Cinema na Escola 5

            
      

   Guerras são excelente vitrines para o talento de produtores e diretores de filmes. 

    Pensando neste tema, Paul Virilio escreveu um livro que aborda este assunto de forma bem interessante.


Título: Guerra e cinema
Título Original: Guerre et cinéma: logistique de la perception
Subtítulo: logística da percepção
Autor(a): Paul Virilio
Prefácio: Ruy Sardinha Lopes
Tradutor(a): Paulo Roberto Pires
Páginas: 208
Ano de publicação: 2005


     Este não é um livro sobre filmes de guerra. Vai muito além disso. Se para o lendário diretor de cinema Samuel Fuller, ele mesmo um ex-soldado, “O cinema é como um campo de batalha”, Paul Virilio nos mostra que a guerra também tem muito de cinema. Ele analisa o desenvolvimento, surpreendentemente paralelo, dessas duas técnicas – desde a invenção dos irmãos Lumière e da Primeira Guerra Mundial –, concluindo que a real vitória em uma guerra, a dos “corações e mentes”, passa tanto pelo campo de batalha quanto pelo das imagens. Virilio esmiúça a evolução histórica do cinema e da arte militar no século XX, principalmente nas duas guerras mundiais e na Guerra Fria, estudando temas como o aprimoramento da técnica cinematográfica para o reconhecimento das áreas de combate e as relações entre a indústria do audiovisual e a indústria bélica. 
     Lançado pela coleção Estado de Sítio, coordenada pelo filósofo Paulo Arantes, e traduzido por Paulo Roberto Pires, o livro trata, entre outras abordagens inovadoras do autor, do uso e fascínio dos nazistas pelas imagens como propaganda (Leni Riefenstahl e O triunfo da vontade) até Guerra nas estrelas, filme e projeto bélico da era Reagan; da participação de cineastas nos conflitos de trincheira na Primeira Guerra (Griffith) até o apocalipse nuclear do Dr. Fantástico, de Stanley Kubrick. Virilio explora as tênues fronteiras e o diálogo constante entre a realidade dos conflitos armados e as suas representações. 
    Na era da multiplicação de telas e imagens no cotidiano, do terrorismo transmitido via satélite, em que a “guerra sem fim” de Bush é um reality show sangrento, um espetáculo midiático – envolvendo a ficção das armas de destruição em massa, o vilão Saddam Hussein e a ameaça terrorista –, nada mais oportuno que este lançamento. Nestes tempos, em que a veiculação das imagens dos horrores bélicos cumpre papel protagonista, este livro, publicado em francês na década de 1980, é uma arma poderosa. 

Sobre o autor
    Paul Virilio nasceu em 1932. Arquiteto e urbanista, presidiu e editou a revista do grupo Architecture Principe. Foi professor e, mais tarde, diretor-geral da École Spéciale d' Architecture, e diretor, a partir de 1973, da coleção L´Espace Critique (Éditions Galilée). Reconhecido no meio acadêmico internacional como filósofo e crítico da contemporaneidade, tornou-se, em 1990, diretor de programas do Collège International de Philosophie de Paris. Em 2000, inaugurou no Japão o Museu das Catástrofes, projetado e dirigido por ele. No Brasil, publicou, entre outros, os livros: Velocidade e política (1996), A bomba informática (1999) e Estratégia da decepção(2000). 

    E as guerras fazem parte do conteúdo de História e Geografia, como também são temas transversais trabalhados em outras áreas do conhecimento. E os filmes podem ajudar e muito na visualização dos fatos e acontecimentos quando alinhados ao estudo do tema. Desta forma, destaco abaixo alguns filmes sobre a Segunda Guerra Mundial, Nazismo e Guerra Fria. No post seguinte você verá filmes relacionados à Guerra do Vietnã, Luta dos direitos civis dos negros, América Latina das décadas de 1950 e 1960, África no século 20 e Escravidão.



Segunda Guerra Mundial e nazismo

O Grande Ditador
cartaz de O Grande Ditador

     Em meio a Segunda Grande Guerra Mundial, judeus estavam sendo esmagados pelo preconceito alemão. Chaplin, genialmente, interpreta os dois protagonistas da história: o ditador Adenoid Hynkel (em clara referência a Hitler) e o barbeiro Judeu. Irônico e atrevido, este filme lhe causou sua expulsão dos Estados Unidos, mas criou também uma obra-prima única com uma das melhores mensagens anti-guerra já transmitidas ao homem.

