Cinema na Escola 4



     Assistir a um filme e com isso aprender aquele conteúdo de história que você não estava entendendo na escola é bom demais, e muito mais divertido. Neste post você verá mais um sequência de filmes que envolvem fatos históricos dos períodos do Renascimento, Revolução Francesa, Revolução Industrial, Rússia pré-revolução e Revolução Russa.



Renascimento

Dom Quixote


     Este filme cheio de fantasia conta a clássica história de Miguel de Cervantes de Alonso Quixada, um espanhol que leva ao extremo a sua paixão de criança aos dias de cavaleiros e aventuras.

    Alonso está tão obcecado pelas histórias de cavaleiros e donzelas, que renega todos os seus bens e passa a chamar-se Dom Quixote De La Mancha, partindo à procura da aventura, montado no seu cansado cavalo Rocinante e acompanhado pelo seu escudeiro, Sancho Pança.
    Vivendo muitas aventuras nascidas na sua ilusão, Dom Quixote combate o seu grande inimigo , o feiticeiro Malfatto, até que a sua família decide fazê-lo regressar a casa, traçando um plano que envolve os habitantes da sua cidade, esperando que uma boa dose de fantasia o faça cair na realidade.
    Mas quando Dom Quixote regressa a casa está a morrer e é nessa altura que surge Dulcineia, a sua grande paixão, para o ver uma ultima vez. Na sua fantasia final, o Cavaleiro Dom Quixote e a sua donzela Dulcineia voam felizes pelas estrelas. Mesmo na hora da morte, ele é vitorioso.
     Um grande elenco surge neste clássico da fantasia, liderado pelos magníficos desempenhos de John Lithgow como Dom Quixote e Bob Hoskins como Sancho Pança, além de Isabella Rossellini e Vanessa L. Williams. 

Veja cenas do filme:



Agonia e Êxtase

     Preocupado com o legado que deixaria para as gerações futuras, o Papa Júlio II (Rex Harrison) resolve contratar o Michelangelo (Charlton Heston) para pintar o teto da Capela Sistina. O artista se nega, mas logo é forçado pelo pontífice a fazê-lo. A partir daí, começam as disputas entre Michelangelo e papa à respeito do projeto.

Veja cenas do filme:



Shakespeare Apaixonado




     William Shakespeare precisa escrever uma nova peça de teatro, uma história de amor com fim trágico, mas está sofrendo um bloqueio e somente uma musa inspiradora poderá ajudá-lo. Ao se apaixonar por Lady Viola, ele volta a ter inspiração e escreve a peça Romeu e Julieta. Na época, mulheres não podiam interpretar peças de teatro, mas Lady Viola se veste de homem para poder participar da peça de Shakespeare, mas ele acabam se apaixonando mesmo ela sendo noiva do Lord Wessex, nobre dono de terras na Virgínia, que está a procura de dinheiro para voltar para os EUA na corte da Rainha Elizabeth I que autoriza a participação de mulheres no teatro após descobrirem que Lady Viola se vestia de homem para participar das peças de William Shakespeare.



Veja o trailer: 




Giordano Bruno


    Giordano Bruno é um das grandes obras do cinema político italiano dos anos 70. Com direção precisa de Giuliano Montaldo (Sacco & Vanzetti), o roteiro mostra um dos episódios mais polêmicos da história: o processo e a execução do astrônomo, matemático e filósofo italiano Giordano Bruno (1548-1600), queimado na fogueira pela Inquisição por causa de suas teorias contrárias aos dogmas da Igreja Católica. Giordano Bruno tem como destaque a impressionante interpretação de Gian Maria Volonté no papel-título, a música de Ennio Morricone e a belíssima fotografia do mestre Vittorio Storaro. Um filme simplesmente indispensável.

