Fruto ou fruta?
Um dos
temas que os alunos mais encontram dificuldades em compreender dentro do estudo
de Ciências, é o do Reino Plantae. Os alunos acham difícil entender que uma árvore
pode ser um ser vivo, já que ela não se move, não come e nem emite sons,
fazendo uma referência com os animais. Quando se pede exemplos de seres vivos
para os alunos, o que se ouve é: cachorro, gato, cavalo, ou seja, a maioria dá
exemplo de animais do dia-a-dia. É compreensível que as crianças gostem mais de
bichinhos de estimação do que adorar um vaso de flor, pois com os cachorros,
gatos e passarinhos, por exemplo, é possível uma interação como brincar, fazer
carinho, andar junto. Já com as plantas, a relação entre ser humano e vegetal é
diferente. Primeiro, a variedade de seres vivos presente no Reino Vegetal, que é
o reino das Plantas (Reino Plantae) é muito grande e muito diversificada, ou
seja, os seres vivos são muito diferentes uns dos outros, porém pertencem ao
mesmo reino. Para a criança é difícil entender que o alface, que serve de
salada no almoço, é uma planta igual a árvore que faz sombra no pátio na hora
do intervalo, pois para a criança, alface e árvore são muito diferentes
visualmente. Desta forma, o processo de construção do conhecimento acerca das
plantas no ensino de Ciências é algo em que o professor precisa se esforçar
para trazer a teoria mais próxima da realidade dos alunos.
Com
base nas frequentes perguntas de alunos sobre frutos e frutas, hortaliças e
plantas carnívoras, preparei esta postagem com o intuito de esclarecer dúvidas
e principalmente facilitar o entendimento de uma parte do conhecimento sobre
plantas. E saiba que para qualquer entendimento, sobre qualquer assunto, é
preciso dedicação ao estudo, é preciso estar aberto ao conhecimento, não criar
barreiras dizendo "eu não entendo", "eu não sei", "é
difícil", e o principal, querer saber.
Feito a devida introdução, vamos ao que
interessa. Fruto ou fruta??
Fruto é uma estrutura encontrada nas plantas do grupo das Angiospermas. Pois é, o Reino das Plantas é muito grande, e por existir muitos seres vivos diferentes foi preciso
criar grupos. E nestes grupos foram colocados os seres vivos que tinham
características em comum. Vamos imaginar o "reino das Bolinhas", como
exemplo fictício (não existe na realidade). Neste reino os indivíduos possuem em
comum a forma: bolinha, porém a cor é uma característica que torna
as bolinhas diferentes umas das outras. Então foi criado os
grupos de cores. Todas as bolinhas amarelas foram colocadas no "grupo
amarelo", as bolinhas azuis, no "grupo azul" e assim para as
outras cores. Desta forma, as bolinhas foram separadas e classificadas por
cores. O mesmo ocorre com as plantas. Os estudiosos criaram grupos para colocar
as plantas com características semelhantes e desta forma foi criado o grupo das Angiospermas. Eu
sei que o nome complica, seria mais fácil "grupo verde".
A esta altura, você já deve ter entendido que uma planta é um ser vivo, e
como todo ser vivo, ela nasce, cresce, alimenta-se, respira, reproduz,
envelhece e morre. O fruto é uma parte da planta que aparece no período reprodutivo. Ele é o responsável por proteger a semente,
que se transformará em uma nova planta. Então, o fruto é um órgão exclusivo das Angiospermas
com a função de proteger a semente.
Os frutos são compostos por pericarpo e sementes. O pericarpo
pode ser dividido em três camadas: o epicarpo ou casca, o mesocarpo, e o endocarpo,
que envolve e protege a semente. Em alguns frutos, o endocarpo é rígido, duro, e
forma um caroço, como na manga e na ameixa. Observe a imagem e visualize as camadas
que forma os fruto.
Existe, também, uma variedade de frutos, que são classificados assim:
Frutos secos: aqueles que têm o
pericarpo duro. Às vezes, suas sementes são comestíveis, como é o caso do girassol,
da ervilha e do amendoim.
Frutos carnosos: aqueles que têm uma
das camadas do pericarpo suculenta, como o maracujá, o mamão, o tomate e a
azeitona.
Comentários
Postar um comentário