 Assista ao filme:




A Vida É Bela


     Na Itália dos anos 40, Guido (Roberto Benigni) é levado para um campo de concentração nazista e tem que usar sua imaginação para fazer seu pequeno filho acreditar que estão participando de uma grande brincadeira, com o intuito de protegê-lo do terror e da violência que os cercam.


Assista ao trailer: 



Pearl Harbor


     Pouco antes do bombardeio japonês em Pearl Harbor, dois amigos que são como irmãos um para o outro se envolvem de maneira distinta nos eventos que fazem com que os Estados Unidos entrem na 2ª Guerra Mundial. Enquanto que Rafe (Ben Affleck) se apaixona pela enfermeira Evelyn (Kate Beckinsale) e decide se alistar na força americana que lutará na 2ª Guerra Mundial, em Londres, Danny (Josh Hartnett) torna-se piloto da Força Aérea dos Estados Unidos e permanece no país. Após a notícia de que Rafe morrera em um dos combates que travava contra os alemães, Danny e Evelyn se aproximam e terminam se apaixonando.

Assista ao trailer:




A Queda

    Um filme alemão de 2004, que mostra os últimos dez dias da vida de Adolf Hitler no Führerbunker em 1945. O filme foi escrito por Bernd Eichinger, baseado nos livros escritos pelo historiador Joachim Festa maior autoridade mundial em nazismo, pela secretária pessoal de Hitler, Traudl Junge, por Gerhardt Boldt, Ernst Günther Schenck e Siegfried Knappe.
     No meio de uma noite de novembro de 1942, um grupo de jovens mulheres é escoltado por oficiais das SS, através do bosque, até a Toca do Lobo, o QG de Hitler na Prússia Oriental. São candidatas ao cargo de secretária pessoal do Führer. Entre elas, está Traudl Junge, uma jovem de Munique, de 22 anos. Ela é escolhida para o trabalho, e a idéia de servir ao Führer pessoalmente a deixa radiante.
    Em abril de 1945 os russos tomam Berlim deixando o exército alemão em pânico. No bunker instalado no subterrâneo da capital - uma caixa de cimento a prova de qualquer bomba - Hitler e seus principais assessores planejam ações militares para eliminar o inimigo, mesmo sabendo que a derrota está próxima.
     O Führer está assustado, Eva Braun, sua namorada e depois esposa mantém a moral em alta dançando e cantando com os oficiais. Goebbels e sua mulher trazem os seis filhos para o bunker na esperança de um milagre. O 3º Reich está com as horas contadas.

Assista ao trailer:



A Última Bomba Atômica


     É um documentário dedicado a ter a certeza de que a verdade sobre a última bomba atômica, deliberadamente utilizada em seres humanos, nunca será esquecida. Há outros documentários sobre a bomba atômica, mas nenhum inclui o que este apresenta. O vídeo desafia a suposição generalizada de que EUA o lançamento da bomba em Nagasaki foi essencial para acabar com a Segunda Guerra Mundial . Os argumentos provocantes sobre essa decisão nunca foram parte de um documentário dos EUA. Apresenta informações sobre uma parte pouco conhecida da história do pós II Guerra Mundial: o Código de Imprensa imposta pelo governo de ocupação dos EUA em mídia japonesas. Proibir relatos da mídia sobre a bomba ou de seus efeitos sobre a saúde, o Código teve um efeito significativo sobre a forma como os sobreviventes foram maltratados no seu próprio país e como os seus problemas de saúde foram mal interpretados.


A Conquista da Honra


     Flags of Our Fathers (título no Brasil: A Conquista da Honra) é um filme norte-americano de 2006, dirigido por Clint Eastwood e escrito por William Broyles Jr. e Paul Haggis. É baseado no livro de mesmo nome (ver Flags of Our Fathers) escrito por James Bradley e Ron Powers sobre a Batalha de Iwo Jima e a Raising the Flag on Iwo Jima.
    Eastwood também dirigiu um filme complementar do ponto de vista japonês da batalha, intitulado Letters from Iwo Jima (título no BrasilCartas de Iwo Jima), lançado dois meses após Flags of Our Fathers.
    Fevereiro de 1945. Apesar da vitória anunciada dos aliados na Europa, a guerra no Pacífico prosseguia. Uma das mais importantes e sangrentas batalhas foi a pela posse da ilha de Iwo Jima, que gerou uma imagem-símbolo da guerra: cinco fuzileiros e um integrante do corpo médico da Marinha erguendo a bandeira dos Estados Unidos no monte Suribachi. Alguns destes homens morreram logo após este momento, sem jamais saber que foram imortalizados. Os demais permaneceram na frente de batalha com seus companheiros, que lutavam e morriam sem qualquer ostentação ou glória.