Assista ao filme:






Revolução Francesa

Danton

     Na primavera de 1794, Danton (Gérard Depardieu) retorna a Paris e constata que o Comitê de Segurança, sob a incitação de Robespierre (Wojciech Pszoniak), inicia várias execuções em massa. O povo, que já passava fome, agora vive um medo constante, pois qualquer coisa que desagrade o poder é considerado um ato contra-revolucionário. Nem mesmo Danton, um dos líderes da Revolução Francesa, deixa de ser acusado. Os mesmos revolucionários que promulgaram a Declaração de Direitos do Homem implantaram agora um regime onde o terror impera. Confiando no apoio popular, Danton entra em choque com Robespierre, seu antigo aliado, que detém o poder. O resultado deste confronto é que Danton acaba sendo levado a julgamento, onde a liberdade, a igualdade e a fraternidade foram facilmente esquecidas.

Veja o filme: https://www.youtube.com/playlist?list=PLwHYJlrO8VFVpIjnKfFFUdIIiHpSIbJde

Cenas da part 1:



Maria Antonieta


    Refilmagem de Sofia Coppola da versão de 1938, com Norma Shearer e Tyrone Power. A princesa austríaca Maria Antonieta, que é interpretada por Kirsten Dunst, é enviada ainda adolescente à França para se casar com o príncipe Luis XVI (Jason Schwartzman), como parte de um acordo entre os países. Na corte de Versalles ela é envolvida em rígidas regras de etiqueta, ferrenhas disputas familiares e fofocas insuportáveis, mundo em que nunca se sentiu confortável. Praticamente exilada, decide criar um universo à parte dentro daquela corte, no qual pode se divertir e aproveitar sua juventude. Só que, fora das paredes do palácio, a revolução não pode mais esperar para explodir.

Assista ao filme: 



A Queda da Bastilha



     "Uma vida pela vida que você ama" - Com essas palavras o advogado Sydney Carton (Ronald Colman) encara o tribunal que resultará em sua execução: a guilhotina que encerra um dos filmes mais espetaculares já feitos. Baseado no célebre romance de Charles Dickens "A Tale of Two Cities", este filme é um conto de tempos turbulentos da Revolução Francesa, recriada em uma fotografia estonteante. É também uma história sem idade história onde dois homens apaixonam-se pela mesma mulher. Sydney Carton defende e torna-se amigo de um nobre chamado Charles Danay (Donald Woods), e seus sentimentos de liberdade justiça e amor o guim para o auto-sarifício, para que Danay possa viver e amar a bela Lucie Manette (Elizabeth Allan). "A Queda da Bastilha" não é só uma película sobre romance, revolução, política e paixão, mas mais do que isso, é um filme que eternamente será reconhecido e apreciado.

Veja cenas do filme de 1935:





Napoleão - A Última batalha do Imperador (Monsier N.)

 

    Napoleão Bonaparte (Philippe Torreton) perde o poder mas continua a mandar e a desmandar durante o seu exílio. Mesmo preso pelos britânicos, ele continua mantendo sua pompa real e seu séqüito de seguidores, transformando a ilha num minúsculo pedaço da própria corte francesa. A autoridade máxima do lugar, o oficial de Hudson Lowe (Richard E. Grant) nutre por Napoleão um inexplicável misto de amor e ódio, de repulsa e admiração.É em meio a este intrincado jogo de poder que Napoleão vai planejar a sua inacreditável fuga.

Assista ao filme: 


Outros filmes sobre a Revolução Francesa


     A revolução francesa foi um conjunto de acontecimentos ocorridos entre 5 de maio de 1789, com a queda da Bastille e 9 de novembro de 1799, com o golpe de estado do 18       Brumário por Napoleão Bonaparte.

     Este período mudou o mundo e a relação entre os seres humanos, A revolução marcou o início da Idade Contemporânea. Sua filosofia aboliu a servidão e os direitos feudais e proclamou os direitos universais de "Liberdade, Igualdade e Fraternidade".
    Apesar disso, não existem tantos bons filmes quanto o tema mereceria., mas selecionei 10 bons exemplares nesta lista.

  La Revolution Française (minissérie comemorativa dos 200 anos da revolução em 1989) é dividida em duas partes para ser exibido no cinema. Traz Klaus Maria Brandauer no papel de Danton e Jane Seymour como Maria Antonieta. Tenta ser correto historicamente, mas não foi um grande sucesso, nem mesmo na França. 


