entre países.

Fazer ações independentes, mas tendo um tema central como fio condutor.

  • Os estudantes devem se dividir em pequenos grupos de quatro ou cinco pessoas.

  • Cada estação deverá ter seu tempo de permanência predeterminado.

  • As estações devem ser independentes e apresentar atividades com começo, meio e fim.

Ensino híbrido: rotação por estações - YouTube


A metodologia conta ainda com momentos de interação entre estudantes e professores (para sanar dúvidas, orientar projetos, explicar conteúdo etc.); de trabalho colaborativo; de debate de ideias; de momentos criativos com os colegas; e, por fim, de uso da tecnologia, como jogos, exercícios, pesquisas, entre outros exemplos.
Quanto ao laboratório rotacional, consiste em mesclar atividades com espaços da sala de aula, laboratórios e/ou espaços de inovação, para uma aprendizagem rica e significativa, personalizando o ensino.

SALA DE AULA INVERTIDA

O modelo sala de aula invertida é uma possibilidade bem interessante e promissora para, por exemplo, aulas alternadas entre presenciais e não presencial.

Na sala de aula invertida, os estudantes estudam em casa e/ou em outro ambiente sem ser a escola, a partir da orientação do professor, esta previamente organizada de maneira on-line. Assim, os estudantes realizam as atividades com apoio digital e/ou de modo off-line, por exemplo, lendo um texto ou assistindo a um filme, de modo a contribuir para seu processo autoral, tornando-os protagonistas da própria aprendizagem.

Durante as aulas presenciais, que neste momento podem ser mediadas por tecnologia, o professor pode otimizar o tempo para promover trocas de experiências, ideias e reflexão sobre a temática, personalizando assim o ensino e sendo um mediador que facilita a aprendizagem.


O que é sala de aula invertida em 2020 | Sites educacionais, Sala ...



FONTE: https://avaefape2.educacao.sp.gov.br/mod/resource/view.php?id=186&forceview=1



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NUTRIÇÃO - Tabela de Calorias dos alimentos mais servidos em nossa mesa

História - Jogo da Memória

ANÁLISE DO FILME - O Dia Depois de Amanhã