Assista ao trailer:



Cartas de Iwo Jima
     

     Dirigido por Clint Eastwood, o longa-metragem é a continuação de A Conquista da Honra, onde ambos abordam a batalha da ilha de Iwo Jima, localizada no arquipélago asiático. O conflito é considerado um dos maiores da Segunda Guerra Mundial durando 40 dias.
      Em junho de 1944, Tadamichi Kuribayashi (Ken Watanabe), o tenente-general do exército imperial japonês, chega na ilha de Iwo Jima. Muito respeitado por ser um hábil estrategista, Kuribayashi estudara nos Estados Unidos, onde fizera grandes amigos e conhecia o exército ocidental e sua capacidade tecnológica. Por isso o Japão colocou em suas mãos o destino de Iwo Jima, considerada a última linha defesa do país. Ao contrário dos outros comandantes Kuribayashi moderniza o modo de agir, alterando a estratégia que era usada. Ele supervisiona a construção de uma fortaleza subterrânea, feita de túneis que davam para as suas tropas a estratégia ideal contra as forças americanas, que começam a desembarcar na ilha em 19 de fevereiro de 1945. Os japoneses sabiam que as chances de sair dali vivos eram mínimas. Enquanto isto acontece Kuribayashi e outros escrevem várias cartas, que dariam vozes e rostos para aqueles que ali estavam e o relato dos meses que antecederam a batalha e o combate propriamente dito, sobre a ótica dos japoneses.

Assista ao trailer:



O Resgate do Soldado Ryan


     Ao desembarcar na Normandia, no dia 6 de junho de 1944, capitão Miller (Tom Hanks) recebe a missão de comandar um grupo do segundo batalhão para o resgate do soldado James Ryan, caçula de quatro irmãos, dentre os quais três morreram em combate. Por ordens do chefe George C. Marshall, eles precisam procurar o soldado e garantir o seu retorno, com vida, para casa.

Assista ao trailer:



Arquitetura da Destruição


     Arquitetura da Destruição está consagrado internacionalmente como um dos melhores estudos já feitos sobre o nazismo no cinema. O filme de Peter Cohen lembra que chamar a Hitler de artista medíocre não elimina os estragos provocados pela sua estratégia de conquista universal. O veio artístico do arquiteto da destruição tinha grandes pretensões e queria dar uma dimensão absoluta à sua megalomania. Hitler queria ser o senhor do universo, sem descuidar de nenhum detalhe da coreografia que levava as massas à histeria coletiva a cada demonstração. O nazismo tinha como um dos seus princípios fundamentais a missão de embelezar o mundo. Nem que, para tanto, destruísse todo o mundo.

Assista ao documentário:


Europa, Europa


    Europa Europa (Filhos da Guerra, título no Brasil) é um filme de 1990 dirigido por Agnieszka Holland. A película é uma co-produção internacional entre empresas da Alemanha, França e Polónia.
    Está é a incrível história de Solomon Perel, um jovem que sobrevive ao Holocausto escondendo sua identidade judaica e paradoxalmente, encontrando refúgio junto à Juventude Hitlerista. Sua trajetória começa quando sua família alemã, mas de origem judaica, é perseguida pelos nazistas e se refugia em Lodz, na Polônia. Com a invasão, o que parecia ser o começo de uma vida tranqüila, rapidamente se transforma em um grande pesadelo. Perel consegue fugir levando seu irmão, mas acaba se perdendo dele e busca refúgio entre os bolcheviques. Depois, ele é trasnferido para um orfanato na região leste da Polônia. Mesmo assim, acaba sendo capturado pelos nazistas. Sua única alternativa é se alinhar ao exército de Hitler e para isso tem que esconder sua verdadeira identidade...

