E eu aqui???
Ensino médio no Brasil tem déficit de pelo menos 32,7 mil professores
TCU aponta que área de exatas tem maior déficit e só em Física faltam 9 mil docentes no País; São Paulo e Roraima se negaram a fazer auditoria.
BRASÍLIA - O Brasil tem hoje um déficit de pelo menos 32,7 mil professores no ensino médio, concentrado especialmente na área de exatas - faltam mais de 9 mil docentes apenas em Física. Ao mesmo tempo, as redes têm 46 mil docentes sem formação específica, que poderiam ser capacitados, e 61 mil fora das salas, cedidos para áreas administrativas. As conclusões são de auditoria especial do Tribunal de Contas da União (TCU).
A análise feita pelo TCU e Tribunais de Contas de 24 Estados e do Distrito Federal - as exceções foram Roraima e São Paulo, que não aceitaram participar - investigou cobertura, professores, gestão e financiamento do ensino médio. "Boa parte desse déficit poderia ser resolvido com melhoria de gestão", afirmou o ministro Valmir Campello, relator da auditoria.
O déficit de professores pode ser maior, uma vez que houve algumas simplificações nos cálculos para evitar superdimensionamento - por exemplo, professores que dão aulas em duas disciplinas foram registrados como dois docentes.
A investigação apurou grande número de contratos temporários. Em média, 30% dos professores do País têm contratação precária - o índice passa de 60% no Espírito Santo (66,6%), em Mato Grosso (64,8%) e em Mato Grosso do Sul (61%). "É expressivo para um tipo de contratação que deveria ser excepcional. Pode ser a maneira de alguns municípios e Estados fugirem da lei de responsabilidade fiscal", disse Campello.
Recursos. A auditoria encontrou discrepâncias significativas entre o que os Estados informam como investimento em educação no Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope), do Ministério da Educação, e outros sistemas.
Os Estados analisados e o Distrito Federal informam investimento de R$ 13,3 bilhões a mais ao MEC do que ao Relatório Resumido de Execução Orçamentária (RREO), de acompanhamento da Lei de Responsabilidade Fiscal. "Há problemas substantivos sobre qualidade e confiabilidade dos recursos aplicados na educação", afirmou Campello. A auditoria, com recomendações, será enviada ao MEC e aos Estados.
Agora diga-me...por que estou desempregada. por que envio meu curriculo cheio de experiências, prêmios, cartas de recomendação e não sou chamada sequer para uma entrevista. Será que as escolas particulares querem mesmo professores de verdade? Acho que não, eles preferem "QI", filhos de ex-professores, gente da sociedade, brotinhos recém-formados, querem pessoas que podem ser manipuladas. Pois verdadeiros professores, aqueles que lutam pela educação melhor não se permite ser fantoche de sistemas de ensino que engessam as atitudes e criatividade do professor.
e aí, me vem esta reportagem do ESTADO DE SÃO PAULO dizendo que há carência de professores?! Me poupem...há professores sim, mas estes são barrados por imensas pilhas de papel e exames a fazer, cursos preparatórios e etc. E muitos ainda saem com o resultado de não aptos por serem obesos. O que isso atrapa no processo de ensino e aprendizagem?? Digam-me.
QUE BRASIL É ESSE?
#INDIGNAÇÃO
P.S. Estou aqui a espera de um trabalho.
Fonte:
http://www.estadao.com.br/noticias/vida,ensino-medio-no-brasil-tem-deficit-de-pelo-menos-32-7-mil-professores,1142781,0.htm
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