  Marie Antoinettea versão de 1938, com Norma Shearer e Tyrone Power é uma visão adocicada e romanceada de uma das figuras mais emblemáticas do fim da realeza na França. Uma linda princesa austríaca é levada à Versailles para casar-se com o futuro rei, Luis Augusto, mas apaixona-se por um conde e terá que optar pelo coração ou a realeza. Esta história foi refilmada em tom pop, por Sofia Coppola em 2006).


Casanova e a Revolução - La Nuit de Varennes (um curioso road-movie de Ettore Scola) conta a revolução sob o ponto de vista dos passageiros de uma carruagem que se dirige a Varennes, na mesma rota por onde o rei Luis XVI estava se deslocando, para escapar dos insurgentes. entre os passageiros estão um escritor controverso, uma condessa, uma cortesã da rainha, um ativista político americano e até o envelhecido sedutor Casanova - Marcello Mastroiani.


O Pimpinela Escarlate. Na França do século XVIII, um aristocrata - Leslie Howard - leva uma vida dupla, passa-se por um nobre afetado e patético, mas trama secretamente e usando disfarces, livrar a nobreza e a população do reinado de terror imposto por Robespierre, que teria decapitado mais de 15 mil pessoas na guilhotina. Esta versão de 1935 teve continuações e várias refilmagens.


  Scaramouche. Pouco antes da revolução, a rainha Marie Antoinette pede ao seu primo marquês, que descubra a identidade de um panfleteiro que está atacando a imagem da nobreza. Exímio espadachim, o primo mata o homem, mas deixa escapar seu amigo, que refugia-se em uma companhia teatral, onde vive sob a máscara de um bufão., enquanto treina para vingar a morte do amigo. Dirigido por George Sidney em 1952).


Napoleão. Clássico do cinema mudo, de 1927, dirigido por Abel Gance, ainda é a melhor biografia de Napoleão Bonaparte. Feito para ser a primeira de 6 partes - que nunca foram realizadas, mostra desde a infância, sua evolução como estrategista militar e sua efetiva participação na revolução francesa. O filme foi inovador ao utilizar nos últimos 20 minutos, além das cenas panorâmicas, outras montagens em 3 telas simultâneas.

  Mercenários Num Reino em Chamas. Antes da revolução, numa família aristocrática, nascem dois irmãos gêmeos - Donald Sutherland e Gene Wilder, e ao mesmo tempo nascem numa família pobre, outros gêmeos (os mesmos atores). Graças a uma confusão, os bebês são trocados quando começa a revolução. O rei convoca os nobres a lutar e os pares de gêmeos estarão em lados opostos da batalha. Comédia.


  A Marselhesa. Um filme feito em tom documental por Jean Renoir em 1938. mostra através de vários personagens, dos cidadãos de Marselha, condes e do rei Luis XVI, os fatos que levaram à revolução e à criação do hino nacional francês de mesmo nome.





Revolução Industrial

Tempos Modernos



    O homem contra a máquina. Não, não se trata de nenhum filme futurista de ficção científica, mas sim de uma das maiores obras do lendário Charlie Chaplin. Eleito em 1998 para o Top 100 de todos os tempos do American Film Institute, Tempos Modernos é um clássico da comédia. O "Vagabundo" sofre gato e sapato dentro de uma fábrica repleta de geringonças como um "Comedor para Funcionários", que promete diminuir para apenas 15 minutos o horário de almoço. Demitido da fábrica, ele acaba encontrando uma moradora de rua (Paulette Goddard) e com ela decide procurar felicidade e dinheiro. Mas o que ele acaba encontrando mesmo são desventuras como vigia noturno sobre patins, como um hilário garçom-cantante de músicas sem sentido, como presidiário e muito mais. A excelência de Chaplin nessa obra não fica datada: Tempos Modernos é uma sátira atemporal.