Filme legendado em inglês:



O Menino do Pijama Listrado





     Alemanha, Segunda Guerra Mundial. O menino Bruno (Asa Butterfield), de 8 anos, é filho de um oficial nazista (David Tewlis) que assume um cargo importante em um campo de concentração. Sem saber realmente o que seu pai faz, ele deixa Berlim e se muda com ele e a mãe (Vera Farmiga) para uma área isolada, onde não há muito o que fazer para uma criança com a idade dele. Os problemas começam quando ele decide explorar o local e acaba conhecendo Shmuel (Jack Scanlon), um garoto de idade parecida, que vive usando um pijama listrado e está sempre do outro lado de uma cerca eletrificada. A amizade cresce entre os dois e Bruno passa, cada vez mais, a visitá-lo, tornando essa relação mais perigosa do que eles imaginam.


Assista ao filme:


A Menina que Roubava Livros



     Durante a Segunda Guerra Mundial, uma jovem garota chamada Liesel Meminger (Sophie Nélisse) sobrevive fora de Munique através dos livros que ela rouba. Ajudada por seu pai adotivo (Geoffrey Rush), ela aprende a ler e partilhar livros com seus amigos, incluindo um homem judeu (Ben Schnetzer) que vive na clandestinidade em sua casa. Enquanto não está lendo ou estudando, ela realiza algumas tarefas para a mãe (Emily Watson) e brinca com a amigo Rudy (Nico Liersch).

Veja o trailer:



Minha Querida Anne Frank


    Inspirado livremente no romance de Alison Leslie Gold, o filme reconta a história de amizade entre Anne Frank e Hannah Goslar, uma das melhores amigas da garota que morreu no campo de concentração de Bergen-Belsen em 1945.



Assista ao filme:



O Diário de Anne Frank
     
   
   
   The Diary of Anne Frank (título no Brasil: O Diário de Anne Frank) é um filme estadunidense de 1959, do gênero drama, realizado por George Stevens. O roteiro foi baseado na peça teatral de Frances Goodrich e Albert Hackett e no Diário de Anne Frank. A trilha sonora é de Alfred Newman
    Anne Frank (Millie Perkins) vive no sótão secreto de um estabelecimento comercial, juntamente com seus pais, Otto (Joseph Schildkraut) e Edith (Gusti Huber), e sua irmã Margot (Diane Baker). Além deles vive no local uma outra família judia, composta por Hans Van Daan (Lou Jacobi), Petronella Van Daan (Shelley Winters), Peter Van Daan (Richard Beymer) e Albert Dussell (Ed Wynn), um idoso dentista. Anne Frank, uma jovem de 13 anos, documenta sua vida enquanto se esconde da Gestapo da Holanda. Este refúgio foi providenciado por Kraler (Douglas Spencer) e Miep (Dodie Heath), bondosos proprietários de lojas. Por dois anos eles ficam escondidos, vivendo sempre na apreensão de saberem que podem ser traídos ou descobertos a qualquer momento e mandados para um campo de concentração. Apesar disto eles sonham com dias melhores, ao mesmo tempo em que Peter e Anne se apaixonam.Anne Frank  que vive escondida no sótão de um estabelecimento comercial juntamente com seus pais, Otto e Edith, e sua irmã Margot. Além deles, vive no mesmo local uma outra família de origem judia, composta por Hans Van Daan, Petronella Van Daan, Peter Van Daan e Albert Dussell, que é um idoso dentista.

Trailer do filme de 1959:

Assista ao filme de 2009:
    


     O tema 2° Guerra Mundial é um dos assuntos que mais renderam filmes. É incrível a quantidade de películas criadas. Então aqui eu coloquei alguns filmes, mas se desejar assistir outros mais, veja as indicações no blog: http://segundaguerradownloads.blogspot.com.br/. Lá vocês encontrarão muitos assuntos sobre o tema.


Guerra Fria

Dr. Fantástico

     
     Dr. Fantástico ou apenas Dr. Strangelove, é um filme anglo-americano de 1964, uma comédia de humor negro dirigida por Stanley Kubrick. Baseado no romance Red Alert (também conhecido como Two Hours to Doom), um thriller da Guerra Fria de Peter George, o filme satirizou a tensão nuclear vivida pelo mundo à época.O General Ripper fica maluco e arma um plano para iniciar a Guerra Nuclear. Então as autoridades máximas dos EUA e da União Soviética tentam parar um avião-bombardeiro cuja tripulação recebera ordens de lançar uma bomba nuclear na Rússia.

