EAD ≠ REMOTO
EAD
O ensino a distância é uma modalidade de ensino que apresenta algumas características e atores diferentes do ambiente escolar.
Disponibilizado em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).
Mediado por tutor ou autoinstrucional.
As atividades são estruturadas.
Conteudista.
Os cursistas fazem as leituras, assistem aos vídeos propostos e realizam as atividades de acordo com sua disponibilidade de tempo, podendo acessar a plataforma e as atividades de forma assíncronaforma assíncrona. O importante é estar atento aos prazos estabelecidos pelo cronograma do curso.
REMOTO
O ensino remoto foi implementado como uma opção para dar continuidade ao processo de aprendizagem.
Esse tipo de ensino vem sendo muito utilizado com o objetivo de minimizar os impactos do distanciamento social na educação, já que esse distanciamento é a opção para o enfrentamento da pandemia, porém sem perder de vista a necessidade de se atender aos estudantes e dar continuidade ao processo de ensino e aprendizagem. As aulas que acontecem de forma remota precisam ser bem planejadas, com objetivos e propósitos claros, para possibilitar o engajamento dos estudantes e de todos os profissionais envolvidos no processo.
Transmissão da aula em tempo real, ou seja, flexibilização de espaço, e não de tempo, para que a aula aconteça. Esforço para que as aulas remotas aconteçam no horário habitual das aulas presenciais. Manutenção da rotina da aula presencial no espaço virtual, na medida do possível, porque adaptações podem ser necessárias.
Adoção de tecnologias variadas que possam aproximar professor e estudantes, como Zoom, Skype, Google Hangout, Teams, entre outras.
Os atores são o próprio professor e seus estudantes, como se daria na aula presencial.
O professor faz o planejamento e a adaptação de acordo com a especificidade da turma e o currículo.
A interação é mantida entre professor e estudantes, de forma que dúvidas, comentários e socializações aconteçam em tempo real.
O ensino remoto possibilita o trabalho do professor levando em consideração a flexibilidade do ambiente em que ocorre a aula, porque as tecnologias possibilitam tal flexibilização, mas o tempo é o mesmo para todos os atores envolvidos. Entretanto, o mais interessante é que turmas do mesmo ano e componente curricular podem receber atividades diferentes, mesmo quando se tratar de temas comuns, pois o professor é quem faz essas escolhas. Assim, as atividades são acompanhadas pelo professor, que escolhe a maneira como os estudantes as produzirão e entregarão.
fonte:
Comentários
Postar um comentário