Cinema na escola 1



    

    Estudar história na escola pode ser, para muitos, um tormento. Nem todo professor de história tem aquele jeitinho encantador de contar a história e nos fazer entendê-la. Mas não podemos deixar de estudar a matéria só porque o professor é chato. Saber sobre a História é importante por vários motivos: para ter notas e assim passar de ano; para saber do passado do nosso país e de outras nações e assim entender o presente; entre outros. O que os alunos devem entender é que o conhecimento, seja ele qual for, deve ser sempre bem vindo, e que, com um pouco de esforço e dedicação, estudar deixará de ser um fardo.

    E para ajudar a entendermos mais dos eventos históricos, o cinema nos ajuda, um pouco, lançando filmes e seriados que envolvem os temas históricos estudados em sala de aula. E isto é muito bom para aqueles alunos que não gostam muito de passarem horas lendo as páginas de livros. 

   Então aí vai a dica: abaixo estão alguns seriados que tem como plano de fundo a HISTÓRIA e que mostram como era o mundo da Idade Antiga até a Era Medieval.


Camelot

Muito dessa história é lenda. Camelot é o mitológico castelo do Rei Arthur. Ainda assim, é uma série interessante para entender um pouco mais sobre a Grã-Bretanha.



Vikings     

     Vikings apresenta a trajetória de Ragnar Lothbrok, um jovem que se considera descendente de Odin. O lendário Ragnar Lodbrok governou a Suécia e a Dinamarca durante a Idade Média. Ragnar é um guerreiro, fazendeiro e chefe de família. Visionário e sonhando viver diversas aventuras, ele acredita que as riquezas sonhadas por seu povo encontram-se além do mar Báltico. Mas para conseguir conquistá-las ele precisa convencer Earl Haraldson, o líder de seu povo, a permitir que ele e seus guerreiros viagem em direção à Inglaterra.A série norte-americana Vikings, que estreou em 2013, é baseada na vida dele. As gravações foram na Irlanda. No Brasil, a série passa no canal NatGeo. 



Spartacus



     A série Spartacus estreou nas TVs em janeiro de 2010. Conta a história do famoso escravo que se tornou gladiador, o líder da mais importante revolta de escravos da Roma Antiga. Os direitos de exibição da série por aqui são do canal FX.





Roma

    A formação do Império Romano. Esse é o pano de fundo da série Roma, que narra as batalhas de Júlio César. A morte dele e a luta pelo poder também aparece na série. A história é contada sob o ponto de vista dos legionários Lúcio Voreno e Tito Pulo. A série foi exibida entre 2005 e 2007.




Reing


     A narrativa descreve a história de Mary Stuart da Escócia e seu caminho até o poder, iniciando com sua chegada à França com 15 anos e seu noivado com o Príncipe Francis. Acompanhada de suas três melhores amigas, Mary precisa sobreviver às intrigas, inimigos e forças obscuras que tomam conta da corte francesa.





Os Pilares da Terra

     A minissérie Os Pilares da Terra é baseada no romance do escritor britânico Ken Follett. Com oito episódios, mostra a Inglaterra do século XII, durante as lutas pela sucessão ao trono de Henrique I.




Tudors

     Outro rei da Inglaterra, esse mais famoso, também inspirou uma série de TV. Henrique VIII é representado em Os Tudors, exibida entre 2007 e 2010.




The Borgias



    A Família Bórgia formou três Papas e foi poderosa (tipo, muito mesmo) durante o Renascimento. Séculos mais tarde, eles viraram também estrelas pops de TV. A série Os Bórgias estreou em 2011.





Eu, Cláudio

    Os atos históricos estão na TV há décadas. Prova disso é Eu, Cláudio, que foi bastante famosa nos anos 70. A história de Roma narrada por Cláudio é um dos grandes sucessos da BBC até hoje




Hornblower

     Horatio Hornblower, o personagem central dessa série, é fictício. Mas o pano de fundo não: a produção mostra acontecimentos durante a Revolução Francesa e as Guerras Napoleônicas.








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NUTRIÇÃO - Tabela de Calorias dos alimentos mais servidos em nossa mesa

História - Jogo da Memória

ANÁLISE DO FILME - O Dia Depois de Amanhã