Assista ao filme:



Germinal

     O filme germinal caracteriza perfeitamente o processo de produção do trabalho do modelo capitalista, a expansão do chamado capital, mostrando assim de uma forma bem clara os opostos entre as necessidades humanas e as materiais. O filme se passa na França do século XIX e transmite muito bem aquele determinado momento histórico e seu contexto social, econômico e político e é claro cultural e para obtermos uma análise satisfatória se torna necessário o conhecimento dos antecedentes da revolução industrial presentes nele.o filme é baseado no romance de Émile Édouard Charles Antoine Zola.

Assista ao filme:




Rússia pré-revolução e Revolução Russa

Rasputin



     Na Rússia do século XX, o Czar Nicolau II e a sua esposa Alexandra têm o seu único filho e herdeiro ao trono a sofrer de Hemofilia. Quando a medicina convencional falha para o ajudar, Alexandra procura um tratamento sagrado.

    O Padre Gregório Rasputine, um camponês necessitado que afirma ter tido uma visão da Virgem Maria que lhe disse para ajudar o Czar, consegue ligações ao Palácio. Apesar de Nicolau e do médico da corte serem sépticos quanto aos alegados poderes curativos de Rasputine, o jovem Alexis rapidamente cria laços com o charlatão/profeta, por isso ele permanece na Corte Imperial. Mas o comportamento inapropriado de Rasputine associado às longas noites de bebida e mulheres enfurecem a aristocracia e pressiona ainda mais a já tensa relação de Nicolau com os seus súbditos. Com a semente da revolução a respirar, torna-se cada vez mais aparente que um mau final espera a Família Imperial.



Assista ao trailer:




O Encouraçado Potenkim


     Em 1905, na Rússia czarista, aconteceu um levante que pressagiou a Revolução de 1917. Tudo começou no navio de guerra Potemkin quando os marinheiros estavam cansados de serem maltratados, sendo que até carne estragada lhes era dada com o médico de bordo insistindo que ela era perfeitamente comestível. Alguns marinheiros se recusam em comer esta carne, então os oficiais do navio ordenam a execução deles. A tensão aumenta e, gradativamente, a situação sai cada vez mais do controle. Logo depois dos gatilhos serem apertados Vakulinchuk (Aleksandr Antonov), um marinheiro, grita para os soldados e pede para eles pensarem e decidirem se estão com os oficiais ou com os marinheiros. Os soldados hesitam e então abaixam suas armas. Louco de ódio, um oficial tenta agarrar um dos rifles e provoca uma revolta no navio, na qual o marinheiro é morto. Mas isto seria apenas o início de uma grande tragédia.

Assista ao filme:


Reds

     Pouco antes da Primeira Guerra Mundial, John Reed (Warren Beatty), um jornalista americano, conhece Louise Bryant (Diane Keaton), mulher casada que larga o marido para ficar com ele e se torna uma importante feminista. Os dois se envolvem em disputas políticas e trabalhistas nos Estados Unidos e vão para a Rússia a tempo de participarem da Revolução de outubro de 1917, quando os comunistas assumiram o poder. Este acontecimento inspira o casal, que volta à América esperando liderar uma revolução semelhante.

Assista ao trailer:









Fontes:

http://www.adorocinema.com/filmes

http://www.interfilmes.com/filme_21357_A.Queda.da.Bastilha-(A.Tale.of.Two.Cities).html

http://filmow.com/napoleao-a-ultima-batalha-do-imperador-t25048/

http://listasde10.blogspot.com.br/2010/02/10-filmes-sobre-revolucao-francesa.html

http://www.filmesdecinema.com.br/filme-tempos-modernos-4762/

http://meuartigo.brasilescola.com/sociologia/resenha-filme-germinal-1.htm

http://romanov.blogs.sapo.pt/5906.html

http://www.adorocinema.com/filmes/filme-89979/

http://www.adorocinema.com/filmes/filme-45568/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NUTRIÇÃO - Tabela de Calorias dos alimentos mais servidos em nossa mesa

História - Jogo da Memória

ANÁLISE DO FILME - O Dia Depois de Amanhã