Veja o trailer:



Os 13 Dias que Abalaram o Mundo



    Em outubro de 1962 (Ainda durante a guerra fria) um avião U-2, que fazia vigilância de rotina, tira fotos fotográficas que revelam que a União Soviética está em processo de colocar uma plataforma de lançamento de armas nucleares em Cuba. Estas armas terão a capacidade de destruir em minutos a maior parte do leste e sul dos Estados Unidos,quando ficarem operacionais. 
    Por treze dias o destino da humanidade esteve nas mãos de um grupo reunido num salão oval na Casa Branca, pois a possibilidade de uma guerra nuclear era real e navios soviéticos rumavam para Cuba levando o material que faltava para terminar a plataforma de lançamento, que estava sendo construída em ritmo acelerado. Com a situação cada vez mais tensa, qualquer ato impensado poderia provocar um conflito armado de consequências.

Assista ao filme:



Boa Noite e Boa Sorte
    

    Edward R. Morrow (David Strathairn) é um âncora de TV que, em plena era do macarthismo, luta para mostrar em seu jornal os dois lados da questão. Para tanto ele revela as táticas e mentiras usadas pelo senador Joseph McCarthy em sua caça aos supostos comunistas. O senador, por sua vez, prefere intimidar Morrow ao invés de usar o direito de resposta por ele oferecido em seu jornal, iniciando um grande confronto público que trará consequências à recém-implantada TV nos Estados Unidos.

Veja o trailer:



Intriga Internacional

      Intriga Internacional é um filme americano de 1959, dos géneros suspense e aventura, dirigido por Alfred Hitchcock. O filme, considerado pela crítica um dos melhores do mestre do suspense, trata de identidades trocadas. Um inocente executivo de publicidade, Roger Thornhill, confundido com um agente chamado George Kaplan, é perseguido através dos Estados Unidos por agentes de um misteriosa organização, que acreditam que ele esteja interferindo com o roubo de um microfilme secreto.

Assista ao trailer:



Topázio

    André Devereaux (Frederick Stafford) é um espião francês contratado pelo agente americano Michael Nordstrom (John Forsythe) para checar rumores sobre mísseis russos em Cuba durante a Guerra Fria. Além disso, ele deve descobrir tudo sobre a rede de espionagem Topázio, infiltrada na Otan. As investigações geram mortes, traições e muito suspense.



O Dia Seguinte
  

    Década de 80. Em Lawrence, uma pequena cidade próxima a Kansas City, Russell Oakes (Jason Robards) está ocupado com seus afazeres como chefe de cirurgia do hospital local e a família Dahlberg cuida dos preparativos para o casamento da filha mais velha. Paralelamente o exército russo invade Berlim Oriental, o que cria uma crise entre a União Soviética e os Estados Unidos. Logo ambos os lados enviam seus mísseis nucleares, na intenção de vencer a guerra. Nos Estados Unidos um dos alvos é Kansas City, onde estão armazenados dezenas de mísseis nucleares.

Assista ao filme legendado:






Fonte:

http://revistaescola.abril.com.br/formacao/formacao-continuada/cinema-escola-filmes-tecnologia-audiovisual-556044.shtml

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mississippi_em_Chamas

http://rollingstone.uol.com.br/galeria/10-filmes-sobre-escravidao/#imagem10

http://www.cineplayers.com/filme/o-grande-ditador/321

http://telecine.globo.com/filmes/a-vida-e-bela/

http://www.interfilmes.com/filme_14143_Pearl.Harbor.html

http://filmow.com/a-queda-as-ultimas-horas-de-hitler-t4287/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Der_Untergang

http://www.webcine.com.br/filmessi/derunter.htm

http://www.imdb.com/title/tt0896547/plotsummary?ref_=tt_ov_pl

http://www.adorocinema.com/filmes/filme-112342/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Flags_of_Our_Fathers_(filme)

http://www.adorocinema.com/filmes/filme-18598/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Europa_Europa

http://www.adorocinema.com/filmes/filme-135215/

http://www.adorocinema.com/filmes/filme-204237/

http://www.interfilmes.com/filme_26924_Minha.Querida.Anne.Frank-(Mi.ricordo.Anna.Frank).html

http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Di%C3%A1rio_de_Anne_Frank

http://www.adorocinema.com/filmes/filme-5088/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Dr._Strangelove_or:_How_I_Learned_to_Stop_Worrying_and_Love_the_Bomb

https://www.youtube.com/watch?v=1hW7PgbOdFc

http://www.adorocinema.com/filmes/filme-60114/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NUTRIÇÃO - Tabela de Calorias dos alimentos mais servidos em nossa mesa

História - Jogo da Memória

ANÁLISE DO FILME - O Dia Depois de Amanhã